Introdução

Nesse texto, de forma bem prática e objetiva, iremos lhe proporcionar 21 dicas sobre como fazer a otimização de campanhas do Google Ads que você poderá hoje mesmo implementar. O objetivo é ficar acima do seu concorrente e dobrar sua taxa de conversão. Vamos nessa?

Dividimos as dicas da seguinte forma:

Divisão da Importância das Dicas de Google Ads
  • 7 DICAS DE OTIMIZAÇÃO VERMELHAS: Não deixe de ler e implementar. São obrigatórias. Se tiver tempo para trabalhar em apenas algumas dicas, foque nessas. Pule aqui para as dicas vermelhas.
  • 7 DICAS DE OTIMIZAÇÃO LARANJAS: essenciais para quem está no jogo sério do marketing. Pule aqui para as dicas laranjas.
  • 7 DICAS DE OTIMIZAÇÃO VERDES: embora de menor relevância, juntos são importantes para quem está no jogo do longo prazo. Pule aqui para as dicas verdes.

As 21 dicas de otimização do Google Ads que unimos aqui foram baseadas nos principais problemas que vimos durante aos aulas de reforço ao vivo dos mais de 2.500 alunos que fizeram o curso Efeito-G e de nossos clientes de consultoria. A amostra é bem grande para sabermos que você terá no mínimo 15 dicas de otimização para colocar em prática em seu Google Ads e reduzir seu CPC, aumentar o número de cliques com o mesmo orçamento (consequência da redução do CPC) e aumentar seu ROAS (Retorno Sobre o Investimento do Marketing).

CPC (Custo Por Clique) é quanto você paga por cada clique. Geralmente falamos em CPC usando a média - ou seja, quanto em média você paga pelos seus cliques.

Taxa de Conversão é o número de vendas dividido pelo número de acessos. Por exemplo, se você teve 100 acessos e 2 vendas, sua taxa de conversão foi 2/100 ou 2%.

ROAS é o ROI do Marketing. ROI é o Retorno do Investimento. Basicamente, se o ROAS de sua campanha é 5x, a cada real que você coloca no Google Ads, você vende 5 reais.

Antes de entrar nas 21 dicas de otimização em si, precisamos falar duas coisas sobre Relevância e Otimização.

Relevância É Tudo

Não se preocupe se sua campanha do Google Ads não está vendendo. É muito fácil errar nas campanhas do Google. É por essa razão que a primeira coisa que sempre ensinamos é “pensar como o Google”, para que a pessoa possa entender como ser relevante nas campanhas e sair de armadilhas como:

  1. Falta de foco nas palavras-chave (ou palavras muito amplas)
  2. Pouco uso de palavras-chave negativas
  3. Não ter restrições relativo ao público-alvo, tornando sua campanha “para todo mundo”

Certa vez pegamos uma conta de um advogado que tinha as seguintes palavras-chave, entre outras:

  • “advogado”
  • “são paulo”
  • “processo”
  • “demissão”
  • “cálculo trabalhista”
  • “escritório de advocacia”

Isso significava que ele estava aparecendo para pesquisas como:

  • “Show do Zeca Pagodinho em São Paulo”
  • “Melhor livro sobre Processo Civil”
  • “Como fazer meu cálculo trabalhista”
  • “o que é demissão por justa causa”

Pense bem…Se ele estava aparecendo nessas pesquisas, havia pessoas clicando em seu anúncio e fazendo-o pagar algo em torno de 1 real por clique para a pessoa entrar em sua página e se dar conta que não havia informação alguma do show do Zeca Pagodinho em São Paulo.

Ser relevante é ser o anúncio mais importante para a pessoa que está fazendo aquela pesquisa. Relevância aqui é um conceito amplo – algo como explicado na Wikipedia aqui.

Nunca Pare a Otimização

A otimização do Google Ads começa no primeiro dia e não deve para nunca.

O segredo de uma campanha bem sucedida é olhar o que está dando errado e tentar criar regras que façam aquilo não ocorrer mais. Isso inclui inclusão de palavras-chave negativas, redução do público-alvo, ver qual anúncio vende mais e fazer mais anúncios igual a ele, etc.

O que importa é que você deve ter ciência que a otimização não é um processo que tem fim. No início, digamos no primeiro mês – ela é muito mais intensa. Com o tempo, tende a ser menor, mas mudanças de mercado e crises influenciam muito a forma que as pessoas pesquisam e os termos utilizados – fazendo você voltar a mexer em sua campanha de tempos em tempos.

