A ideia desse artigo é explicar como se criar uma conversão do Google Ads com o auxílio do Google Tag Manager (ou Gerenciador de Tags do Google) quando a pessoa faz uma ação relevante em seu website. Essa ação pode ser:

  • O clique de um botão
  • Rolar a página mais de 50% para baixo
  • Enviar um formulário de orçamento
  • Favoritar um produto
  • E muito mais…

Na verdade, a ação que você vai escolher depende da sua criatividade e do que você considera uma ação relevante do seu cliente.

Nesse exemplo específico, vamos falar do clique de um botão.

As ferramentas que vamos utilizar são:

  • Website: terá o botão a ser clicado e onde deve já estar instalado o código do Google Analytics e o código do Google Tag Manager
  • Google Ads: será onde iremos criar a conversão
  • Google Tag Manager (Gerenciador de Tags do Google): será a ferramenta que criaremos a Tag (que irá referenciar a conversão do Google Ads) e o Acionador que fará a Tag ser disparada quando o usuário clicar em um botão.

Antes de começar a explicação específica sobre o processo todo, é essencial que você entenda porque fazer isso é tão importante.

Pense assim: o Google quer que você venda. Não porque ele é bonzinho. Ele quer que você venda porque quanto mais você vender mais dinheiro você vai colocar nas campanhas dele.

Mas ele não faz mágica. Ele precisa saber quem após clicar na pesquisa está fazendo uma ação relevante e quem não está. Sabendo isso, ele consegue usar toda a inteligência que possui e começar a aprender o que é um bom cliente e o que é um mau cliente.

Obviamente, o objetivo que você seta na campanha lá no Google Ads é que vai indicar para o Google, junto com as ações que o usuário fizer, quem é um bom cliente e quem é um mau cliente. Os principais objetivos são Leads, Tráfego e Vendas.

É exatamente aí que entra as conversões. Você estará mapeando o que um “bom” cliente, ou seja, aquele com maior chance de comprar ou contratar você, faria em seu website.

Por exemplo, se você é um advogado trabalhista, uma das ações importantes do visitante seria ele clicar no artigo “Saiba os principais direitos que são ignorados na hora da demissão”. Ou então clicar no botão de “Quem Somos”. Ou então enviar um formulário para que você entre em contato com ele.

Pronto. Agora vamos ao passo a passo. Para que esse artigo não vire um livro, essa parte explicaremos em vídeo.

Lembre-se: inteligência de tráfego tem tudo a ver com você ensinar o Google e o Facebook corretamente quem é um bom cliente e quem é um cliente que talvez só esteja “visitando” mas não tenha interesse em seu produto ou serviço.

É assim que conseguimos criar um Funil de Vendas que sempre está coletando novos clientes e fazendo vendas diárias para você.

Isso e, claro, a oferta ideal para cada tipo de público. Mas isso é assunto para um outro artigo.

Se sua campanha do Google Ads não está funcionando da maneira que você quer, não deixe de ver nosso artigo com as 21 Discas de Google Ads para Otimizar sua Campanha e Ficar Acima do Seu Concorrente.

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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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