Segmentação por renda em anúncios do Google Ads – tanto de pesquisa quanto de Display quanto de vídeo – podem mudar radicalmente o desempenho de uma campanha. Mas para que ela funcione, você precisa entender como o Google vê a renda e o que isso significa dentro do Brasil.
Caso você deseje ler sobre otimização de campanhas e anúncios do Google Ads sobre outros aspectos, confira as 21 Dicas de Otimização do Google Ads.
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Voltando a segmentação por renda no Google Ads, você precisa entender a renda média familiar brasileira não é uniformemente distribuída. Isso porque os 2,7% mais ricos do país contribuem com 1/5 valor inteiro da renda média do país, que em 2021 foi de R$5.088,70.
Desse modo, sem uniformidade, os 50% mais pobres do país ganham em média R$800,00. Assim, se considerarmos uma casa que tem em torno de 3 pessoas trabalhando, a renda familiar média é de R$2.400, que é menos da metade da média de R$5.088,70.
Dentro deste cenário, o poder de compra também é influenciado. Não há dúvidas de que o poder aquisitivo de uma família com 6 pessoas que recebe R$5 mil reais é completamente diferente de alguém que mora sozinho recebendo o mesmo valor.
Agora, levando estas características econômicas dos brasileiros em consideração, para quem está preocupado com a sua campanha de marketing digital, vem a pergunta: será que a segmentação por renda familiar no Google Ads realmente funciona?
Continue a leitura e entenda melhor sobre esse recurso do Google e aprenda algumas dicas valiosas sobre segmentação e otimização.
Como a Renda Familiar é Segmentada no Google Ads?
A ferramenta do Google define seis faixas de renda familiar, os top 10% (os dez por cento mais ricos) ao lower 50% (os 50% por cento menos ricos).
A divisão do Google, que vira então a famosa segmentação por renda no Google Ads, fica com as categorias abaixo:
- 10% com maior renda familiar;
- 11-20% com maior renda;
- 21-30% com maior renda;
- 31-40% com maior renda;
- 41-50% com maior renda;
- 50% mais pobres (os com menor renda familiar);
- Desconhecido.
Pelos nossos cálculos, com os 50% mais pobres ganhando em média R$ 800 mensais e com a família sendo em média três pessoas, temos uma renda familiar média de R$ 2.400,00 para os 50% mais pobres. Isso é muito, mas muito diferente da renda média de R$5.088,70, que muita gente pensa que significa os 50% mais pobres.
Além da ciência dos números acima, outra regra que você tem que ter na cabeça quando utilizar a segmentação por renda familiar é pensar de forma exclusiva.
Imagine um cenário em que você vende para os mais ricos, ou seja, seus produtos são para a Classe A. Entretanto, por serem produtos de muito desejo, muitas pessoas da classe B e C economizam dinheiro o ano inteiro para então comprar seu produto. Você usa segmentação por renda familiar? Se sim, qual classes coloca e quais classes exclui?
A resposta para essa pergunta deve ser puramente estatística. Se por exemplo, 90% dos seus clientes são os mais ricos e somente 10% das vendas vêm das outras rendas mais baixas que economizam o ano inteiro para comprar seu produto:
- Caso você ainda tenha espaço para crescer na Classe A (você ainda não está vendendo para todos dessa classe), segmente sua campanha do Google Ads para focar SOMENTE nos 10% mais ricos. Sim, esqueça dos outros 90%. E a razão é simples, focar em 10% das pessoas com uma assertividade muito maior, torna sua campanha MUITO mais barata e seu ROI MUITO maior.
- Caso você já esteja com o mercado da Classe A quase esgotado, aí sim, você focaria nas outras classes. Mas lembre-se que isso é um caso muito raro, então veja bem se esse é o seu caso.
Obviamente se as percentagens mudam – por exemplo, 70% vem da classe A e 30% das outras classes, e você tem espaço para redução de ROI em prol de um maior volume de vendas, provavelmente aqui vale não restringir somente aos 10% mais ricos na segmentação de renda familiar do Google Ads.
Talvez você queria conferir 8 Dicas para Aumentar seu Tráfego Qualificado Utilizando o Google Ads.
Estratégia de Segmentação Por Renda
Agora que você já entendeu melhor sobre essas segmentações, vamos para a estratégia que você deveria seguir:
- Segmentação sempre funciona: no Google, quanto mais segmentado, melhor. Por isso, utilize o máximo que conseguir, adicionando segmentação por sexo, idade e renda, entre outros.