Plano de Marketing

Nada Funciona muito bem sem um plano. Se você não tem um plano de marketing, tente ver o vídeo desse artigo, baixe o plano e tente fazer os exercícios propostos.

As 21 Dicas Para Otimizar sua Campanha do Google Ads

Precisávamos fazer essa introdução antes de começar com as 21 dicas de otimização do Google Ads.

Mesmo pessoas com bastante experiência vão achar ao menos 15 dicas que vão conseguir aplicar hoje mesmo em suas campanhas e otimizá-las para reduzir o CPC e aumentar o ROI / ROAS de suas campanhas. Vamos lá?

DICAS VERMELHAS DE OTIMIZAÇÃO GOOGLE ADS

Já leu as dicas vermelhas (obrigatórias) e quer ir para outras seções?

Dica 1: Evite Perguntas Desnecessárias no Título

O título do anúncio (título 1, título 2 e título 3) é a primeira coisa que a pessoa que está fazendo a pesquisa vai ver. Você tem que ser mais relevante que todos outros anúncios. Quanto maior for sua taxa de cliques (CTR), mais barato será seu clique.

Temos um artigo sobre otimização de CTR e quais os valores ideais de CTR por setor e por rede utilizada no Google Ads.

Por isso mesmo, evite perguntas que você já sabe a resposta.

CTR é a taxa de cliques. Ele é calculado dividindo o número de cliques pelo número de impressões do anúncio. Então se seu anúncio foi impresso (mostrado na pesquisa pelo Google) 100 vezes e teve 2 cliques, seu CTR é 2%.
Otimizando o Google Ads: Evite Perguntas
Google Ads: Evite perguntas que você já sabe a resposta no título do anúncio

Dica 2: Remova Palavras-Chave com Baixo Desempenho

De forma geral, se o CTR é menor do que 2%, pare de usar a palavra-chave. Obviamente, o que importa no final das contas é a venda (conversão), mas se você não vende diretamente em seu website (por exemplo, tem um negócio físico) você terá que usar o CTR como guia para o desempenho da palavra-chave.

Assim, você poderá focar o seu orçamento em palavras que tem mais cliques e/ou convertem mais.

Dica 3. Reveja seu CPC Máximo

A regra aqui é:

  • Aumente o CPC Max: se a palavra-chave tem um alto CTR ou uma alta taxa de conversão
  • Reduza o CPC Max: se a palavra-chave tem um CTR baixo ou tem baixa conversão
Dicas para Otimizar Campanhas do Google Ads:  Altere o CPC Máximo
Aumente ou Reduza o CPC Máximo Dependendo do Desempenho da Palavra-Chave

Dica 4. Palavras-Chave Negativas para Otimizar Sua Campanha

A otimização das campanhas exige um trabalho rotineiro. Uma das rotinas que você terá que criar é semanalmente ver nos Termos de Pesquisa como as pessoas estão pesquisando para chegar na sua página e identificar:

  • Pesquisas que não são relacionadas com o seu negócio
  • Curiosos que dificilmente irão comprar de você
  • Pesquisas que de certa forma não irão gerar vendas

Por exemplo, imagine que você é um arquiteto de interiores em São Paulo e, ao analisar os Termos de Pesquisa, você vê “Estágio para Arquiteto de Interiores São Paulo”. Nesse caso, você iria negativar a palavra “estágio” para que pesquisas como essas não apareçam mais.

Dica 5. Divida Suas Palavras em Mais Grupos de Anúncio

Lembre-se que relevância é tudo e que é muito mais fácil ser relevante sendo específico.

Sendo assim, imagine que você é um escritório de advocacia e que você trabalha com vários ramos do Direito:

  • Trabalhista
  • Previdenciário
  • Administrativo

Unindo todas palavras-chave em um mesmo conjunto de anúncio, você não conseguirá uma relevância tão grande se fizer três grupos de anúncio – um para cada área e anúncios específicos para cada uma dessas áreas.

Isso fará que você aumente seu CTR (taxa de cliques), que por consequência ira reduzir seu CPC.

