Muitas vezes uma pequena mudança de texto ou o acionamento de gatilhos mentais podem fazer com que você otimize tanto seu anúncio do Google Ads que acabe triplicando suas suas vendas.

Através das 7 dicas abaixo é possível multiplicar sua conversão no Google Ads e aumentar em muito seu ROI (Retorno sobre o Investimento) geral.

1. Entenda qual é o objetivo da busca que está sendo feita.

As pessoas querem soluções rápidas e diretas, então dentro da ética, ofereça uma solução buscada, evitando muitas perguntas.

Por exemplo, se o usuário busca no Google um tratamento para acne, o que seria possível fazer? A gente poderia colocar o texto abaixo:

”Livre-se das espinhas de uma vez por todas: tratamento definitivo e indolor.”

Isso é o que a pessoa está buscando quando procura tratamento para acne.

Agora imagine uma busca por “vender carro” ou “vender meu carro”. A pessoa está certamente procurando meios para vender seu carro, certo? Veja os dois exemplos abaixo (reais) de anúncios do Google Ads comparados com o que sugerimos em letras pretas mais abaixo da imagem:

Seja o mais direto possível no texto do anúncio do Google Ads

O primeiro anúncio não está ruim não, mas certamente “perde de lavada” pelo anúncio sugerido em letras pretas: é mais direto, passa a mensagem que vai ser tudo rápido e que é sem burocracia. Obviamente, a empresa tem que conseguir fazer o que promete. Então, tente ser o mais direto possível e, de forma ética, oferecer a solução ideal para o problema que o clientes está procurando.

Para ter acesso a um conteúdo mais avançado sobre como ter seu texto 100% conectado com a intenção de pesquisa do usuário, veja o poderoso modelo de Copywriting para Google Ads do MECLABS.

2. Contador para promoções

Para o contador de promoções vou utilizar um exemplo real que utilizamos para vender nosso curso:

‘’Google Ads: rápido e prático, 197 por apenas mais 3 dias. Primeira venda em 30 dias.’ – Aprenda a pensar como o Google Ads, reduzir o custo por clique e aumentar as suas vendas. Aulas gravadas e reforços ao vivo, com estudos de caso. Mais de 2.500 alunos treinados.”

Como eu fiz esse contador mostrar “por apenas mais 3 dias” dentro do anúncio do Google Ads? É necessário inserir o seguinte comando:

“R$ 197 por apenas mais {=Countdown [‘’2020/6/26 23:59:59’’, ‘’PT-BR’’,5]}”

Quando você digitar “{“, vai ser aberto um pop-up. Nesse pop-up você vai dizer que dia e hora sua contagem regressiva termina. Veja a imagem abaixo as telas reais do Google Ads:

Contagem regressiva no Google Ads

Para se aprofundar mais, temos um conteúdo específico de otimização do Google Ads em 21 dicas.

3. Prova social dentro do Anúncio do Google Ads

Todo mundo quer comprar da melhor empresa, aquela que vende mais. Isso ocorre porque as pessoas pensam que esta instituição tem mais suporte e mais estrutura . Existem várias razões para o ser humano comprar de quem vende mais, então a prova social é importante.

Nesse sentido, o que a gente usa aqui é:

  • “2500 alunos já treinados no curso de Google Ads”
  • “400 alunos matriculados apenas em maio”
  • “98% de satisfação”

Tudo isso são provas sociais que podem ser inseridas diretamente no anúncio do Google Ads. Por isso, busque colocar no seu anúncio esses números, eles vão chamar muito mais atenção do que outros componentes. Lembra-se:  você não é o único que vai anunciar no seu nicho.

4. É preciso tornar pessoal para melhorar seu anúncio do Google Ads

Ao escrever o texto do seu anúncio, evite o nós, eu, eles, nosso. Se você deseja vender mais prefira “você” e “seu”.

Veja o exemplo:

Torne seu anúncio do Google Ads pessoal

Acima, a diferença parece sutil, mas ela é gigante. Com a alteração, você está respondendo diretamente a quem está buscando ao se dirigir de forma pessoal.

5. Foco no local

Os anúncios localizados convertem mais, principalmente no serviço. Nós sabemos que serviço é geralmente algo que você tem que fazer no local. Você não vai mandar lavar seu cachorro em São Paulo se você mora em Curitiba, não tem como vender dessa forma.

