Um dos maiores desafios para quem tem um e-commerce é evitar que o cliente abandone o carrinho.

Para isso você deve estar atento a dois momentos cruciais.

1) Antes de o cliente abandonar

As medidas preventivas são muito mais baratas do que agir somente quando já perdeu a venda.

Para isso, identificamos os motivos mais comuns para o abandono que você pode (e deve!) corrigir o mais rápido possível em seu site:

a) Site inseguro: o cliente deve sentir confiança no processo de compra. Por isso, utilize mecanismos como PagSeguro e Paypal e mantenha seu Certificado Digital sempre em dia.

b) Falta de opção para o frete: dê ao cliente várias opções, desde fretes rápidos (e mais caros!) até entregas com prazo mais longo. Muitos clientes desistem nesse momento, pois não podem esperar o produto ou não encontram opção de menor custo. Busque especialmente transportadoras locais para as opções de frete mais econômicos.

c) Informações desnecessárias para o cadastro: somente peça dados que realmente são necessários para a compra. Incluir outras informações “para saber mais sobre o cliente” pode deixá-lo desconfiado ou desestimulado para prosseguir.

d) Descrição técnica insuficiente do produto: além de fotos de alta qualidade (já nem falamos mais disso pois é básico…), deve ser apresentada a ficha técnica do produto com dimensões, desempenho, cor, etc. Se tiver um vídeo demonstrando, melhor!

e) Ausência de ferramentas de rastreamento: inclua no seu site ferramentas de rastreamento que permitam exibir anúncios personalizados para os visitantes por meio do remarketing. Assim, você conseguirá mostrar seus anúncios em vários sites quando o cliente acessar novamente a Internet.

e) Carregamento demorado da página: se a página com o produto pesquisado demorar mais do que cinco segundos para informações adicionais, você tem grande chance de perder o negócio. Avalie esse aspecto e as melhorias necessárias no site, se necessário.

2) Depois que o cliente abandonou

Bem, se mesmo com as medidas anteriores o cliente desistiu no meio do caminho, nem tudo está perdido! Se você instalou ferramentas de remarketing, poderá facilmente gerar campanhas de anúncios no Google, por exemplo, que mostrarão novamente o produto para o cliente. Assim sua taxa de conversão certamente será muito maior!

Além disso, dependendo do volume e das informações obtidas no momento da desistência, você pode enviar e-mail marketing, Whatsapp ou até mesmo telefonar para o cliente.

Embora possa parecer uma intromissão, se for feita de forma adequada, poderá dirimir as dúvidas que o cliente tinha e finalmente converter a venda.

Então, fique ligado para garantir mais negócios em seu e-commerce!

 

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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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