Essa técnica, quando usada ao extremo (uma única palavra-chave por grupo de anúncio) leva o nome de SKAGS (do inglês Single Keyword AddGroupS - ou Grupos de Anúncio de Apenas uma Palavra-Chave)

Dica 6. Use o Modelo de Alvo

Veja o modelo abaixo:

Como Otimizar o Google Ads: Modelo de Alvo
Modelo de Alvo do Google Ads

Comece pelos dois círculos centrais (sua marca e seus produtos) e só adicione palavras-chave de outras círculos (por exemplo concorrentes) quando você estiver tendo lucro já com os círculos anteriores.

Isso vai lhe ajudar muito fazer as coisas em fases e conseguir otimizar seu Google Ads aos poucos. Quando se tem muita coisa junto, fica bem mais complexo otimizar porque é mais difícil saber o que está dando certo e o que está dando errado.

Dica 7. Teste Mudanças ou Novas Landing Pages

A relevância da sua página destino é muito importante. Tão importante que é difícil estressar esse ponto suficiente.

Na verdade, junto com o CTR é um dos principais fatores de cálculo do Índice de Qualidade, que reduz seu CPC. Portanto, é um dos fatores principais quando falamos em otimização do Google Ads.

Então, testar versões da Landing Page é algo essencial. Pense em:

  • Alterar Títulos
  • Alterar CTA (chamadas para ação)
  • Inserir ou alterar razões para o usuário comprar seu produto ou serviço
  • Inserir ou alterar imagens relevantes do seu produto ou serviço

Faça isso e compare sempre os resultados obtidos com a página nova com os da página antiga.

DICAS LARANJAS DE OTIMIZAÇÃO DO GOOGLE ADS

Já leu as dicas laranjas (fortemente recomendadas) e quer ir para outras seções?

Dica 8. Use o Poder da Sua Marca em Palavras-Chave

Lembra da regra de ouro “Relevância é Tudo” no Google Ads? Pois bem, se alguém estiver procurando sua marca, nada mais relevante para ela do que seu próprio website.

Então, bem utilizado, sua marca aumenta seu índice que qualidade, reduzindo seu CPC e aumentando seu ROI.

Há uma exceção (sempre há): se você já é o primeiro lugar orgânico e tem muitas pesquisas relacionadas à sua marca e não tem concorrentes anunciando sua palavra-chave, isso pode reduzir seu ROI, pois alguns cliques que antes eram orgânicos se tornarão pagos.

Dica 9. Teste Novos Anúncios Constantemente

O objetivo dos seus anúncios deve ser:

  1. Conversão (Vendas ou Leads): Se você tem conversão direta em seu website (seja por venda direta por e-commerce ou em formulários para captação de leads), esse deve ser seu principal critério para saber qual anúncio performa melhor ou pior
  2. CTR: caso você não tenha conversões diretas nas campanhas, meça a efetividade de seus anúncios pelo CTR e pelo CPC
  3. CPC Médio: menos importante que o CTR (porque há outros fatores), o CPC é outro fator importante para medir o quão efetivo seu anúncio está sendo

Crie constantemente novos anúncios, buscando sempre serem melhores que os anúncios que estão atualmente rodando. Com o tempo, isso pode facilmente dobrar sua conversão, pois uma otimização será aplicada em cima da outra e da outra, e da outra. Pense assim: 10% de melhora aplicada 10x, mais do que duplica sua performance.

Dica 10. Usando Público-Alvo Para Otimizar Campanhas de Pesquisa

Há dois usos do público-alvo em campanhas de pesquisa:

  1. Segmentação: quando os públicos-alvo que você coloca restringem 100% o tráfego somente para eles
  2. Observação: quando você recomenda prioridade naqueles públicos-alvos mas deixa o Google Ads livre para expor o anúncio para outros públicos-alvo
Dicas de Google Ads: Públicos-Alvo em Campanhas de Pesquisa
Como você pode usar públicos-alvo em sua campanha de pesquisa

Algumas vezes você vai querer usar públicos-alvo em segmentação – para garantir a entrega somente aquele público. Mude essa configuração (pois o padrão é a Observação) e veja que, se seu público-alvo for muito relacionado com seus compradores, seu CTR e seu ROAS irão aumentar.

Nesse artigo vamos mais à fundo em Públicos Personalizados.

Dica 11. Otimizando Anúncios: Extensões

Extensões de Anúncio são uma excelente maneira de otimizar sua campanha do Google Ads. Crie o máximo de extensões de anúncio que você consegue e que façam sentido. Isso o tamanho do seu anúncio e o número de elementos visuais dele, aumentando seu CTR.

