Gerar tráfego para um novo website pode ser complexo. Principalmente se você não tiver muito dinheiro para investir. Mas e se tivesse um jeito de gerar tráfego sem gastar muito dinheiro? É possível?

Não só é possível, como muitos websites que hoje são bem grandes começaram sem pouco investimento em tráfego e foram crescendo o investimento a medida que viam os resultados. Mas sim, exige trabalho. Nada vem de graça…

O que vou propor aqui são 5 ideias que você pode implementar hoje mesmo sem a necessidade de investir um real ou investindo muito pouco.

Se você é dono de um e-commerce, não deixe também de ler As Três Dicas para Colocar seu E-Commerce No Topo do Google.

1. Parceria de Conteúdo

Uma das formas mais rápidas de criar tráfego orgânico (que não é pago) é parceira de conteúdo com outros websites similares. Pode ser um concorrente que também precise de tráfego e melhora em uma certa área (que você pode dar) ou pessoas que estão em ramos similares a você – por exemplo, vendem produtos ou serviços que são usados antes ou depois do que você vende.

O formato você escolhe: artigos em ambos websites, um webinário com ambos ou até mesmo um podcast.

Caso você ache difícil achar algum parceiro de conteúdo, tente entrevistar alguém que tenha uma certa credibilidade. As pessoas geralmente gostam muito de serem entrevistadas e você vai se surpreender com a facilidade que é encontrar alguém a ser entrevistado. A entrevista gera um tráfego porque a pessoa entrevistada e os amigos dela vão compartilhar em redes sociais, WhatsApp, etc, levando pessoas para o seu website.

2. Faça Sorteios

Todo mundo gosta de ganhar alguma coisa. E todos websites e empresas gostam de oferecer aos seus clientes itens que os façam felizes. Uma forma então de gerar esse tráfego orgânico é encontrar empresas que queiram ofertar aos clientes produtos ou serviços que você tenha e gerar o tráfego necessário a partir desses sorteios. É uma situação ganha-ganha. A empresa (ou empresas) que está hospedando o sorteio ganha porque os clientes dela vão voltar para o website dela e você ganha porque a pessoa terá que fazer alguma ação para entrar no sorteio que permita você ter contato e ela com sua empresa.

Obviamente, o ideal é você pegar o WhatsApp e o endereço de e-mail – assim você pode começar a construir um relacionamento e fazê-la voltar ao seu website quando necessário.

3. Anúncios pagos do Google

O Google muitas vezes dá cupons de R$ 350 ou outros valores para que você possa usar no seu negócio. Isso até não é incomum, acredite…

Para ter a chance de ganhar um desses cupons, se inscreva no Google Ads criando sua conta lá (é gratuito) e talvez você receba uma promoção já de cara. Obviamente, você precisa de um conhecimento mínimo para criar sua campanha. A Lucro Digital tem um curso de Google Ads que faz com que sua primeira campanha esteja no ar, de forma otimizada, em no máximo 30 dias.

4. Comente em blogs ou grupos do seu ramo de negócio

Ninguém falou que ia ser fácil criar tráfego com muito pouco (ou nenhum) investimento. É possível como falamos, mas exige esforço de trabalho do seu lado.

A estratégia de comentários consiste em dar dicas valiosas em discussões que tenham bastante pessoas propícias a comprar seu produto ou serviço. Quanto mais você fizer e liderar a discussão, mais as pessoas vão começar a clicar no seu perfil e ir para seu website e mais as pessoas vão lhe contactar diretamente para terminar de resolver as dúvidas delas.

Embora seja um processo mais lento no início, há casos de sucesso gigantescos que utilizaram essa estratégia, como Pete Cashmore, dono do Mashable.

5. Autor convidado

Encontre websites que falam do seu ramo de atividade e comece um relacionamento com eles. O objetivo é conseguir começar a escrever artigos como convidado.

Os websites estão sempre sedentos de conteúdo novo, então, se você mostrar que tem conteúdo para escrever algo que é útil para eles, isso fará com que você possa passar de autor convidado para autor definitivo, o que pode lhe render milhares de visitas ao seu website dependendo do tráfego do website onde você virou autor.

Além de tráfego, essa estratégia cria um outro valor inestimável: autoridade, que vai aumentar em muito sua taxa de conversão com o tempo, fazendo com que você necessite menos visitas para fechas um negócio.

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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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