A primeira venda sempre causa mais tensão. Normal. Você acabou de abrir um e-commerce e quer realizar a primeira venda logo.

Lembro como se fosse hoje. Terminei o que faltava e finalmente coloquei a loja no ar. Na minha mesa, tinha sanduíche, café e frutas para me alimentar durante umas 24 horas seguidas. “Vai ser uma avalanche”, pensei eu. É claro que não foi avalanche nenhuma. Nenhum e-commerce começa vendendo 10 produtos por dia.

Mas a busca pela primeira venda, infelizmente, demora mais tempo do que deveria, provavelmente por uma série de fatores referentes à sua loja e à sua oferta.

Abaixo, coloco três dicas para que você efetue sua primeira venda em sua loja virtual.

Site Visualmente Chamativo

De nada adianta você ter um preço maravilhoso se o seu e-commerce espanta as pessoas.

Você precisa, no mínimo de:

  1. Categorias que “encham” a tela. Você precisa que o seu eCliente (cliente de e-commerce) entre em sua loja e se sinta confortável, sabendo que não está comprando de uma pessoa,mas sim de uma loja, mesmo se você ainda estiver rodando seu e-commerce sozinho. Para isso, sua loja virtual deve ter uma variedade boa de produtos. Por isso, no início não crie diversas categorias com pouquíssimos produtos, mas sim poucas categorias com mais produtos em cada
  2. Banner com Promoção. Crie ao menos dois banners com a sua melhor promoção e coloque na página inicial da sua loja virtual para que chame a atenção na hora que a pessoa entra. O Banner geralmente é a parte mais clicada de um e-commerce, portanto capriche.
  3. Menu com o “Item do Momento”. Você sempre vai estar fazendo alguma promoção em seu e-commerce. Tenha um item do Menu com os itens em promoção no momento. Faz toda a diferença para quem está vindo para seu e-commerce procurando outro produto e não sabia desses itens. Muitos eClientes são “fisgados” pelo Menu e pelo Banner.
  4. Site Limpo. Faça um teste com você mesmo, com seu marido/espora e alguns amigos. Ouça o que eles tem a dizer. As perguntas que você tem que fazer para eles são coisas como “Você se sente bem navegando em meu e-commerce?”, “Você compraria produtos aqui?”, “Por que sim?”, “Por que não?”, “Se fosse melhorar uma coisa, o que seria?”

Segurança (Real e Visual) do seu E-Commerce

Seu e-commerce é novo. A principal razão que as pessoas não comprarão de você no início não será o preço, mas sim a confiança. Já usa um checkout seguro? Coloque em letras grandes na sua loja virtual chamando a atenção a esse fato.

Você é obrigado por lei a aceitar a devolução de produtos até 7 dias depois da entrega pelo artigo 49 do consumidor. Então, crie uma área e um item no menu do seu e-commerce com o título “Política de Troca e Devoluções” e explique o processo caso o cliente queira devolver. Isso traz segurança para quem está comprando em um e-commerce novo.

Além disso, crie um outro item de menu para explicar como funcionam as entregas da sua loja: prazos, quando o frete é grátis (se você oferece), etc.

Existem muito mais itens que entram aqui, como deixar visível e claro na primeira página qual o CNPJ, endereço físico (da empresa) e número para ligar (de preferência número fixo), uma política de privacidade (já que seu eCliente deixará o e-mail com você) e de preferência ter o cadeado do navegador fechado todo o tempo (site seguro via https). Algumas plataformas de e-commerce oferecem isso gratuitamente, outras você precisa pagar.

Ofertas

Tenha sempre uma oferta (diferente) por semana. Saiba bem seus custos e saiba até onde você vai ter lucro. Quanto mais girar seu estoque no início, mesmo que isso lhe traga pouco lucro por produto, melhor. Isso gera o maravilhoso efeito boca-a-boca e também lhe dá dinheiro para renovar o estoque com as novidades.

Uma oferta deve ter três características:

  1. Ter um bom preço
  2. Ter uma boa chamada (frase de impacto curta que você usará na divulgação)
  3. Ter escassez. Sua oferta perde o sentido se for “para sempre”. Você deve programar o que entra em oferta e o prazo que ele vai ficar com aquele preço e aquelas condições promocionais.

Conclusão

Seguindo essas dicas, seu e-commerce logo lhe dará a alegria da primeira venda. Se bem executadas, essas dicas lhe darão muito mais – a alegria de diversas vendas.

 

shadow-ornament

Fique com a LucroDigital.Com.Br para mais dicas quentes sobre vendas online e marketing digital efetivo com Facebook e Google

Sucesso!

Ulisses Giorgi - LucroDigital.Com.Br


Quer saber mais sobre Vendas Online e Marketing Digital Efetivo? Fique atento nas palestras presenciais que estamos dando em diversas cidades do Brasil. Elas podem ser acessadas e você pode adquirir seu ingresso no menu superior desse website. São geralmente palestra de um dia inteiro onde unimos de 100 a 500 pessoas em um hotel luxoso na cidade e fazemos uma imersão de Facebook, Instagram, Google e Vendas Online.

Se você deseja uma consultoria para crescer seu e-commerce, preencha o formulário de análise de perfil. Em até 4 dias úteis respondemos se o seu perfil é compatível com nossa consultoria e demais informações.


Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

Comentários

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published.