É difícil ver o Google falar sobre SEO (Search Engine Optimization – Otimização dos Mecanismos de Busca) e muito mais difícil vê-lo falar sobre SEO para Black Friday. E isso ocorre por uma simples razão: os fatores que ele usa para rankear as páginas não 100% públicos. Ele se reserva ao direito de ter várias regras escondidas. E faz isso tanto para garantir que é o melhor mecanismo de busca do mundo (escondendo de seus concorrentes) como também para que website não consigam facilmente falsificar esses itens.

Mas dessa vez, o Google deixou claro o que as pessoas devem fazer como técnica de SEO para que suas páginas de Black Friday e Cyber Monday consigam rankear bem nas pesquisas orgânicas (ou seja, sem precisar pagar).

A versão em vídeo tem quase tudo o que falamos aqui, mas como sempre, as versões escritas e em vídeo (abaixo) tem pequenas nuances. Se tiver tempo, veja os dois formatos.

Não há muita novidade em relação ao que sempre falamos em termos de rankeamento de páginas e de website em nosso curso de SEO, mas as dicas oficiais do Google são simples de serem seguidas e você consegue objetivamente implementar em tempo ainda no Black Friday desse ano. Veja abaixo as dicas que foram dadas:

  • Crie a página de Black Friday e de Cyber Monday ao menos um mês antes da data. Fazer isso dá tempo ao robô do Google de rastrear a página e indexá-la corretamente. Certifique-se que não está impedindo o Google de rankear sua página. Você pode fazer isso usando a Ferramenta de Inspeção de URL.
  • Crie links de seu website para a Landing Page: isso aumenta a pontuação de SEO da sua página de promoção de Black Friday e também ajuda o Google e seus próprios clientes a encontrar a página.
  • Use uma URL recorrente. Tente não usar uma nova URL a cada ano, isso faz com que o motor do Google consiga manter ao menos parte da autoridade da página ano após ano Criando uma nova, a autoridade da página começará do zero. Aqui, por exemplo, use /promocao/blackfriday ao invés de algo como /promocao/2020/blackfriday
  • Inclua uma imagem relevante, de alta qualidade. Aqui é onde a dica de SEO do Google para Black Friday ficou interessante. Especificamente, ele indica usar uma imagem recente da promoção sem espaços em branco ao redor da imagem e que seja “visualmente” atraente. Fica claro aqui que o Google quer fazer com que o usuário, após clicar no link de pesquisa apresentado pelo Google, se identifique com a promoção e, mais do que isso, permaneça na página e interaja com ela, clicando nos links internos da página. O Google sempre deixou claro que um dos fatores de relevância é a interação do usuário com a página, e essa dica do Google indica isso, mas para isso ele usa especificamente “imagem de alta qualidade sem bordas”, indicando que além da interação com o usuário, a imagem pode ter um fator a mais aqui no rankeamento do Google.
  • Faça o Google realizar o crawling do seu website: crawling é o processo no qual o Google analisa e indexa as páginas do seu website, fazendo-as serem encontradas quando alguém faz uma busca que tenha conexão com sua página. Temos um artigo que fala desse processo de forma bem mais aprofundada. O meio mais fácil de lembrar que o Google deve indexar seu website é criar um sitemap e incluir todtodas suas páginas lá. Temos um artigo específico sobre Como Criar um Sitemap para seu website.
  • Use técnicas regulares de SEO: isso inclui colocar palavra relevantes da sua promoção e de seu produto nos títulos e subtítulos, identificar palavras com SD (Dificuldade de Rankear em SEO) baixo (até 30), que sejam relevantes com seu nicho e produto e usar em uma certa porcentagem nas palavras do website.

Legal né? Quer saber mais dicas e ter seu website na primeira página do Google, fazendo com que centenas ou até milhares de pessoas encontrem você organicamente sem ter que pagar 1 real de marketing para isso?

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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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