Métricas e Indicadores do Google Ads Essenciais Para Otimizar Sua Campanha (Versão 2021)

Você já se perguntou quais a principais métricas / indicadores do Google Ads que você deve acompanhar para otimizar sua campanhas e fazê-la vender pelo menor custo possível? Muitas métricas estão “escondidas” e você precisa adicioná-las às colunas para que fiquem visíveis. Entenda nesse artigo quais as principais métricas, o que você deve observar nelas e como torná-las visíveis. Sem as métricas corretas, sua campanha desviará do caminho e não será lucrativa.

São muitas as métricas do Google Ads, e você precisa entender que sem uma boa análise das métricas, você estará jogando dinheiro no lixo, pois não estará obtendo o que pode com o dinheiro investido.

No mínimo você precisa compreender quais estratégias estão funcionando, quais campanhas estão gerando mais impressões, quantos cliques cada campanha está gerando e quantas conversões você está tendo.

É importante lembrar também que o Google ganha dinheiro a cada clique. Já você, ganha por vendas – independente de quantos cliques isso levar. Por isso, é preciso fazer com que seus cliques sejam cada vez mais certeiros.

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Principais métricas do Google Ads a serem analisadas

Vamos dividir aqui as métricas em 5 categorias: Custo, Impressões, Cliques, Conversões e Chamadas. Vamos a um pequeno resumo do que é cada uma para depois entraremos nas métricas dentro de cada categoria.

As 5 principais categorias de métricas do Google Ads a serem analisadas
As 5 principais categorias de métricas do Google Ads a serem analisadas
  • Custo: além de medir quanto você quer gastar e quanto você está efetivamente gastando, é preciso que você controle o custo de cada clique e de cada operação importante em seu marketing.
  • Impressões: aqui, queremos medir o alcance da campanha e a aceitação dela pelo público que está a vendo.
  • Cliques: precisamos medir diversos aspectos dos cliques, como quantidade, custo por clique e a qualidade dele.
  • Conversões: é preciso saber se as pessoas estão de fato comprando o seu produto ou contratando seu serviço. Isso geralmente é feito através da definição de uma conversão (que pode ser um simples preenchimento de formulário) e a medição dessas ações.
  • Chamadas: para empresas que trabalham com ligações em suas vendas é preciso garantir que as chamadas estão sendo produtivas e quantas vezes estão sendo repetidas para cada cliente.

Vamos então detalhar cada uma dessas categorias.

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Grande parte desse conteúdo pode ser visto no vídeo abaixo.

Métricas de CUSTO do Google Ads

Métricas Importantes de Custo do Google Ads
Métricas Importantes de Custo

Temos três tipos principais de métricas de custo a serem acompanhadas:

  • Custo total: essencial para controle financeiro. Ele representa todo o custo com Marketing da sua empresa com o Google Ads. É muito importante que o custo total seja um valor que você consiga pagar sem que isso cause algum tipo de prejuízo na sua empresa. O Google Ads oferece grandes resultados, mas nem sempre isso acontece nas primeiras campanhas. O valor que você coloca ali é o gasto diário. O Google pode até gastar duas vezes o orçamento diário em um dia, mas não gastará mais do que o orçamento diário vezes 30,4 em um mês;
  • Custo médio: representa o custo médio por clique ou visualização de vídeos. Estão presentes nas métricas padrões que acompanham as campanhas;
  • Orçamento recomendado: calculado com base nas campanhas que estão rodando, indica quanto o Google Ads acredita ser o orçamento ideal para você colocar em sua campanha. Ele pode ser acessado e incluído em suas métricas clicando em colunas (na tela de Campanhas), acessando Simulador de Orçamentos e escolhendo Orçamento Recomendado.

Veja abaixo como incluir a coluna de Orçamento Recomendado:

Adicionando a Coluna de Orçamento Recomendado em sua Campanha do Google Ads
Adicionando a Coluna de Orçamento Recomendado em sua Campanha

Métricas e Indicadores de IMPRESSÃO do Google Ads

Nas impressões, a principal métrica é “Impressões Totais”, que é calculada somando todas as vezes que seu anúncio foi exibido, independente se foi ou não clicado. É uma métrica muito relativa, mas dá uma boa visão do alcance que sua campanha do Google Ads anda tendo.

A métrica Parcela de impressão perdida tem uma versão separada para Rede de Pesquisa e outra para a Rede de Display – você deve adicionar de acordo com o tipo de sua campanha. Ela mostra a porcentagem das vezes que era possível exibir sua campanha, mas ela não foi porque seu orçamento tinha terminado. Ela é muito importante para saber o quão longe você está dos seus objetivos. É importante saber que o Google não otimiza (ou demora muito para otimizar) caso esse número seja maior que 70%, ou seja, caso você apareça em menos de 30% das vezes que você poderia. Se esse for seu caso, reduza a abrangência das palavras-chave ou a abrangência geográfica de sua campanha.

