Hoje, 15 de junho de 2020, é um dia histórico. É o dia que o WhatsApp lançou os pagamentos dentro da aplicação. Isso mesmo, agora pagar algo será tão simples como enviar uma mensagem pelo WhatsApp (obviamente com segurança envolvida – digitando-se um PIN de 6 dígitos ou usando a biometria).

O recurso do catálogo já havia sido lançado há alguns meses – e havia sido anunciado que o Facebook Pay iria ser disponibilizado em seguida. A escolha do Brasil como um dos primeiros países a ter a nova função reforça a importância do país na estratégia do Facebook (que é dona do WhatsApp).

Através do Facebook Pay, empresas do Brasil todo poderão começar a usar esse recurso. Não há taxas envolvidas para pessoas físicas (seja enviando dinheiro, seja fazendo compras), mas há uma taxa de processamento para que as empresas possam receber o dinheiro dos pagamentos.

O Facebook Pay tem o objetivo de disponibilizar pagamentos via WhatsApp, Facebook, Instagram e o Messenger do Facebook. Por enquanto, o pagamento no Brasil funcionará apenas com o WhatsApp. Ele funciona tanto de para empresas como para pessoas físicas (enviando dinheiro de uma pessoa para outra).

De início, apenas os cartões de débito e crédito (bandeiras Visa e Mastercard) emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi é que serão aceitos. Mas mais empresas devem entrar em seguida ao novo modelo.

No próprio blog do WhatsApp, tem-se uma visão de como irá funcionar:

Espera-se que esse sistema de pagamento revolucione o mercado, não só pela quantidade de empresas e pessoas ligadas com o WhatsApp mas também pela facilidade da operação como um todo.

E aí? Pronto para instalar o catálogo e o pagamento via WhatsApp para sua empresa?

shadow-ornament
Se deseja aprender o Google Ads do Zero e ficar acima do seu concorrente, inscreva-se em nosso curso Efeito-G: o melhor curso de Google Ads do Brasil.
Se você deseja uma consultoria em vendas online, negócios digitais ou Inteligência de Tráfego, marque um horário gratuitamente para analisarmos seu negócio e ver onde e como podemos lhe ajudar.

Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.