8 dicas para aumentar o tráfego no seu site com o Google Ads

Com uma disputa crescente no mercado online, saber como aumentar o tráfego no seu site se torna essencial para o sucesso. Mesmo que seja através de um tráfego pago, é preciso ter estratégias bem elaboradas, para alcançarmos os resultados desejados.

Sem dúvida, o Google Ads  (veja aqui 21 dicas técnicas para reduzir seu CPC e aumentar seu ROI) é o meio mais utilizado entre os anunciantes. Logo, para obtermos uma posição de destaque, precisamos criar campanhas que sejam otimizadas. E com isso, é importante termos em mente o objetivo desejado.  Então, esse não é um trabalho tão simples. Na verdade, exige tempo, atenção e muita dedicação.

Sendo assim, esse artigo vai mostrar algumas dicas importantes a seguir, que certamente irão ajudar a aumentar o tráfego no seu site e trazer resultados consistentes nas suas campanhas.

1. Aumento do tráfego do seu site de maneira compatível com as etapas do funil

Antes de iniciarmos um anúncio, é importante haver um planejamento. Qual o objetivo do anúncio – o que realmente queremos alcançar. E para isso, é necessário identificar em qual etapa do funil que iremos focar.

  • Alcance – Na boca do funil, não estamos focando em vendas, mas sim em criar autoridade, em gerar consistência para o nosso negócio. Logo, nessa etapa queremos atrair potenciais clientes, ter seguidores, tornar nossa marca mais conhecida no mercado.
  • Ação – A segunda parte do funil é a tomada de decisão. Nesse ponto o cliente já está mais propenso a compra. Então, agora nossas intenções e métricas são um pouco mais refinadas. Queremos gerar mais interação, como por exemplo, comentar os nossos artigos, se registrar em nosso site, etc.
  • Conversão – Esse é o momento da tomada de decisão. Essa é a etapa onde convertemos a venda. Nesse ponto do funil vamos verificar o número de pedidos, valor de receita, bem como reverter carrinhos abandonados em vendas. Todos os passos são focados em conversão.
  • Engajamento – Também uma etapa fundamental para um crescimento consistente. Aqui, queremos criar um bom relacionamento com o nosso cliente. Logo, nessa fase, vamos nos focar no valor do cliente vitalício (LTV), ou seja, vender várias vezes para a mesma pessoa.

Todas as etapas são de vital importância, porém precisamos identificar com clareza aonde estamos posicionados, pois assim alcançaremos resultados positivos com as nossas campanhas.

Cabe salientar que o Google Ads é geralmente mais eficiente nas etapas de Ação e Conversão, pois as pessoas estão pesquisando por algo que elas já têm um interesse. Nesse sentido, fazer bom uso de palavras-chave pode nos ajudar a nos alavancar mesmo nas outras etapas. É sobre isso que falaremos a seguir. 

2. Pesquisa de palavras-chave

Uma das coisas mais importantes para aumentar o tráfego no seu site, é utilizar palavras-chave que sejam relevantes com o nosso tema, ou seja, que estejam diretamente relacionadas com o nosso produto ou serviço e, principalmente, com o nosso cliente ideal.

Assim sendo, é interessante fazermos uma pesquisa detalhada sobre as palavras-chave mais relevantes, pois isso determina não somente o número de pessoas que vamos conseguir atrair para o nosso site, mas também o quão perto da venda (e não da curiosidade) estão do seu produto ou serviço.

Esse é um passo essencial. Não teremos sucesso criando um conteúdo, por melhor que ele seja, com assuntos que ninguém procura. Então é importante verificar também o volume de busca para o tema escolhido, verificando quais os conteúdos mais interessantes.

Uma ótima maneira de fazermos isso, é criando uma planilha com as ideias de temas e palavras relacionadas. Assim, podemos fazer uma comparação, anotando os resultados da nossa pesquisa. Dessa forma podemos criar um planejamento focado em volume de busca, por exemplo, tornando nossos resultados bem mais assertivos e relevantes. 

3. Ter clareza do cliente ideal (avatar)

Para obtermos um bom retorno das nossas campanhas, é essencial conhecer o nosso cliente ideal. Sendo assim, precisamos ter em mente, com o máximo de detalhes possível, qual o perfil do cliente que queremos atender.

