Você sabe o que é SEO e o quanto pode economizar com um SEO bem feito para seu e-commerce? Nesse pequeno Vídeo, vou definir o que é SEO e mostrar como tirar proveito dele para seu e-commerce.

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que o que é SEO. O termo vem do Inglês “Search Engine Optimization”, que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca.

Só com um SEO bem feito que seu e-commerce ficará nas primeiras posições do Google quando alguém procura por seus produtos. E estar nas primeiras posições de pesquisa significa uma economia gigantesca em Marketing Digital para vender, aumentando muito a margem líquida das suas vendas.

Para estar nas primeiras posições do Google, temos que trabalhar sério em SEO. Para isso, precisamos dividir o trabalho em duas frentes: SEO On-Page – feito dentro do seu e-commerce – e SEO Off-Page – feito através de parcerias com outros sites.

Como o assunto é muito extenso e a ideia é ser uma publicação e não um livro, vamos explicar os pontos mais importantes para que você conheça o essencial e comece a melhorar hoje mesmo suas vendas. Vamos começar com o SEO On-Page, com três dicas importantíssimas.

 

  • Coloque o título do produto que você vende em seu e-commerce da forma como ele é pesquisado. Não adianta você colocar o nome que você acha bonito ou certo e as pessoas pesquisarem utilizando outros termos. Por exemplo, se a maioria das pessoas pesquisa por “Alpargatas” e você nomeia seu produto “Sapatilha Jeans”, você vai perder muitas visitas. Use o Google Trends ou o Google Keyword Planner para identificar como as pessoas pesquisam. Nesse exemplo que dei aqui, o termos alpargatas vai lhe trazer 100 vezes mais pesquisas e, com elas, possíveis visitantes e clientes.

 

  • Use URL amigáveis, ou seja, endereços que possam ser lidos, que sejam descritivos. A maioria das plataformas de e-commerce permite que você configure isso facilmente. E aproveite para criar categorias com palavras-chave bastante populares. Isso vai alavancar todos os produtos daquela categoria.
  • Na sua plataforma de e-commmerce, sempre preencha as Meta Tags dos seus produtos, com um título, uma descrição de até 200 caracteres e Tags que classifiquem seus produtos.

 

Existem muito mais estratégias, mas com essas três técnicas você já consegue melhorar bastante a posição do seu e-commerce nos mecanismos de pesquisa.

Após fazer isso bem feito com todos seus produtos, você precisa do SEO Off-Page, sendo o mais importante fator aqui o número de apontamentos que seu site tem. E quanto mais importante o site que tem um link apontando para seu e-commerce, maior será sua autoridade perante o Google, melhorando sua posição.

Por isso mesmo assessoria de imprensa e parcerias entre sites são essenciais para que seu e-commerce suba e chegue na primeira página do Google. Quando você consegue chegar lá, suas vendas começam a ocorrer sem você gastar tanto em marketing digital: suas vendas e sua margem aumentam.

Mas não ache que seja fácil. Demora e exige estratégia e paciência. Fuja de qualquer curso ou consultoria que lhe prometa métodos mirabolantes para colocar seu e-commerce na primeira posição do Google em menos de 10 meses. Isso é praticamente impossível, a não ser que seu nicho tenha muito pouca concorrência.

Mas o trabalho em SEO vale muito a pena. Uma única posição que você ganhe no Google já lhe traz mais vendas orgânicas. E é de posição em posição que você chega na primeira página.

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Ulisses Giorgi - LucroDigital.Com.Br


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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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