- Conheça seu cliente ideal: entenda como ele trabalha, como ele age, quem ele é, como ele compra e por fim, por que ele compra. Ao entender bem o seu cliente ideal, você consegue compreender a maioria das informações pessoais dele. Um excelente artigo para ver é o CTR Ideal e Algumas Dicas Para Aumentá-lo.
- Não julgue rápido demais: existem diversos produtos que pela lógica nunca seriam comprados pelos 50% mais pobres, e mesmo assim eles compram. Mas por quê? Bem, essas pessoas dão importância a determinados produtos, e por isso fazem economias para adquirir aquele item.
- (Quase) nunca desligue a segmentação ‘’desconhecido’’: praticamente todas as segmentações que o Google oferece (como idade, sexo, renda, status parental) apresenta a opção “desconhecido”. Em algumas segmentações, desligar o “desconhecido” não apresenta muito impacto. Entretanto, desligar o “desconhecido” na segmentação por renda familiar do Google Ads é um grande problema. Justamente devido ao fato de o Google ter poucas informações sobre a renda de muitas pessoas, desligar o “desconhecido” aqui exclui uma quantidade enorme de pessoas que poderiam acabar comprando de você.
- Esqueça o famoso ‘’namorado que compra bolsa’’: vamos utilizar uma loja que vende bolsas femininas nesse exemplo. Poucos namorados fazem pesquisa para comprar bolsa para a mulher. A porcentagem é tão pequena que, de uma forma geral, não vale a pena direcionar conteúdo para os homens nesse caso, pois o número de pesquisas será muito maior do que as compras em si, reduzindo seu ROI. Eu disse geralmente, porque também depende do seu poder financeiro e de sua vontade de expandir. De forma geral, nesse exemplo acima, é muito mais rentável investir todo o orçamento para atingir mulheres.
Dicas de Otimização
- Analise suas conversões: analisar as conversões é muito importante para você conseguir identificar o que está ou não dando certo. E mesmo que o seu negócio não seja venda online direta, é importante gerar uma conversão da ação dos usuários (veja como fazer isso nesse artigo sobre Criação de Conversão do Google Ads através do Google Tag Manager). Atentando-se a esse aspecto, é possível realizar uma análise de idade, de público alvo, de renda familiar e de status parental, entre outros atributos.
- Campanhas diferentes para públicos diferentes: em alguns nichos onde os preços dos produtos atingem rendas e pessoas muito distintas, vale a pena ter campanhas separadas para cada tipo de renda. Em uma joalheria, por exemplo, podem existir peças muito caras que são destinadas aos 10% mais ricos, e semi-jóias, que vão ser para o público que ganha menos. Então, se você deseja atingir públicos diferentes, é importante realizar testes, criar duas campanhas distintas, para oferecer o produto certo para o cliente certo.
- Inteligência de tráfego e ciência de conversão: A realização dos testes faz parte de uma área conhecida como Inteligência de Tráfego e Ciência de Conversão. Muitas pessoas fazem por si só os testes. Outras, contratam serviços para criar essa otimização. Utilizar a ciência de conversão permite que você otimize a sua campanha, podendo combinar diversas segmentações de acordo com o público que você deseja atingir.
Como fazer a Segmentação por Renda Familiar no Google Ads
Veja como segmentar sua campanha do Google Ads por Renda Familiar:
- No Google Ads clique na parte “campanhas”;
- Ao entrar em “Campanhas” selecione “Informações Demográficas”;
- Em seguida, clique em “Renda Familiar”.
- Em “Renda Familiar”, na parte de baixo, aparece toda segmentação do Google, seguindo os parâmetros dos 10% com maior renda, 11 a 20% 21 a 30%, 41-50% e 50% com menor renda.
- Agora seu objetivo é entender quem clica e quem compra – que podem ser pessoas bem diferentes. Após entender o perfil do seu comprador pelo gráfico (marcando conversões), seleciona abaixo quais as rendas que deseja excluir e clique em Editar -> Excluir do grupo de anúncios
Próximos Passos
Analise seus dados e otimize sua campanhas. Caso não consiga ou não tenha tempo de fazer esse e todos os demais passos para criar seu funil de vendas, agende uma reunião de consultoria com a Lucro Digital para que possamos identificar o que precisa ser feito e montarmos um plano de ação de 6 meses onde iremos trabalhar juntos.
Caso queira se aprofundar em Funil de Vendas, acesse nosso artigo sobre Funil de Vendas com o Google Ads ou então Os 7 Erros A Serem Evitados na Criação de Um Funil de Vendas.
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