Somente dessa forma vamos criar anúncios que sejam atrativos e relevantes, focados em chamar a atenção das pessoas certas no momento certo.  Assim, o investimento que estamos fazendo nos trará os resultados desejados. Vejamos alguns pontos que devemos levar em consideração para entender quem é o nosso avatar:

  • Qual a necessidade do meu cliente
  • Como ele busca isso no mercado
  • Qual o meu diferencial dentro nesse nicho
  • Como posso despertar o seu interesse

Quanto mais nos aprofundarmos em conhecer o nosso cliente, mais fácil se torna gerar um conteúdo que se conecte com ele, pois estaremos usando uma linguagem atrativa e totalmente voltada para a pessoa certa.

Temos um artigo que ajuda você a fazer um plano de marketing e definir seu público-alvo.

4. Observar a concorrência

Uma outra forma muito eficiente de nos posicionarmos de maneira adequada em nossos anúncios, é observar a concorrência. Sobretudo, analisar como eles estão interagindo no mercado, de que forma eles estão posicionando os seus anúncios, e quais as palavras-chave relevantes que estão trazendo mais engajamento.

Sem dúvida, isso nos mostra bons indicativos dos modelos de anúncios que serão mais eficazes em nossas campanhas. A ideia não é copiá-los, mas sim entender como estão desenvolvendo seus anúncios e trazer as melhores práticas para o nosso negócio.

Para encontrar seus concorrentes, uma boa dica é acessar o Similar Web e colocar seu concorrente mais famoso lá. Ele lhe indicará outros concorrentes menores.

5. Fazer uso do remarketing

É importante salientarmos que a maioria dos clientes que chegam ao nosso site pela primeira vez, não convertem em vendas. Entretanto, é fundamental aproveitarmos esse primeiro interesse e fazer disso uma oportunidade de trazê-los de volta.

O Remarketing aqui, é a ferramenta ideal para essa finalidade: ela faz nossos potenciais clientes nos encontrar novamente, mostrando outros pontos de interesse que eles podem encontrar em nosso site.  O remarketing nos possibilita:

  • Converter possíveis cliente em leads;
  • Melhorar o número de pesquisas relacionadas a nossa marca;
  • Aumentar o volume de engajamento em nosso site
  • Gerar um crescimento na taxa de otimização nos mecanismos de busca (SEO)

Estatísticas apontam que uma média de 70% das pessoas que visitam nosso site, não tomam as ações que desejamos. Sendo assim, o uso dessa ferramenta nos permite uma nova oportunidade de causar uma boa impressão ao nosso potencial cliente. Para isso, é primordial ter conteúdos que sejam atrativos e que gerem o engajamento que desejamos, o que nos leva para nossa próxima dica: bom conteúdo.

Temos um conteúdo que ensina a fazer Remarketing Multicanal – com o usuário do Facebook sendo impactado no Google e o usuário do Google sendo impactado no Facebook e no Instagram.

6. Criar textos persuasivos (Copy)

Um texto bem escrito, com uma copy bem estruturada, é sem sombra de dúvida uma forma muito eficiente de aumentar o tráfego no seu site. Mas além disso, é um meio de convencer o nosso cliente a comprar, interagir e engajar da maneira como planejamos.

Um texto bem elaborado é pensado, desenhado e alinhado com o nosso cliente ideal. Nesse caso, a linguagem, a objetividade, a coerência e principalmente a otimização para os mecanismos de buscas são fundamentais. Vejamos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração:

  • Resolver um problema – precisamos entender o que nosso cliente está precisando naquele momento;
  • Gerar uma ligação emocional – é muito importante que nossos textos gerem uma empatia com a pessoa. É através dessa relação que o cliente se convence de dar o próximo passo;
  • Não forçar demais – Um erro muito comum, é forçar demais o produto ou serviço dentro de um anúncio. Isso pode acabar gerando um efeito reverso. É importante falar sobre o produto, mas antes é preciso torná-lo atrativo, ou seja, mostrar os seus benefícios. Lembre da máxima: “venda o furo e não a furadeira”;
  • Despertar a atenção – Usar palavras persuasivas que gerem uma necessidade e um interesse irresistível;
  • Use chamadas para ação (CTA)– Essa é uma excelente estratégia para fazer o cliente seguir o caminho que queremos. Coloque botões que indiquem o que ele precisa fazer. Por exemplo: “clique aqui”;
  • Use gatilhos mentais – Isso ajuda a incentivar o cliente a uma ação. Logo, um bom exemplo são gatilhos de urgência ou escassez: “Últimas unidades” ou “É só até amanhã”;

Existem muitas técnicas para criar textos originais que sejam chamativos, ao mesmo tempo sem parecer que estamos forçando demais. Sendo assim, o mais importante é ter em mente que precisamos mostrar com clareza que temos exatamente o produto ou serviço que o cliente procura.