Tente trabalhar nas extensões nessa ordem:

  1. Extensões de Chamada: se você tem um negócio físico ou um negócio em que o telefone ainda é muito importante para comunicação (serviços, restaurantes, etc)
  2. Extensões de Site Link: inclua os principais links diretos para partes do seu website. Ideias são: Promoções, Estudos de Caso e Categorias.
  3. Extensões de Local: quando seu negócio é físico
  4. Extensões de Promoção: para que você consiga destacar as promoções atualmente em vigor
  5. Extensões de Snippets Estruturados: aqui você escolhe a categoria do snippet (cursos, destinos, comodidades, etc) e coloca itens do seu website relacionado ao que você escolheu. Por exemplo, se você tem 3 cursos, um de costura, outro de máquinas Singer e outro de Crochê, você poderia colocar a categoria do snippet como “Cursos” e colocar esses três cursos nos valores dos snippets.
  6. Extensões de Preço: para dar destaque ao preço de alguns produtos ou serviços.

Dica 12. Minize os Textos no Display Ads

Tente de uma certa forma, adicionar ao máximo imagens chamativas e não imagens com uma quantidade muito grande de texto. Principalmente no anúncio responsivo, lembre que ele será desenhado em diversos tamanhos, alguns muito pequenos, que pode tornar suas frases em algo impossível de ser lido.

A ideia do seu Google Ads é chamar atenção. Então, use mais ativos gráficos e menos texto. Isso vai aumentar seu CTR de forma substancial na campanha de Display, melhorando sua otimização geral no Google Ads.

Dica 13. Use o {keyword} em seu Título no Anúncio de Pesquisa

{keyword} em um anúncio de pesquisa será substituído pelo termo pesquisado pelo usuário – o que pode otimizar muito seu anúncio e consequentemente sua campanha como um todo.

Você pode colocar ainda colocar dois pontos e o texto padrão caso o termo pesquisado seja grande demais.

Por exemplo, você poderia colocar o seguinte no título 1:

{keyword:Sapato de Couro} em Promoção

Isso fará que, se a pessoa digite “bota prada” e seu anúncio for exibido, ele veja, na primeira linha do seu anúncio, o texto “Bota Prada em Promoção” (tem uma opção para colocar letra maiúscula na primeira letra de cada palavra).

Se seu grupo de anúncio é bem nichado e se bem utilizado, essa técnica aumenta muito, mas muito mesmo seu CTR, pois mostra exatamente o que a pessoa está buscando.

Dica 14. Use Escassez

Faça seu cliente sair de cima do muro. Use escassez sempre que conseguir: “só mais dez nesse preço”, “promoção termina no final de abril”, “Frete grátis essa semana”, “24 nesse preço”, etc

Em um anúncio de texto, você pode usar o modificador {=COUNTDOWN} para mostrar quantos dias aquela promoção ainda estará no ar. Apenas digite {=COUNTDOWN que as opções de data irão aparecer e você poderá colocar a data e hora final da promoção na janela que aparece.

DICAS VERDES DE OTIMIZAÇÃO GOOGLE ADS

Já leu as dicas verdes (recomendadas) e quer ir para outras seções?

Dica 15. Faça seu Anúncio Aparecer Somente em Horário Comercial (Programação de Anúncios)

Se você trabalha em um serviço que as pessoas têm que ligar para sua loja para finalizar o processo (por exemplo, um encanador), muitas vezes não faz sentido você mostrar o anúncio em horário que ele não vai conseguir ligar.

Dicas de Otimização de Campanhas do Google Ads: Programação de Anúncios
Programação de Anúncios no Google Ads

Preste atenção no que disse acima: “muitas vezes”. Essa regra, como qualquer outra, tem exceções. Alguns negócios, mesmo com essas características, precisam ser exibidos em horário fora do que funciona porque as pessoas se comportam da seguinte maneira: pesquisas, estudam e depois ligam.

A única maneira de você saber se é o seu caso ou não é testar. Coloque em prática e veja os resultados. Se aumentar seu CTR e suas vendas, a ação deu resultado positivo.

Dica 16. Utilize um CTA Claro no Anúncio Para Otimizá-lo

Use um CTA Claro para Otimizar seu Anúncio do Google Ads
CTAs Claros em Anúncios do Google Ads Aumentam seu CTR

Seja claro o que a pessoa deve fazer quando visualizar seu anúncio deve fazer. Ela deve ligar? Preencher um formulário?

