21 Dicas de SEO Matadoras Para 2021

Se você chegou até esse artigo, você está à procura por dicas de SEO – e aqui você encontrará 21 dicas que você pode implementar rapidamente em seu website ou seu e-commerce para melhorar seu SEO e estar mais próximo da primeira posição na tela de resultados do Google (SERP).

Preparado? Vamos então às 21 dicas.

Ah, se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, temos o SEO Acelerado – um curso completo de SEO com aulas de reforço ao vivo e com todo o suporte que você precisa para chegar no topo do Google.

Dica 1 de SEO: Palavras–chave

Quando pensamos em estratégia em SEO, não temos como não citar as palavras–chave.

Um dos principais erros em SEO é escolher as palavras erradas a serem ranqueadas. E esse pode custar muito caro e pode demorar muito tempo para você perceber o tamanho do problema.

Basicamente, você precisa pensar em duas coisas durante a escolha das palavras a serem ranqueadas:

  1. Há pesquisas orgânicas suficientes (de nada adiante você ranquear em palavras ou termos-chave com apenas 2 pesquisas mensais)
  2. São possíveis se serem ranqueadas. Isso pode ser visto através do SD (SEO Difficulty – Dificuldade de SEO). Tente escolher no início palavras com SD menor ou igual a 30
  3. Conseguem vender o seu produto ou seu serviço. De nada adiante ranquear um termo desconexo com o produto ou serviço que você vende.

Temos um artigo sobre aumento do tráfego orgânico em seu website.

Dica 2 de SEO: Core Web Vitals

O Google recentemente informou que a partir de maio de 2021 incluirá Core Web Vitals (CWV) no algoritmo de ranqueamento. Core Web Vitals inclui:

  • – O tempo de leitura da página;
  • O quanto o seu site é estável (quantidade de itens se movendo após a leitura);
  • Quão rápido o usuário consegue interagir com a sua página.
Core Web Vitals será mais importante para SEO
Core Web Vitals será mais importante para SEO

Há diversas ferramentas hoje que possibilitam medir o Core Web Vitals, entre ele o Google Search Console, o Page Speed Insights e o Google Lighthouse, entre outros.

Para se aprofundar em Core Web Vitals veja esse conteúdo específico sobre o tema e entenda como ele influencia em SEO.

Dica 3 de SEO: Favicon

Falar do Favicon como otimização em SEO, pode até parecer bobo, contudo, acaba ajudando no nosso objetivo final.

Para quem não sabe, o Favicon é a imagem que aparece nas abas do seu site, e no caso da busca no celular, é o ícone ou figura que estará ‘’representando sua página’’.

No caso das buscas feitas pelo celular, a imagem que aparece tende chamar atenção para o clique, aumentando seu CTR.

Dica 4 de SEO: Conteúdo 10x

Você já ouviu falar no conteúdo 10x? Muitas pessoas não sabem dessa estratégia em SEO.

Basicamente, conteúdo 10x é um conteúdo 10 vezes melhor que o melhor conteúdo que você consegue encontrar sobre um determinado assunto na Internet.

Para isso, é necessário pesquisar profundamente, com tempo e planejamento e definição da estratégia de conteúdo.

Quando você acerta na estratégia, o resultado vem em seguida, catapultando seu conteúdo para as primeiras páginas de resultado do Google, justamente pela relevância que terá.

Acesse nosso conteúdo exclusivo sobre Conteúdos 10x para SEO para se aprofundar no assunto.

Dica 5 de SEO: Breadcrumb

Breadcrump, que pode ser traduzindo como “migalhas de pão”, geralmente fica acima dos websites, , representando o caminho que o usuário percorreu na navegação (Eletrônicos è Celulares è Samsung), podendo voltar em categorias anteriores com apenas um clique. Ele também influencia na taxa de cliques (CTR).

Lembre-se que o Google mostra o breadcrump na página de pesquisa, tanto do celular como no computador.

Usar o bom senso para fazer o seu breadcrumb é essencial, nem longo demais, nem curto demais.

Outra dica é importante são as palavras–chave e as categorias.

Acesse e veja dicas de como ranquear seu e-commerce no Google em nosso artigo exclusivo sobre o assunto.

Dica 6 de SEO: Meta descrição

Ouvimos falar bastante que a meta descrição não é algo tão importante para a estratégia em SEO, porém, garantimos que quem fala isso não entende as reais técnicas de SEO.

Basicamente, estamos falando de uma prévia do seu conteúdo que vai aparecer na busca de resultados, precisando ser algo atrativo o suficiente para o clique.

Segundo dados do próprio Google, ele acaba reescrevendo cerca de 70% das metas descrições de sites. E isso acontece porque o conteúdo descrito nem sempre bate com o artigo, ou as palavras-chave não estão corretas em relação à busca.

A meta descrição precisa ser pensada para ter ranqueamento de acordo com o conteúdo e as palavras–chave utilizadas pelo usuário durante uma busca.

Acesse esse artigo para entender como o Google funciona e realiza pesquisas.

Dica 7 de SEO: Crie Webstories

As famosas stories do Instagram também chegaram o Google, sendo um conteúdo para o Discover, algo que a empresa vem explorando.

Aprenda mais sobre o assunto e sobre algumas ferramentas onde os WebStories podem ser feitos. É a dica da hora!

Se você tem um website feito em WordPress, criar webstories fica ainda mais fácil com o plugin de Web Stories para WordPress do próprio Google.