Além dos serviços, existem vários produtos que também tem esse apelo local, então, caso você tenha um produto ou serviço que exija localidade, seja o máximo “local” possível.

E para os apelos locais, evite os números 0800, aposte nos números locais. De acordo com a estatística, os números locais convertem 21,9% a mais.

6. Foco no agora

Vamos fazer uma comparação de anúncios de um serviço de preparação de imposto de qualidade.

Anúncios do Google Ads com foco no Agora

A única diferença entre esses dois anúncios do Google Ads é a frase  “$45,329 saved in January.’’ (45 mil dólares que foram salvos em janeiro). E assustadoramente, apenas essa frase foi responsável por um aumento de 217% no CTR, além disso, a conversão foi 23% maior.

Mas por quê? Porque ele focou no agora. Esse anúncio foi veiculado em janeiro nos EUA, e essa empresa evidenciava que ela já havia economizado quase 46 mil dólares dos seus clientes.

Se você acertar qual a pesquisa que o cliente está fazendo, você vai entender o tipo de informação que é mais desejada, qual é o tipo de compra que ele está pronto para fazer – seja de produto ou de serviço – e você vai dar exatamente o que ele quer.

Por isso que mudando apenas uma frase o CTR mais que duplicou, e a conversão que ocorreu após o click aumentou em 23%.

7. Gatilhos Mentais para aumentar as vendas com o Google Ads

Gatilhos mentais são estímulos que nosso cérebro recebe que acabam ajudando (ou piorando) a tomada de decisão.

Gatilhos Mentais em Anúncios do Google Ads

Escassez: número, preço e bônus

Vamos a alguns exemplos de escassez que são utilizados para dar gatilhos mentais para os seus clientes:

“Somente mais 10 produtos para finalizar estoque.’’
“Esse preço é até o final do ano.”
“Levando agora você tem um bônus de uma aula gratuita.”

Urgência: faça a pessoa se decidir.

Se você coloca um anúncio do Google Ads na frente da pessoa, é necessário criar um senso de urgência nela. Se eu ofereço algo e a deixo decidir amanhã o que quer fazer, talvez ocorra coisas rotineiras da vida que fará ela esquecer da sua oferta.

Quando você coloca um prazo, como por exemplo se eu oferecesse um produto em uma sala de aula: “Estou vendendo este produto de R$100 por R$5 e você só tem 10 min para adquirir”, eu crio um senso de urgência, fazendo com que o comprador decida comprar agora ou não. Se eu não criar o senso de urgência, a pessoa pode até achar aquela oferta irresistível, mas provavelmente deixará para decidir mais tarde e as coisas rotineiras da vida vão fazer grande parte dessas pessoas esquecer da sua oferta.

Relação dor x prazer

Nunca misture esses dois sentimentos. Tente fazer com que a pessoa que está vendo o seu anúncio compre o seu produto e seu serviço porque isso afasta a dor dela.

Por exemplo, você é um personal trainer e a dor do outro é emagrecer, então você vai falar para ela que o seu serviço vai fazer com que ela fique saudável e ela pode emagrecer “X” kg em “Y” meses, então você vai afastar a dor dela.

Se você quer tocar no prazer, o seu anúncio vai dizer que a pessoa pode emagrecer fazendo suas aulas, tendo uma vida mais saudável, com mais disposição no dia, porque emagrecendo ela vai se sentir melhor com o mundo.

Podemos ver com os exemplos acima que o enfoque do anúncio é o mesmo, mas em duas visões diferentes, na perspectiva da dor e na perspectiva do prazer. Isolados, funcionam bem. Não misture os dois sentimentos no mesmo anúncio. Isso vai reduzir significativamente sua taxa de conversão.

Se quiser ter mais dicas de como aumentar o tráfego no seu site com o Google Ads, veja essas oito dicas de como aumentar seu tráfego com o Google Ads.

E aí, gostou das dicas? A Lucro Digital traz muito mais para você! Portanto, acesse os nossos artigos no blog e fique por dentro! Para complementar os seus conhecimentos, nós disponibilizamos um plano de marketing para multiplicar por 10 o seu universo de clientes.

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A Lucro Digital é uma Empresa de Consultoria em Inteligência de Tráfego e Vendas Online e também de cursos nessa área.

Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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