Hoje em dia todo mundo fala sobre a importância de se “criar conteúdo” na internet, porém esse esforço só trará resultados com um bom planejamento. Não basta publicar qualquer coisa, é preciso que se forneça um conteúdo de relevância, com qualidade e obedecendo a alguns critérios fundamentais.
Por exemplo, você sabia que para uma estratégia realmente assertiva são necessários ao menos três conteúdos do tipo “10x” no seu site ao ano? Já tinha ouvido falar nisso?
Esses conteúdos têm o poder de alavancar de forma significativa o tráfego orgânico do seu website e são construídos a partir de muito planejamento e com total foco em SEO (Search Engine Optimization) que é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web visando alcançar bons rankings orgânicos. Entenda o que é SEO e como o Google funciona nesse artigo.
Mas antes de nos aprofundarmos nesse assunto, vamos primeiro explicar direitinho o que significa o conteúdo 10x.
O que é conteúdo 10x?
“Conteúdo 10x” é um termo utilizado por especialistas em SEO e pelo próprio Google. Refere-se, como o nome sugere, ao conteúdo que é 10 vezes melhor do que o melhor conteúdo que você pode encontrar na internet sobre o assunto.
Um conteúdo 10x precisa ser relevante, respondendo do início ao fim a dúvida que o leitor tem. Ainda, deve ser de fácil leitura e acessível. Conteúdos muito rebuscados demandam muita atenção e são extremamente complexos de se ler, por isso, não costumam ter sucesso: ainda que sejam bons, não são fáceis de entender.
E não se engane com relação ao tipo de público. Ter como objetivo atingir por exemplo o Corpo Docente de uma Universidade, não é desculpa para fazer um texto rebuscado e complexo – mesmo as pessoas mais letradas e cultas estão procurando conteúdos simplificados, claros e objetivos na internet.
Vamos agora aos critérios e dicas para criar o seu primeiro Conteúdo 10x.
Critérios para o seu primeiro conteúdo 10x
Interatividade
O conteúdo 10x deve ter uma excelente interface com o usuário e ser fácil de ser consumido. Ele deve ser de fácil compreensão e abranger pontos importantes. Não somente isso, é necessário também ter facilidade de navegação, para que o usuário possa acessar integralmente o conteúdo.
Alta Qualidade
É necessário alta qualidade, confiança, utilidade e notabilidade em um conteúdo 10x. A pessoa que está em busca de informação vai ler o seu material e deve encontrar o que busca, sem a necessidade de migrar para outros sites.
A inteligência artificial do Google é muito interessante nesse quesito: ela consegue definir se aquele artigo é bom ou não analisando itens como tempo em que o usuário fica no link, se procura por outros artigos depois de ler o seu, rastro de cliques em seu artigo, etc. Por isso, além dos muitos critérios para um bom rankeamento, é necessário também que o conteúdo seja notável, para subir no ranking do Google.
Se você deseja conhecer mais sobre a inteligência artificial do Google veja Como o Google Funciona e Realiza Pesquisa.
Diferente
A visão e/ou escopo do conteúdo deve ser diferente do que você vê nas pesquisas comuns. Então, se na sua pesquisa sobre um determinado conteúdo todos os outros artigos abordam uma única visão / viés, você deve trazer um ângulo diferente, chamando a atenção do usuário.
O seu conteúdo 10x deve ser um material único
Solucione o problema do leitor criando um material único que possa sanar todas as dúvidas da pessoa, de uma vez só, economizando seu tempo, sem muitos rodeios.
5 Dicas para criar seu conteúdo 10x
1. Estude muito sobre o assunto
Mesmo que você conheça bastante do conteúdo, é necessário estudar qual a posição, visão ou a abordagem estão sendo usadas nos artigos que estão mais destacados no Google, ou seja, naqueles melhores colocados na primeira página. Não é somente estudar para você entender mais, e sim para conhecer qual é a abordagem que as pessoas estão dando para aquele tema que você quer se destacar. O objetivo aqui é ver o conteúdo deles e ser capaz de produzir um melhor. 10 vezes melhor.
Veja como informar para os mecanismos de busca todas as páginas, categorias e estrutura do seu website criando o Sitemap.
2. Crie uma abordagem única
Nesse momento é necessário criatividade para criar uma abordagem diferente das oferecidas por outros artigos na internet. Por exemplo, é possível introduzir ao usuário um preenchimento de formulário e assim o criador de conteúdo gera uma resposta personalizada para a pessoa.
Por exemplo, se eu sou um advogado trabalhista e quero criar um conteúdo para captar clientes que passaram pelo processo de demissão, o início do meu conteúdo poderia ser: “Aqui você não vai precisar ler sobre todas as leis. Sabemos que a legislação brasileira é muito complexa, então nesse artigo vamos personalizar as respostas para você”. Através do teste, disponibiliza-se para o usuário o conteúdo que condiz com as respostas do formulário.
Essa não é a única forma de fazer uma abordagem diferente. Em geral é possível criar uma abordagem textual, um pouco mais interativa. Então, após listar as visões dos outros artigos, você vai criar a sua visão única e colocá-la em prática.
Se você deseja saber Como colocar o seu e-commerce no topo do Google SEO nós temos um conteúdo específico para esse tema!
3. Crie seu método para providenciar a resposta
Agora você vai detalhar sua abordagem única. Esse é o momento de pensar como montar esse conteúdo e organizar as fases para isso. Para executar esse passo você vai precisar criar uma apresentação excepcional, que é nossa próxima dica.
4. Crie uma apresentação excepcional.
Ainda usando o exemplo do advogado trabalhista, imagine o seguinte: uma apresentação do conteúdo personalizado em slides. Desse modo, o usuário encontrará tudo o que está buscando em uma abordagem única. Sendo possível, assim, falar sobre o cálculo do FGTS, o cálculo de férias, direitos em relação ao plano médico, bem como cálculo de bônus e cálculo de rescisão em um único material. Tudo isso de forma acessível e rápida!
Criando o método de apresentação em slides impressos, a replicação se torna mais difícil. Se o seu conteúdo vai estar na primeira página e bem colocado na pesquisa do Google (essa é a intenção quando você se propõe a criar um conteúdo 10x), várias pessoas vão tentar copiar. Então, quanto mais difícil for de replicar o seu conteúdo, melhor.
Você sabia que é possível economizar muito com um SEO bem feito para seu e-commerce? Portanto, veja o nosso conteúdo para aumentar as vendas e reduzir os custos.
5. Não vai ser de primeira que o seu conteúdo 10x vai atingir o objetivo
O conteúdo 10x demanda tempo e é complexo de ser feito. É normal não acertar na primeira vez. Lembre-se: você vai fazer 5 ou 6 artigos destes até conseguir o artigo ideal.
Ter um conteúdo 10x pode demorar 5 ou 10 dias somente o executando. É bastante trabalhoso. Portanto, exige concentração e domínio no assunto. Contudo, a dificuldade tem muitas recompensas: o conteúdo catapulta você para a primeira página quando você acerta, e isso ocorre de forma rápida. Mas atenção, o conceito de “rápido” para conteúdo 10x não é como uma campanha do Google Ads, que você cria hoje e já está na primeira página em anúncio pago amanhã.
A realidade é que o conteúdo 10x sobe de ranking em uma média de 60 dias, quando então você será catapultado para primeira página se ganhar a autoridade suficiente para isso. E o melhor, fará isso de maneira orgânica, sem precisar pagar para estar entre os primeiros anúncios da página.
Para se aprofundar mais no conteúdo, temos um artigo exclusivo sobre técnica de SEO para aumentar o trafego orgânico do seu website.
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