A arte do Scrum

O Scrum é um método utilizado para fazer com que a organização tenha planejamento e gerenciamento nos projetos relacionados à criação de softwares – sua ideia original. É um balizador das ações da equipe, direcionando suas atividades diárias e a execução assertiva das tarefas. Estas são divididas em Sprints, ou seja, em etapas específicas que se referem ao conjunto de atividades que deverão ser realizadas. Assim, o Scrum é a metodologia que tem revolucionado a maneira de conduzir projetos inseridos em ambientes de alta complexidade.

Para isso, existem três papéis importantes para que o Scrum seja executado de forma correta e traga os resultados almejados. São eles: Product Owner, Scrum Team e Scrum Master. O Product Owner é o responsável por determinar as propriedades do produto, o que entra e o que sai; os prazos, as finanças, seu lançamento e para que ele traga o retorno sobre o investimento esperado. Scrum Team é a equipe que compõe as etapas do projeto. Responsável por indicar os itens que serão desenvolvidos em cada sprint.  Já o Scrum Master tem o papel de orientar o Time Scrum na condução das melhores práticas, otimizando tempo e recursos. É importante ressaltar que, por mais que o gerente de projetos possa assumir o papel de Scrum Master, seu objetivo não é o de gerenciar, mas sim de guiar e facilitar o trabalho da equipe.

Seguem abaixo algumas etapas do Scrum:

Sprint Planning Meeting – Reunião para planejamento onde é feita a organização de cada sprint.

Product Sprint Backlog – São as funcionalidades que serão implementadas em cada etapa do projeto e que serão definidas nas reuniões. As funções são realocadas do product backlog para o sprint backlog, que é onde serão realizadas naquele momento e se transformarão num produto.

Kanban – Quadro de trabalho que organiza as tarefas a serem desenvolvidas pela equipe de trabalho. As tarefas são divididas em quatro estágios – a fazer; fazendo; em testes; concluído.

Sprint Retrospective – É a recapitulação do projeto que propõe identificar os pontos fortes, onde avançou e os pontos de melhoria, aqueles onde o projeto não andou ou precisa evoluir.

Daily Scrum – reunião rápida de alinhamento diário com duração de até 15 minutos (em pé), para o grupo verificar o que cada um fez no dia anterior para ajudar a equipe a concluir o sprint, o que fará no dia atual para a equipe concluir o sprint e se há algum empecilho atrapalhando a execução do trabalho.

Nesse sentido, Sutherland (2016) comenta:

A reunião se resume a isso. Se ela demorar mais de quinze minutos, está sendo realizada de modo errado. O objetivo é fazer com que toda a equipe saiba exatamente como tudo está se desenrolando no sprint. Todas as tarefas são executadas dentro do prazo? Há como auxiliar outros integrantes a superar os obstáculos? Ninguém de cima atribui as tarefas, a equipe é autônoma. São os integrantes que fazem isso. Não existe um relatório detalhado para a gerência. Qualquer gerente ou membro de outra equipe pode passar pela sala e dar uma olhada no quadro Scrum da equipe para saber exatamente em que pé as coisas estão. (SUTHERLAND, 2016, p.80)

Portanto, o método Scrum pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, dos mais enxutos aos mais complexos. São reuniões dinâmicas – nem sempre presenciais – onde cada membro expõe o que está acontecendo para que o sprint possa ser concluído.

Sprint Review Meeting – Reunião ao final de cada sprint, para avaliar os progressos de cada etapa.

Burndown – Gráfico que lista aquelas atividades que não necessitam de um dia para ser totalmente realizadas, listando a quantidade de tarefas e a complexidade de cada uma.

O Scrum é dos métodos para gestão de projetos mais utilizados na atualidade, sendo aplicado em empresas de todos os portes.

Esse é o objetivo do Scrum. (…) O trabalho não precisa ser chato. Ele pode fluir; pode ser uma expressão de alegria, um alinhamento rumo a um propósito maior. Podemos ser melhores. Podemos ser excelentes! Só precisamos treinar. (Sutherland, 2016)

 

shadow-ornament

Fique com a LucroDigital.Com.Br para mais dicas quentes sobre vendas online e marketing digital efetivo com Facebook e Google

Sucesso!

Ulisses Giorgi - LucroDigital.Com.Br


Quer saber mais sobre Vendas Online e Marketing Digital Efetivo? Fique atento nas palestras presenciais que estamos dando em diversas cidades do Brasil. Elas podem ser acessadas e você pode adquirir seu ingresso no menu superior desse website. São geralmente palestra de um dia inteiro onde unimos de 100 a 500 pessoas em um hotel luxoso na cidade e fazemos uma imersão de Facebook, Instagram, Google e Vendas Online.

Se você deseja uma consultoria para crescer seu e-commerce, preencha o formulário de análise de perfil. Em até 4 dias úteis respondemos se o seu perfil é compatível com nossa consultoria e demais informações.

Comentários