Sitemap é o mapa do seu website. É a forma que você informa para os mecanismos de busca todas as páginas, categorias e estrutura do seu website.
O objetivo de se criar um Sitemap é exatamente facilitar a tarefa dos mecanismos de busca, pois pode informar inclusive a data de modificação de cada página. Fazendo isso, você se aumenta sua rastreabilidade, um dos pilares do SEO (Search Engine Optimization – Otimização dos Mecanismos de Busca).
Hoje em dia, é praticamente impensável que alguém que leva a sério SEO não tenha um Sitemap.
Formatos de Sitemap
Existem basicamente três formatos de Sitemap:
- Texto: o Sitemap Texto é o mais simples de todos. O formato é extremamente simples: basta listar todas as páginas do seu website, uma em cada linha. Veja um exemplo abaixo:
https://www.suaempresa.com/arquivo1.html
https://www.suaempresa.com/arquivo2.html
- RSS e Atom: bastante usado quando você quer criar um feed de notícias. O Google aceita os formatos RSS 2.0 e Atom 1.0. Não é recomendado que esse seja o único formato de Sitemap. Se você quer saber mais sobre esse formato, pode ver os detalhes diretamente no website do Google.
- XML: esse é o formato mais usado de todos e, por um lado, o mais completo também, pois você coloca informações extras bastante úteis, como data de modificação e prioridade da página. O formato, embora a primeira vista (para quem nunca viu XML antes) possa parecer complexo, ele não é complicado. Começa com um texto que é sempre igual – informado que é um arquivo XML e o formato que usa. Depois, basta colocar todas as suas páginas entre as tags <url> e </url>, usando <loc> para a localização e <lastmod> para a data de modificação no formato AAAA-MM-DD (Ano-Mês-Dia). Veja um exemplo de Sitemap XML abaixo que contém uma página única:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9">
<url>
<loc>http://www.suaempresa.com/arquivo1.html</loc>
<lastmod>2020-06-04</lastmod>
</url>
</urlset>
Criando um Sitemap em 5 Minutos
Até aqui tudo bem. Você entendeu o que é um Sitemap e os possíveis formatos. Mas o título desse artigos insinua que podemos criá-lo em 5 minutos. Como fazer isso? Se fizermos à mão, certamente não acabaremos essa tarefa em 5 minutos, nem se escolhermos o formato Texto.
Pois vamos lá. Vamos ter duas sessões abaixo para ajudá-lo a criar o Sitemap do seu website em 5 mintuos – um para quem tem website feito em WordPress e outro para quem tem um website que não utiliza essa plataforma.
Criando Sitemap em 5 Minutos caso seu Website seja WordPress
>> Caso seu website não seja WordPress, pode pular para essa parte do artigo.
Caso você tenha um website WordPress, talvez demore até menos que 5 minutos. Você terá que seguir os seguintes passos:
- Instalar o Plug-in do WordPress chamado Yoast
- Executar o Assistente de Configuração do Yoast. Lembre aqui de dizer que quer rastrear ao menos os Posts e as Páginas do seu website
- Acesse a aba Recursos
- Clique no símbolo de interrogação ao lado de “Sitemaps XML”
- Clique em “Veja o Sitemap XML”
A figura abaixo mostra exatamente onde clicar enquanto na aba “Recursos”:
O Sitemap do seu website quase sempre é gerado em https://www.seuwebsite.com.br/sitemap_index.xml
Criando seu Sitemap em 5 Minutos caso seu website não seja WordPress
É claro que você pode gerar o arquivo do Sitemap à mão, como falamos, mas isso demoraria mais do que 5 minutos.
Se seu website for uma plataforma de e-commerce (como a Loja Integrada, a Get Commerce ou a Nuvemshop), o Sitemap já deve estar lá. Fale com o suporte da sua plataforma para saber onde está;
Há uma ferramenta que funciona com qualquer website (incluindo WordPress). Essa ferramenta é o SEO Spider da Screaming Frog.
Há um plano gratuito que permite escanear até 500 páginas. Se seu website tem mais páginas que isso, você terá que ir para o plano pago.
Para criar um Sitemap com o SEO Spider da Screaming Frog é extremamente fácil: você cria sua conta e pede que ele faça o crawling (rastreamento) do seu website. Ele irá gerar o Sitemap para você e você pode copiar então para seu website.
Publicando seu Sitemap
Ok, mas de nada adianta ter um Sitemap e não publicá-lo nos mecanismos de busca.
Há dois caminhos possíveis para fazer essa divulgação:
- Criar uma conta em cada ferramenta de busca (Google, Yahoo, etc) e publicar seu Sitemap lá
- Criar o arquivo Robots.txt na raiz do seu website com a estrutura mínima que indique que você tem um Sitemap e a localização dele.
Eu costumo usar uma abordagem mista com nossos cliente. Para o Google, por ser mais importante, criamos uma conta no Google Search Console (a ferramenta oficial de busca orgânica do Google) e publicamos o Sitemap lá. Para os outros mecanismos de busca, usamos o robots.txt.
O arquivo robots.txt é um arquivo texto simples e pode ser criado com o Bloco de Notas. Veja o que consideramos a estrutura mínima dele para um website WordPress:
User-agent: *
Disallow: /wp-admin/
Sitemap: https://www.lucrodigital.com.br/sitemap_index.xml
A primeira linha indica que o arquivo “robots.txt” se aplica a todos os tipos de robô que visitam o website.
A segunda linha está indicando para não rastrear nenhum arquivo dentro de wp-admin, pois ali temos arquivo da plataforma WordPress, que não interessa ao Google.
A terceira linha indica o caminho do Sitemap do nosso website.
Se quiser saber mais sobre o arquivo robots.txt, você pode acessar a ajuda oficial do Google para sua criação.
Conclusão
Não se assuste com o termo Sitemap. Com as ferramentas de hoje é fácil você ter o seu. Além disso, fará toda a diferença para seu SEO – lhe trazendo mais tráfego orgânico (não pago) e fazendo você vender sem ter que investir tanto em marketing.
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