Ter um funil de vendas com captação online é o básico para qualquer negócio hoje, e parece que já está na cabeça de (quase) todos empreendedores. O que ainda parece estar muito subjugado é o SEO (Search Engine Optimization – Otimização dos Mecanismos de Busca).

O que queremos mostrar nesse artigo é uma forma rápida e fácil de melhorar o tráfego orgânico (não pago) do seu website com uma técnica de apenas 4 passos.

Antes de entrar na técnica em si, gostaria de mostrar uma tabela que exibe o quanto você pode economizar com SEO. A ideia da tabela é transformar tráfego gratuito que você está gerando devido ao SEO no valor que seria pago pelo mesmo tráfego usando Google AdWords. No exemplo, abaixo, vemos uma economia de quase 4 mil reais. Ou seja, se você não estivesse rankeado dessa forma no Google e tivesse que pagar por esse tráfego, ele custaria R$ 3.931,30.

Economia com marketing pago fazendo SEO bem feito

Antes de aplicar os 4 passos, você precisa preparar um relatório. Esse relatório será extraído do Google Analytics, acessando Comportamente => Visão Geral. Escolha na barra de datas os últimos 90 dias e, embaixo, escolha “Visualizar relatório completo”. Exporte o resultado então para Excel ou o formato que você mais usa. O GIF abaixo mostra o que falei aqui dentro do Google Analytics.

Gerando o relatório base dentro do Google Analytics

Pronto? Agora vamos aos passos:

  1. Marque as 10 páginas com maior tráfego (mais populares) e as 10 página com maior conversão (vendas).
  2. Escolha as páginas mais populares e comece a trabalhar o conteúdo delas. Você colocar links dentro dessas páginas que levem para aquelas páginas com maior conversão que sejam relacionados com o assunto ou produto da página. Isso em um e-commerce pode ser feito através de produtos relacionados. Em um blog, você vai alterar o texto de forma que seja possível fazer um link com as páginas que mais vendem.
  3. Use o Google Search Console (GSC) e veja termos de pesquisa parecidos que estão levando para páginas diferentes em seu website. Isso vai lhe mostrar as páginas que estão se canibalizando. O Google está gerando autoridade para cada uma delas, mas se fosse uma só página, seria bem mais forte a autoridade dessa única página e a tendência é que faça ela subir no ranking, aparecendo mais em cima nos resultados de busca. Para trabalhar isso, você irá combinas essas páginas em uma só: tornando a página maior e mais relevante. Não se esqueça de criar redirecionamentos 301 para a página (ou as páginas) que você vai tirar do ar. Isso deve ser feito para não perder o tráfego oriundo desse link até que o Google aprenda o novo link.
  1. Analise no Google Search Console os termos que levam às páginas de maior conversão (você vai ver isso no relatório que tirou no início). Pesquise então termos cauda longa que sejam compatíveis com o assunto sendo tratado e adicione esses termos em em sua página

Essa técnica de 4 passos, além de melhorar o tráfego orgânico do seu website, vai melhorar a monetização dele, pois está pegando as páginas de maior tráfego e levando para as páginas de maior conversão.

Abaixo, você pode assistir um trecho de uma das aulas para os alunos do curso Efeito-G (de Google AdWords) onde falamos dessa técnica e também um pouco de cauda longa.

Gostou? Que tal implementar em seu website agora?

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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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