Técnica de SEO Que Tornou o Airbnb Imbatível nas Pesquisas do Google

Você já parou para analisar como o Airbnb se tornou imbatível nas pesquisas orgânicas e utiliza o SEO para permanecer sempre nas primeiras páginas do Google? O SEO foi uma das coisas que fez o Airbnb explodir e se tornar uma potência no mundo.

A técnica do Airbnb é utilizada por muitas empresas que buscam aumentar seus resultados orgânicos no Google, e pode ser feita por websites que oferecem vários tipos de produto e serviços.

Faça o seguinte experimento: realize uma pesquisa no Google digitando “Airbnb + Sua cidade”.

SEO e Airbnb - pesquisa +airbnb +sua cidade
SEO e Airbnb – pesquisa +airbnb +”sua cidade”

Verifique que os primeiros links orgânicos são de uma página do próprio Airbnb sobre imóveis na sua cidade e também talvez exista resultados com imóveis que o Airbnb tem em bairros na cidade que você pesquisou.

A página que provavelmente ocupa o primeiro lugar orgânico é a da cidade pesquisada, cujo título geralmente é “[CIDADE] Locações por Temporada e Acomodações”, onde [CIDADE] é a cidade que você digitou na sua pesquisa. Por exemplo, na pesquisa que fiz com “Airbnb Porto Alegre”, o primeiro resultado orgânico, como mostra a imagem acima foi “Porto Alegre Locações por temporada e Acomodações”.

Independente da cidade que você digitar, a página será a mesma. Terá uma pesquisa em cima já com a localização preenchida, uma foto da cidade, alguns imóveis em destaque naquela localização e por fim ideias de outras cidades perto desse destino.

Esse Artigo em Vídeo

Temos esse assunto gravado em vídeo. Ele não é exatamente igual, mas cobre praticamente tudo o que falamos aqui.

O ideal mesmo, é você ler antes e depois assistir ao vídeo, pois seu entendimento será muito maior.

Página do Airbnb é um template de SEO

Essa página que você vê é um modelo e é replicada por todas as cidades. Isso pode ser feito manualmente, criando uma lista com todas as cidades e desenvolvendo uma página para cada cidade, ou pode ser feita sistematicamente, que é o caso da Airbnb.

Para perceber esse fato, acesse a página que apareceu como resultado e analise ela. Em seguida repita a pesquisa, porém desta vez, pesquise por “Acomodações em São Paulo”. Sim, essa pesquisa já é muito mais genérica e nem cita “Airbnb”, mas o poder do SEO do Airbnb já se mostra presente.

Perceba que é exibida a mesma página do Airbnb encontrada na última busca, nos primeiros resultados.

Página Modelo de SEO do Airbnb
Página Modelo de SEO do Airbnb

Quem veio antes, o ovo ou a galinha?

O Google sabe que o Airbnb é um dos sites mais relevantes para quem estiver procurando casas e apartamentos em São Paulo (no exemplo da pesquisa acima), ou o Airbnb percebeu que com essa técnica de ter uma página para cada localidade pesquisada faria que o Airbnb se tornasse uma autoridade referência em acomodações para alugar?

Neste caso, os dois vieram juntos. A estratégia de SEO do Airbnb funcionou perfeitamente, ajudando o site ranquear organicamente até alcançar a primeira página do Google. E isso economiza milhões de dólares em marketing, pois o custo dos cliques em links orgânicos na página de resultado do Google é zero, diferente dos anúncios. Por isso, o Airbnb aposta tanto em SEO e não é por acaso que o site cresceu muito após essa estratégia.

Você ainda está pensando nos milhões de dólares de economia né? Talvez esteja pensando que não é tanto. Pense assim – cada clique patrocinado em média de 0,40 centavos de dólar. E pense que o tráfego orgânico passa fácil os 15 milhões de cliques mensais. Por um cálculo simples isso é 0,4 * 6 milhões = 6 milhões de dólares. Sim, é uma economia GIGANTE em marketing devido a um bom SEO. Pense o que a Airbnb consegue investir com esse 6 milhões de dólares a mais por mês.

Por outro lado, o Google entende que o Airbnb é extremamente relevante para os usuários, pois os usuários que encontram essa página acabam interagindo com ela e acabam achando-a relevante. Isso fez com que ele acabe mostrando essas mesmas páginas em pesquisas muito mais amplas como em “Acomodações em Porto Alegre”,por exemplo.

Técnica de SEO do Airbnb: primeiro lugar nos resultados orgânicos
Técnica de SEO do Airbnb: primeiro lugar nos resultados orgânicos

Já imaginou a explosão de tráfego que isso causa? Isso fez com que o Airbnb crescesse em várias localidades e bairros do mundo inteiro. O processo é feito por meio dos arquivos que avisam o Google sobre isso, por exemplo, os arquivos robots.txt e o próprio Sitemap.