7. Fazer testes A/B

Para tirar melhor proveito e entender o que funciona para o nosso cliente precisamos sempre estar testando tudo. Qual o melhor anúncio, qual a melhor página de vendas, o que converte mais. Entenda que isso é uma busca interminável, pois estamos em um mercado que muda constantemente.

No entanto, para fazer isso de forma consciente vamos usar um modelo chamado “testes A/B”. Testes rápidos e efetivos que nos mostram de um modo claro e objetivo o que funciona melhor. Por exemplo, saber qual o título é mais atrativo, “A” ou “B”.

Isso, com certeza, é uma forma muito eficaz de encontrarmos o melhor caminho. É uma etapa necessária para nos ajustar ao mercado e nos destacarmos em relação aos nossos concorrentes. Entenda que, é fundamental experimentarmos através de pequenas variações, o que desperta mais o interesse do nosso cliente.

Entretanto, para aplicar esses testes e obter resultados, o ideal é criar um planejamento, para conseguir colher as informações mais precisas:

  • Onde se aplica o teste: por exemplo em uma página de vendas;
  • Crie duas variações: não precisam ter diferenças consideráveis, pode ser trechos da copy, ou cores de botão, ou CTA (chamada para ação) diferentes.
  • Determine um curto espaço de tempo para testar ambas;
  • Traga tráfego pago para o Teste A/B para que ele consiga concluir algo;

Depois de ter esses dados, se torna mais fácil conseguirmos aumentar o tráfego no nosso site, ou ainda, melhorar os números da nossa taxa de conversão. Mas lembre-se que de tempos em tempos é necessário refazer os testes, para mantermos um crescimento consistente.

Uma forma de fazer teste A/B de forma mais fácil do que criar uma campanha no Google Optimize é usar os próprios anúncios rotativos do Google Ads.

8. Faça revisões periódicas

Um fator importante em qualquer campanha é fazer um bom acompanhamento e principalmente realizar revisões constantes. Sobretudo, tenha em mente que campanha não é despesa, mas sim um investimento. Dito isso, deve sim observar e analisar os números bem de perto.

Veja alguns pontos importantes que podem tornar nosso anúncio mais otimizado:

  • Planeje o orçamento – Antes de dar início a nossa campanha, precisamos ter em mente qual orçamento disponível. Se você tiver pouco, é melhor restringir o local da pesquisa, para que não seja um orçamento ínfimo que atinja só 1% das pesquisas;
  • Escolha o local e o horário de exibição – Uma opção para diminuir custos de campanha, é compreender qual o horário que mais vende e assim focar em horários que sejam mais oportunos. É importante observar o Google Analitics e verificar o que funciona melhor para você.
  • Definir estratégias – Como falamos no início, a nossa intenção com o anúncio – o nosso real objetivo – devem estar definidos. Entenda que uma campanha bem estruturada é o que nos leva a obter resultados concretos. Então, antes de começar é preciso saber o que se espera. Tenha sempre um foco de segmentação e observe sempre os resultados.
  • Valores de CPC – defina e acompanhe de perto o CPC das suas campanhas, principalmente o CPC Máximo (valor máximo que o anunciante está disposto a pagar), CPC Médio (que é a soma do valor médio dos custos por clique) e o CPC real (que é o valor real pago por clique em um determinado anúncio).
  • Qualidade do anúncio – Tudo que contém no seu conteúdo é avaliado, por isso é importante uma boa adequação de palavras-chave. Os links finais são verificados em relação a relevância. O anúncio também é avaliado em relação a relevância da palavra-chave em questão e ao CTR (porcentagem de cliques em relação à impressão).

Embora tenhamos vários aspectos que nos ajudem a otimizar, a aumentar o tráfego no seu site e obter bons resultados em campanhas, se você prestar atenção nessas 8 dicas, já conseguirá um resultado bem melhor que a média, o que fará que o seu anúncio seja mais relevante, o que irá, além de baixar o seu CPC (Custo por Clique), aumentar seu percentual de conversão (ou seja, o número de pessoas que você precisa enviar para seu website para conseguir uma venda).


A Lucro Digital é uma Empresa de Consultoria em Inteligência de Tráfego e Vendas Online e também de cursos nessa área.

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