B2B, o que é isso?
Business to Business é, de forma resumida, o comércio entre empresas.
O Brasil ainda tem muito espaço para este tipo de negócio. É muito comum atualmente as vendas entre empresas serem realizadas por representantes comerciais que intermediam a operação e ganham uma comissão sobre a venda.
Com o B2B online – ou seja, o comércio eletrônico entre empresas – consegue-se vender diretamente para outras e não ter esse custo e muitos outros como a confecção de catálogos, o treinamento, as despesas de viagens, etc. Melhor ainda, consegue-se uma expansão geográfica muito expressiva com um bom marketing digital.
Se você já vende hoje através de representantes, ir para o mundo online é um caminho sem volta – você tem apenas que ver se você está pronto para tomar tal decisão hoje.
Se você se interessou pela ideia, estude especialmente as três situações a seguir, pois elas podem ajudar a definir sua entrada nesse mercado:
#1 – Verifique se há como transferir para o mundo digital satisfatoriamente a experiência que o comprador tem no momento da oferta da venda (demonstração do produto com fotos, vídeos, treinamentos on line, envio de catálogos e amostras, etc). Dica: geralmente a resposta será sim. Pode haver alguns percalços no caminho que exijam um pouco de inovação em relação a forma que você faz negócio atualmente, mas geralmente sua resposta será sim.
#2 – Saiba que o custo para que você crie sua loja virtual B2B hoje, dependendo do número de regras que você tem em seu negócio, pode ficar em torno de R$2 mil. Sim, a partir de dois mil reais você consegue ter uma presença de vendas online confiável com regras B2B! Não se como começar uma loja virtual B2B? Fale com nossa equipe via [email protected]. Temos a solução certa para você.
#3 – Definida sua estratégia e sua decisão de entrar no mercado B2B online, comece atacando em regiões ou mercados onde você ainda não tem representantes ou onde você quer substituir aquele representante que não está conseguindo um resultado satisfatório. Cuidado para não afetar ou canibalizar as vendas nas regiões que estão com desempenho adequado – ao menos nos primeiros 3 meses de teste.
Lojas virtuais B2B estão crescendo muito no Brasil – todo mundo quer comprar seu estoque de forma automatizada e rápida. Se você não entrar logo nesse mercado, você tem uma boa chance de começar a perder clientes!
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