Principais Métricas de Impressão do Google Ads
Principais Métricas de Impressão do Google Ads

Métricas e Indicadores de CLIQUES do Google Ads

Os cliques não são tão importantes, porém, ele é uma informação que mostra que as pessoas estão indo para o seu site. Se você tem muitos cliques e nenhuma venda, significa que existe algo errado com ele.

É preciso analisar o site e conferir todos os CTAs (Call To Actions – Chamadas para Ação) e formulários para garantir que seu site não está apenas recebendo visitas, mas também recebendo leads.

O CTR ou Taxa de Cliques indica qual a porcentagem de cliques que seu anúncio teve depois que foi impresso. É uma ótima métrica para analisar quão interessante e atrativo está o seu anuncio.

Veja esse artigo para identificar o que é um bom CTR / CTR Ideal.

Para aumentar seu CTR, você precisa de uma boa copy em seus anúncios do Google Ads – e nada melhor que o modelo MECLABS.

Os cliques inválidos indicam cliques sem o objetivo de venda por parte do seu cliente. É muito comum algumas empresas clicarem em anúncios de seus concorrentes com a falsa ideia de que fazendo isso, o concorrente estará gastando dinheiro com os anúncios e não tendo retorno. Porém, o que essas empresas não entendem é que o Google sabe disso, e devolve o dinheiro gasto pelos clientes nesses cliques falsos.

A métrica de cliques inválidos é fundamental para você saber se seu site está sendo alvo de concorrentes desleais ou se está recebendo muitos cliques fraudulentos.

O CPC Médio (Custo Médio do Clique) representa exatamente o que seu título fala: o preço médio que você paga por cada clique.

O CPC sofre influência de uma série de fatores, principalmente do índice de qualidade. Uma das melhores formas de melhorar seu índice de qualidade, além da relevância do seu anúncio é fazê-lo disponível para públicos mais engajados. Veja aqui o que são públicos personalizados e seus tipos e uma série de truques para melhorar a qualidade do seu anúncio com eles.

Métricas e Indicadores de CONVERSÃO do Google Ads

A conversão é o item mais importante de todos. O número de conversões vai lhe informar quantas pessoas que visitam seu website buscando seu produto ou serviço realmente fazem uma ação de conversão, que geralmente é definida por uma compra direta, um preenchimento de formulário, um clique para falar no WhatsApp ou no chat ou qualquer outra ação que possa resultar em uma venda após aquela ação.

Veja aqui como criar uma conversão do Google Ads com o Google Tag Manager (GTM).

Principais Métricas de Conversão do Google Ads
Principais Métricas de Conversão do Google Ads

É possível criar conversões facilmente em seu site através do Tag Manager. Temos um vídeo ensinando passo a passo para fazer isso no canal.

Dentro de conversões, temos a métrica Conversões, que basicamente relata o número de conversões que aquela campanha originou.

O custo por conversão indica o custo real por cada conversão realizada no seu site. Por exemplo, se uma nutricionista faz marcações de consulta através do website impulsionado por uma campanha do Google Ads, e ela tem um custo de conversão de R$ 20, isso significa que a cada 20 reais investido no Google alguém está marcando uma consulta pelo website. Se a consulta dela é de R$ 300,00, isso significa que ela está tendo um lucro bruto de R$ 280 com as campanhas do Google Ads.

A taxa de conversão representa o número de cliques que a pessoa precisa ter para chegar ao momento da conversão no seu site. Suponhamos que a pessoa busque por nutricionista e entre no seu site. Nem todas vão marcar a consulta certo? Se a cada dez pessoas que entrarem pela pesquisa do Google, uma marca uma consulta, sua taxa de conversão  será de 10%.

A taxa de conversão indica o quão bom está o seu site e suas pesquisas de palavras-chave.

Métricas e Indicadores de CHAMADA do Google Ads

As chamadas representam as ligações telefônicas que sua empresa recebe a partir de um anúncio do Google.

Métricas de Ligação do Google Ads
Métricas de Ligação do Google Ads

A métrica Ligações Telefônicas indica o número de chamas efetuadas a partir do seu anúncio.

PTR é o CTR da extensão de chamada, ou seja, representa a porcentagem de cliques que a sua extensão de chamada recebe após ser impressa. Por exemplo, se a extensão de chamada foi impressa 100 vezes e você teve 5 ligações, seu PTR é de 5%.

Se ligações são importantes para você, provavelmente você precisa de uma extensão de local do Google de também – veja aqui como criar e ter resultado com elas.

Próximos Passos

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