Veja como criar um sitemap aqui.

Em resumo, o Airbnb cria páginas modelo, com informações padrão, com imóveis  destaque disponíveis naquela região. Essa estratégia deu tão certo que a empresa expandiu isso para o nível de bairro (e não somente o nível de cidades) em diversas cidades do mundo.

O que podemos aprender com a estratégia de SEO do Airbnb?

Existe uma série de aprendizados com a estratégia de SEO do Airbnb. Destacamos o seguinte ditado, em inglês: “The rich are in the nitches”, em português, “a riqueza está no nicho”. Isto vale tanto para B2B (empresas que vendem para outras empresas) como B2C (empresas que vendem para o consumidor final).

Suponhamos que uma pessoa esteja buscando uma nutricionista. Existem vários tipos de nutricionistas – são os sub-nichos da nutrição: nutricionistas esportivos, para emagrecimento, para ganho de peso e vários outros sub-nichos, cada um com a sua importância e objetivo. Se o profissional possui uma página de sub-nicho para que seu paciente o encontre facilmente em uma busca, ele está na frente de quem tem uma página somente de “Nutricionista” de forma genérica, sem os destaques para os sub-nichos específicos. Pense aqui nos sub-nichos como as cidades para o Airbnb.

Por exemplo, eu pratico ciclismo. Busquei esses tempos uma nutricionista esportiva que me permitisse ter maior desempenho na minha atividade. Realizei, então, uma busca por nutricionista esportiva e acabei contratando uma profissional que tinha uma landing page específica para este nicho, ou seja, ela em parte usava a estratégia de SEO do Airbnb.

As pessoas buscam especialistas para resolver o problema delas

Novamente “The rich are in the niches”.

Os profissionais que utilizam a estratégia de segmentar sub-nichos específicos (que é a base da estratégia de SEO do Airbnb) conseguem uma conversão muito mais alta (em termos percentuais) e podem cobrar muito mais caro, pois se vendem como especialistas naquele assunto. Além, ´[e claro, de conseguirem subir nas pesquisas do Google muito mais rapidamente.

Especialistas conseguem mais contratos com menos leads e menos tempo de captação. Por isso, essa estratégia vale para todos os negócios do mundo.

Como utilizar a estratégia de SEO do Aribnb no seu negócio?

O primeiro passo é listar os seus principais nichos / sub-nichos. Se você não sabe quais são os seus principais nichos, abra o Google Ads e digite “[Seu serviço] para ”. Exatamente assim. Pare de digitar após o espaço. Isso irá trazer as principais pesquisas relacionadas ao que você está digitando.

Por exemplo, caso você seja advogado, digite “advogado para “, como demonstrado abaixo:

Como ter ideias de páginas template de SEO
Como ter ideias de páginas template de SEO

Próximos Passos: Montar sua “Estratégia de SEO do Airbnb”

Agora, com posse dessas informações, monte uma página padrão para o seu serviço nesses sub-nichos que o Google lista como principais pesquisas. Faça diferenciações, caso seja necessário, de acordo com o tipo de serviço que você presta.

Leia esse artigo,caso você não entenda ainda o que é SEO e como o Google funciona.

Não ache que no dia seguinte após você criar essas páginas você já estará nas primeiras posições do Google. SEO leva um tempinho até ranquear. E sim, isso pode ser um pouco trabalhoso. É possível que você encontre de 30 a 40 sub-nichos para seu serviço, mas é um grande investimento que vai lhe trazer ótimos resultados com tráfego orgânico.

Essa dica vale ouro. Se a estratégia for bem feita, é possível ranquear a página rapidamente (em alguns casos em até três semanas). Crie um template (modelo), defina todos os nichos que você busca alcançar e crie cada uma das páginas.

E não pare nessa técnica: crie ao menos dois conteúdos 10x (que são conteúdos sobre um assunto muito melhor que o de seus concorrentes) a cada ano e tenha certeza de sempre pensar em SEO e CRO juntos.

Por último, aproveito o momento favorável dos Web Stories – que trazem hoje muito tráfego orgânico. Veja o que é um Web Story e como criar o seu.

É muito importante utilizar o Yoast caso utilize o WordPress, para que seu site tenha um sitemap.

Se você tem interesse em ir mais a fundo nessa maravilhosa arte do SEO. temos um curso para levar você do zero ao avançado em SEO, com o curso completo de SEO – o SEO Acelerado.

[divider style="3"] A Lucro Digital é uma Empresa de Consultoria em Inteligência de Tráfego e Vendas Online e também de cursos nessa área.

Assine Nossa Newsletter