Uma coisa é certa – muitas pessoas precisam de direção do que fazer para completar o processo de compra ou contratação – então crie um CTA (Call To Action – Chamada para Ação) claro e objetivo e coloque em seu anúncio.

Essa pequena otimização dos anúncios pode fazer uma grande diferença em suas vendas.

Dica 17. Utilize o Caminho de Exibição

O caminho de exibição (ou URL de exibição) é um endereço que a pessoa vê no anúncio achando que, ao clicar, ela irá ser direcionada.

O caminho de exibição pode nem existir. O que você precisa nesse caminho de exibição é dar algo que o usuário quer ver – que responda a pesquisa que ele está fazendo e aumente as chances dele achar que é você que resolve o problema dele.

Caminho de Exibição pode Otimizar seu Anúncio
Caminho de Exibição do Anúncio do Google Ads

Dica 18. Se Você Só Tem Campanha de Pesquisa, Crie Campanha de Remarketing com Campanha Display

Uma coisa é certa: a campanha mais barata do mundo em termos de conversão é a campanha de remarketing (veja remarketing multi-canal aqui)

Isso porque a pessoa já visitou seu website e já fez alguma coisa que você queria que ele fizesse (por exemplo adicionar um produto no carrinho ou preencher um formulário de orçamento).

Ou seja, a pessoa quase comprou o seu produto, mas alguma coisa a impediu. Cabe a você agora lembrá-la insistentemente nos próximos dias que você existe usando uma campanha de Display do Google Ads.

Se você nunca fez uma campanha de Remarketing, segue algumas dicas básicas:

  • Público-alvo: deve ser o público do “quase comprou ou contratou”. Se você não tem nada disso, use no primeiro momento os visitantes do seu website
  • Use uma janela de 25 dias e teste. Não adianta ficar mostrando seu anúncio 1 ano depois da ação que ele fez. O interesse muda com o tempo: não gaste dinheiro onde não é necessário

Dica 19. Otimize por Conversões e Não Cliques

Lembre que você não ganha por cliques. O único envolvido na sua campanha que ganha por cliques é o Google. E convenhamos: seu objetivo não é tornar o Google mais rico do que já é.

Sabendo que você ganha por vendas e não por cliques, sempre que possível, otimize suas campanhas para Conversão. Se você não sabe por onde começar, coloque a opção “Maximizar Conversões”.

Dica 20. Gerencie o Orçamento do Google Ads de Forma Esperta

A regra é clara para a otimização do Google Ads:

  • Se o ROI está positivo, aumente o orçamento aos poucos (de 20% em 20%)
  • Caso uma campanha não esteja muito boa e você tenha outra que está indo bem, reduza o orçamento da ruim e transfira o que foi reduzido para a campanha que está funcionando bem.
  • Se os conjuntos de anúncios estão com conversões ou CTRs muito discrepantes, divida-os em campanhas distintas para ter total controle do orçamento que você investe em cada uma

Dica 21. Seja Diferente

Não seja mais um anúncio. Isso nunca dá certo. Você precisa de destacar. Por isso mesmo, analise seu PUV (Proposta Única de Valor) e coloque porque você é diferente dos outros.

Conclusão

Campanhas do Google Ads praticamente sempre funcionam. Não é por nada que ele é chamado a maior máquina de vendas do mundo.

Para você ter sucesso você precisa saber como os anúncios funcionam e otimizar tanto os anúncios como diversos parâmetros da campanha e do conjunto de anúncio. Tente, no mínimo, implementar 10 dicas presentes aqui: garantimos que sua campanha sairá muito melhor.

Lembre-se que as dicas vermelhas de otimização Google Ads são as obrigatórias, as laranjas são essenciais para quem está no jogo do longo prazo e as verdes são opcionais, mas juntas também lhe darão um grande resultado.

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Ainda, veja os artigos abaixo. Podem lhe ajudar em outras áreas, como tráfego orgânico (SEO) e estratégias de funil de vendas.

  1. Técnica de SEO: Aumente o Tráfego Orgânico do Seu Website
  2. Remarketing Multicanal: Google, Facebook e Instagram
  3. Gere tráfego sem nenhum (ou pouco) investimento
  4. Minhas Campanhas do Facebook Pararam de Funcionar: Entenda o Que Fazer

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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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