Trabalhar em casa divide muitas opiniões.

Há quem diga que é impossível criar uma rotina juntando trabalho, casa, filhos e pets. Mas também há quem diga que, no conforto de casa, é mais fácil se inspirar.

Sempre trabalhei nas sedes das empresas pelas quais passei e hoje minha atividade permite o Home Office integralmente. E, para a minha surpresa, não foi difícil me adaptar. Adaptação vem junto com persistência.

Ao retornar para a área de Marketing, e neste momento especificamente Marketing Digital, tive a oportunidade de trabalhar em casa de forma integral. Minha atividade se trata quase que exclusivamente de consultoria e atendimento aos clientes, mas periodicamente realizo viagens com a empresa, que além da consultoria, também ministra cursos na área por todo o País.

Uma vez ouvi que as diferenças entre rotina e monotonia estão diretamente ligadas à intenção. Assim como em um relacionamento, a rotina se faz necessária para o bom andamento da relação, já a monotonia só atrapalha qualquer vínculo.

No home office é muito parecido.

A rotina é a mesma da sede da empresa, porém com um pouco mais de conforto e flexibilidade.

Além disso, a empresa na qual trabalho, atua totalmente online. Nossas reuniões de planejamento da equipe, reuniões com os clientes, propostas e contratos de negócio são feitos também de forma virtual.

Hoje, o mundo está cada vez mais digital e precisamos estar sempre nos adaptando, e, a cada dia, vemos mais empresas optando por contratos neste formato home office por diversos motivos. Posso citar alguns deles como a melhora na concentração (ao sair do ambiente barulhento, onde muitas pessoas estão falando ao mesmo tempo, é mais fácil de ter foco), o aumento da produtividade e motivação (quem trabalha feliz e confortável, sem dúvida, produz muito mais e melhor) e a sustentabilidade (já que, reduzindo o custo de transporte, seja de veículo próprio ou coletivo, também reduz a emissão de gazes poluentes na atmosfera). Também tem aqueles benefícios mais pessoais, como levar os filhos na escola com mais tranquilidade, fugir do trânsito intenso dos grandes centros, optar por uma refeição caseira e mais saudável, e até no meio do dia sair um pouco da mesa de trabalho e seguir trabalhando algumas horas na sua poltrona preferida da sala.

O mais importante é você perceber que a rotina diária de trabalho deve dar prazer. E que você não precisa sacrificar as demais áreas da sua vida que te fazem feliz.

Hoje, tenho mais tempo de qualidade com marido e filha no final do dia, pois durante a rotina de trabalho permaneço em um ambiente calmo, confortável e que me mantém feliz e realizada.

Não caio na monotonia por estar em casa. Trabalho diariamente a disciplina. Tenho horário para acordar, abrir o computador, almoçar, e me esforço para ter horário para fechar o computador no final do dia. Confesso que este último passo é um pouco mais difícil.

Mas quem disse que, para se tornar a profissional que sempre sonhei, seria fácil?

Priscilla Nascimento é estrategista de marketing e redatora na empresa Lucro Digital.

(artigo também publicado no portal coletiva.net)

shadow-ornament
Se deseja aprender o Google Ads do Zero e ficar acima do seu concorrente, inscreva-se em nosso curso Efeito-G: o melhor curso de Google Ads do Brasil.
Se você deseja uma consultoria em vendas online, negócios digitais ou Inteligência de Tráfego, marque um horário gratuitamente para analisarmos seu negócio e ver onde e como podemos lhe ajudar.

Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.