Web Stories: O que São e Como Utilizá-los Como Técnica de SEO

Web Story (Web Stories é o plural de Web Story) é um conteúdo pequeno da web em forma de slides, rápido e fácil de consumir. Ele foi criado para ser uma informação que desperta o interesse em um certo tipo de notícia ou produto para, caso a pessoa queira saber mais sobre o assunto, clique em um link interno do Web Story e esse a transporte para um vídeo ou página principal sobre o assunto em questão.

Os audiobooks conquistaram um público imenso exatamente pela facilidade de serem consumidos, seja no carro indo para o trabalho ou à noite antes de dormir.

A evolução das mídias, tanto notícias de informação como escolha de produtos em si, segue a tendência da facilidade de entendimento como de rapidez de ser consumida.

Os Web Stories são basicamente isso: a evolução de um artigo em texto – mais visual, mais fácil e mais rápido de ser consumido do que este.  Os Web Stories vêm para aperfeiçoar o tempo de aprendizado sobre um assunto, um produto ou uma notícia.

Caso você não esteja familiarizado com Web Stories, veja alguns Web Stories do O Globo ou um exemplo nosso interno das 21 Dicas de Google Ads.

Onde o Web Story é Exibido?

O Web Story é exibido no Carrossel do Google Discover em telefones Android e iOS. Caso você tenha Android, o Google Discover é aquela última página à esquerda com informações relevantes para você. Veja aqui como personalizar o conteúdo exibido em seu Google Discover.

Prefere consumir esse conteúdo em vídeo?

Prefere Consumir Esse Conteúdo em Vídeo?

Caso prefira ver esse conteúdo no formato de vídeo, clique no Play abaixo. Alguns links e ferramentas são mencionados somente no formato texto.

Por que utilizar o Web Stories?

O primeiro ponto a favor dos Web Stories é que eles são uma novidade, e isso representa alta exposição. Quando os stories do Instagram foram anunciados, a plataforma oferecia mais alcance para as pessoas que faziam Stories, e isso acaba sendo uma verdade com a maioria das novidades lançadas pelas plataformas. Afinal, dando exposição gratuita para um tipo de formato fará com que muitas pessoas migrem para aquele formato para ter publicidade sem pagar nada e fará com essa novidade seja então disseminada.

O Google anda atualmente dando uma exposição muito grande para os Web Stories. Veja abaixo um gráfico desse Web Story sobre 21 Dicas de Google Ads.

Resultado de um Único Web Story em termos de tráfego orgânico
Tráfego Orgânico de um Único Web Story

Em questão de 5 dias tivemos mais de 760 mil impressões e mais de 6 mil cliques. Nada mal para um tráfego 100% gratuito né?

O Web Story pode ser facilmente interligado com seu conteúdo através de links internos para sua página, conteúdo, produto ou com o que você quer vender em última instância. O mais importante é que ele não canibaliza seus links, o que representa que você não vai perder alcance com isso. É uma relação ganha-ganha com o conteúdo que já existe em seu website.

Ferramentas para Criação de Web Stories

Infelizmente criar um Web Story à mão não é algo trivial – exige muito conhecimento de HTML, CSS, para dizer o mínimo. Portanto, é essencial que você encontra uma ferramenta boa que lhe facilite na criação de Web Stories.

Vamos às principais ferramentas que você pode utilizar para a criação de Web Story:

Plug-in Oficial do Google para WordPress para criação de Web Stories
Plug-in Oficial do Google para WordPress para criação de Web Stories
  • Newsroom AI: uma plataforma especialmente criada para facilitar a criação de Web Stories. O ponto negativo aqui é que o código fonte acaba ficando nas nuvens fora do seu website, mas você pode colocar o Web Story em uma página sua usando Embed.
  • MakeStories: outra plataforma de criação de Web Stories. Ela é recomendada pelo próprio Google.
  • Caso você seja desenvolvedor Web, você pode criar um Web Story à mão. O Google tem um tutorial próprio para a criação de Web Stories para programadores.

Dicas para Criação de Um Web Story

Escolhida a ferramenta, começa o planejamento da criação. O mais fácil é começar por conteúdos ou produtos que você já possui. Ou seja, use de base algo existente e crie seu Web Story para ser um resumo daquele conteúdo, obviamente com links para ele.

Comece pelos conteúdos que já estão ranqueados, ou seja, suas páginas mais bem posicionadas com o Google. Caso você não saiba isso quais são suas principais páginas Web, volte um passo me aprenda no mínimo a usar o Google Search Console antes de fazer seus Web Stories.

Identificado seus melhores conteúdos, escolha entre eles quais que mais convertem em vendas (diretas ou indiretas) e crie o primeiro Web Story como um resumo em forma de slides da primeira página da lista. Crie uma sequência lógica com passos ou números. Lembre-se que o conteúdo deve ser visual, rápido e fácil de ser consumido.

Uma outra dica é usar vídeos e animações para comunicar sua mensagem. Vídeos são bastante simples de serem incluídos – quase tão facilmente como imagens. Já animações podem ser um pouco mais complexas de serem criadas, mas nas ferramentas que colocamos acima permitem que você escolha criar uma cena (basicamente um slide do Web Story) a partir de um template. Escolha um template com animações caso você queira fugir de toda complexidade em torno desse assunto.

Obviamente, como qualquer conteúdo na Web, ele precisa ser otimizado para ser ranqueado no Google. Veja aqui os fatores de ranqueamento do Google em SEO.

Também é de extrema importância que você tenha a maior taxa de conversão possível em seu Web Story – o que nos leva a CRO (Conversion Rate Optimization). Leia esse artigo para saber como aumentar sua taxa de conversão orgânica usando CRO.

Por fim, da mesma forma que artigos 10x geram aumentos muito grande em tráfego orgânico, Web Stories 10x seriam a criação de visões únicas e completas de um assunto ou produto. Tente ao menos criar dois Web Stories 10x ao ano.

Resultados de um Web Story

Por ser ainda uma novidade, estar sendo muito exibido e ter pouca produção, seu conteúdo tem grande chance de ter um alto tráfego. Alguns clientes tiveram um aumento de até 5x o tráfego orgânico nas semanas que um Web Story era criado.

Web Story foi responsável por um aumento de 5x o número de usuários nesse website
Web Story foi responsável por um aumento de 5x o número de usuários nesse website

Obviamente seu Web Story precisa estar em um Site Map e esse Site Map precisa estar publicado no Google Search Console para você atingir resultados máximos.

Se Não Conseguir Fazer, Terceirize

Um erro muito comum entre microempresários é tentar fazer tudo sozinho. Por isso, se você tentar produzir os Web Stories e não conseguir ou achar trabalhoso, terceirize o projeto.

Se você não souber onde encontrar profissionais que façam Web Stories, crie um projeto em um desses website de contratação de freelancers, como o Workana e o Get Ninjas.

A mensagem é: faça você mesmo ou contrate ou freelancer. Não fazer não é uma opção caso você esteja no jogo de longo prazo de relevância e vendas através da Web.

[divider style="3"]A Lucro Digital é uma Empresa de Consultoria em Inteligência de Tráfego e Vendas Online e também de cursos nessa área.

Assine Nossa Newsletter