Sitemap é o mapa do seu website. É a forma que você informa para os mecanismos de busca todas as páginas, categorias e estrutura do seu website.

Nesse artigo, explicaremos não só o que é um Sitemap, mas explicaremos como você pode gerar um Sitemap em 5 minutos (mesmo se seu webiste não seja WordPress) e como publicá-lo no Google (no Google Search Console) e em outras plataformas de busca.

O objetivo de se criar um Sitemap é exatamente facilitar a tarefa dos mecanismos de busca, pois pode informar inclusive a data de modificação de cada página. Fazendo isso, você se aumenta sua rastreabilidade, um dos pilares do SEO (Search Engine Optimization – Otimização dos Mecanismos de Busca).

Hoje em dia, é praticamente impensável que alguém que leva a sério SEO não tenha um Sitemap.

O que é um Sitemap
O que é o Sitemap

Formatos de Sitemap

Existem basicamente três formatos de Sitemap:

  • Texto: o Sitemap Texto é o mais simples de todos. O formato é extremamente simples: basta listar todas as páginas do seu website, uma em cada linha. Veja um exemplo abaixo:
https://www.suaempresa.com/arquivo1.html
https://www.suaempresa.com/arquivo2.html
  • RSS e Atom: bastante usado quando você quer criar um feed de notícias. O Google aceita os formatos RSS 2.0 e Atom 1.0. Não é recomendado que esse seja o único formato de Sitemap. Se você quer saber mais sobre esse formato, pode ver os detalhes diretamente no website do Google.
  • XML: esse é o formato mais usado de todos e, por um lado, o mais completo também, pois você coloca informações extras bastante úteis, como data de modificação e prioridade da página. O formato, embora a primeira vista (para quem nunca viu XML antes) possa parecer complexo, ele não é complicado. Começa com um texto que é sempre igual – informado que é um arquivo XML e o formato que usa. Depois, basta colocar todas as suas páginas entre as tags <url> e </url>, usando <loc> para a localização e <lastmod> para a data de modificação no formato AAAA-MM-DD (Ano-Mês-Dia). Veja um exemplo de Sitemap XML abaixo que contém uma página única:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9"> 
  <url>
    <loc>http://www.suaempresa.com/arquivo1.html</loc>
    <lastmod>2020-06-04</lastmod>
  </url>
</urlset>

Criando um Sitemap em 5 Minutos

Até aqui tudo bem. Você entendeu o que é um Sitemap e os possíveis formatos. Mas o título desse artigos insinua que podemos criá-lo em 5 minutos. Como fazer isso? Se fizermos à mão, certamente não acabaremos essa tarefa em 5 minutos, nem se escolhermos o formato Texto.

Pois vamos lá. Vamos ter duas sessões abaixo para ajudá-lo a criar o Sitemap do seu website em 5 mintuos – um para quem tem website feito em WordPress e outro para quem tem um website que não utiliza essa plataforma.

Criando Sitemap em 5 Minutos caso seu Website seja WordPress

>> Caso seu website não seja WordPress, pode pular para essa parte do artigo.

Caso você tenha um website WordPress, talvez demore até menos que 5 minutos. Você terá que seguir os seguintes passos:

  • Instalar o Plug-in do WordPress chamado Yoast
  • Executar o Assistente de Configuração do Yoast. Lembre aqui de dizer que quer rastrear ao menos os Posts e as Páginas do seu website
  • Acesse a aba Recursos
  • Clique no símbolo de interrogação ao lado de “Sitemaps XML”
  • Clique em “Veja o Sitemap XML”

A figura abaixo mostra exatamente onde clicar enquanto na aba “Recursos”:

Acessando o Sitemap XML gerado pelo Yoast
Acessando o Sitemap XML gerado pelo Yoast
O Sitemap do seu website quase sempre é gerado em https://www.seuwebsite.com.br/sitemap_index.xml

Criando seu Sitemap em 5 Minutos caso seu website não seja WordPress

É claro que você pode gerar o arquivo do Sitemap à mão, como falamos, mas isso demoraria mais do que 5 minutos.

Se seu website for uma plataforma de e-commerce (como a Loja Integrada, a Get Commerce ou a Nuvemshop), o Sitemap já deve estar lá. Fale com o suporte da sua plataforma para saber onde está;

Há uma ferramenta que funciona com qualquer website (incluindo WordPress). Essa ferramenta é o SEO Spider da Screaming Frog.

Há um plano gratuito que permite escanear até 500 páginas. Se seu website tem mais páginas que isso, você terá que ir para o plano pago.

Para criar um Sitemap com o SEO Spider da Screaming Frog é extremamente fácil: você cria sua conta e pede que ele faça o crawling (rastreamento) do seu website. Ele irá gerar o Sitemap para você e você pode copiar então para seu website.

Publicando seu Sitemap

Ok, mas de nada adianta ter um Sitemap e não publicá-lo nos mecanismos de busca.

Há dois caminhos possíveis para fazer essa divulgação:

  1. Criar uma conta em cada ferramenta de busca (Google, Yahoo, etc) e publicar seu Sitemap lá
  2. Criar o arquivo Robots.txt na raiz do seu website com a estrutura mínima que indique que você tem um Sitemap e a localização dele.
Formas de se publicar um Sitemap: Google Search Console e robots.txt
Formas de se publicar um Sitemap: Google Search Console e robots.txt

Eu costumo usar uma abordagem mista com nossos cliente. Para o Google, por ser mais importante, criamos uma conta no Google Search Console (a ferramenta oficial de busca orgânica do Google) e publicamos o Sitemap lá. Para os outros mecanismos de busca, usamos o robots.txt.

O arquivo robots.txt é um arquivo texto simples e pode ser criado com o Bloco de Notas. Veja o que consideramos a estrutura mínima dele para um website WordPress:

User-agent: *
Disallow: /wp-admin/
Sitemap: https://www.lucrodigital.com.br/sitemap_index.xml

A primeira linha indica que o arquivo “robots.txt” se aplica a todos os tipos de robô que visitam o website.

A segunda linha está indicando para não rastrear nenhum arquivo dentro de wp-admin, pois ali temos arquivo da plataforma WordPress, que não interessa ao Google.

A terceira linha indica o caminho do Sitemap do nosso website.

Se quiser saber mais sobre o arquivo robots.txt, você pode acessar a ajuda oficial do Google para sua criação.

Conclusão

Não se assuste com o termo Sitemap. Com as ferramentas de hoje é fácil você ter o seu. Além disso, fará toda a diferença para seu SEO – lhe trazendo mais tráfego orgânico (não pago) e fazendo você vender sem ter que investir tanto em marketing.

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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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