A estratégia do Google é simples: como é algo que ele precisa promover, quem faz uso acaba ganhando destaque, um incentivo para que os criadores de conteúdo utilizem cada vez mais.

Dica 8 de SEO: Número Nos Títulos

Números nos títulos aumentam o CTR (taxa de cliques). Porém, é preciso prestar atenção: o número deve fazer sentido dentro daquele título e dentro do contexto do conteúdo. Não pode ser jogado aleatoriamente.

É sabido que datas também são grandes atraentes em títulos (“Os processos trabalhistas em 2021”).

Desde que o Google começou com o “Mobile First”, a versão principal que é ranqueada dentro do Google é a versão mobile. Em segundo lugar, temos a versão desktop.

Por conta de tais mudanças e para otimização em SEO, muitos sites acabaram fazendo cortes na versão mobile, e isso, automaticamente, acabou reduzindo o número de links.

Por isso, a dica por aqui é fazer uma vistoria total em seu site para verificar se nenhum link ficou perdido no meio do caminho.

Faça uma auditoria em suas páginas de versão mobile para ver se você não está perdendo algo relevante. Comece por aquelas de maior ranqueamento.

Dica 10 de SEO: Boilerplate

Boilerplate é uma parte do seu título que sempre se repete.

Veja o exemplo abaixo:

Boilerplate como mecanismo de SEO
Boilerplate como mecanismo de SEO

Perceba que existe algo em comum em todos os títulos, e isso acaba aumentando a identidade da empresa e pode se tornar até mesmo uma série de conteúdo.

Teste com e sem boilerplate, mas saiba que na grande maioria dos casos ele ajuda no longo prazo. Inclusive, o Yoast traz como padrão o meta título ter a sua empresa sempre no final (ou seja, usa o nome da sua empresa como boilerplate)

Dica 11 de SEO: FAQ e QA

Na dica 11, estamos falando sobre páginas de perguntas e respostas, dúvidas e afins.

O Google consegue apresentar essa página como prioridade nas buscas feitas, desde que a resposta para o usuário esteja nela.

É uma forma de aumentar a experiência do usuário e, fazer isso, pode ser fácil, por exemplo, com o uso do YOAST, que já tem esse tipo de estrutura, como pode ser visto abaixo:

Dica 12 de SEO: Atualize Seus Principais Conteúdos

Não poderia faltar entre as dicas uma das mais efetivas e com resultados a curto prazo: a atualização de conteúdos bem ranqueados.

Estamos falando de ver quais são seus principais conteúdos no passo e selecionar os melhores para realizar uma atualização.

É normal que com o passar do tempo, tais conteúdos vão perdendo a atração, novas páginas acabam surgindo e aquele conteúdo não gera tantos cliques.

Quando você atualiza esses conteúdos, com novos dados, novas soluções, com informações ainda não mencionadas, esse acesso tende a voltar.

Já vimos alguns casos que a atualização de conteúdo aumentou em mais de 1000% o tráfego que aquela página estava tento antes da atualização.

Sabemos que dentro da estratégia em SEO, temos os chamados links internos.

A dica nesse tópico é pegar páginas mais antigas do seu site e linkar com conteúdos novos. Dessa forma, você estará aumentando o tempo do usuário em seu site.

Novamente, temos uma ação com rápidos resultados quando feita da forma correta, ou seja, o link deve ter sentido dentro do conteúdo.

Outra dica relacionada aos links internos é sobre a eleição de conteúdos pilares, aqueles que você considera os mais importantes dentro do seu site.

Esses conteúdos pilares devem ser linkados sempre que possível.

Pegue páginas mais antigas e comece a linkar em conteúdos novos para o público ter acesso.

Remova links que não ajudam nem no ranqueamento das palavras escolhidas nem na venda em si. Foque mais no conteúdo que você elegeu como pilar e em links que possibilitem a venda do seu produto ou serviço.

Além de atualizar o conteúdo em si, é importante atualizar o conteúdo com links para dar um ar mais atual. Isso torna o conteúdo mais atrativo.

Por exemplo, um conteúdo de 2016 com dados sobre o Brasil, é interessante ser atualizado para ter dados de 2021 com um link que leve o usuário aos números de 2021.

Dica 16 de SEO: Tópicos

Os tópicos aqui, se referem ao nicho que será explorado e a consistência de como isso será feito.

O ideal é que você fale sobre diversos ângulos de um mesmo tópico.

Sabemos que o nicho é um ponto chave e mantendo uma certa consistência nesse assunto fará com que o Google entenda a relevância do conteúdo e comece a ranquear as páginas do seu site sempre que aquele tópico for pesquisa.

Dica 17 de SEO: Títulos

Use o máximo de títulos que conseguir, sempre pensando nas palavras que quer otimizar naquela página.

O Link Outreach é a divulgação dos seus links. A ferramenta Moz tem uma funcionalidade que ajuda muito nesse aspecto: o link intersect.

Link Intersect do Moz
Link Intersect do Moz

Vamos explicar, resumidamente, como a ferramenta funciona e no que pode te ajudar.

Você coloca o seu site e dois concorrentes e a a ferramenta vai mencionar quais são os websites que apontam para seus concorrentes e não apontam para você. Isso facilita muito você descobrir quais os websites que teriam interesse em você, já que ele já tem interesse nos seus concorrentes.

Isso pode ser feito a nível de domínio e a nível de página.

Dica 19 de SEO: Seja o Último Clique

Dentro das dicas de SEO, temos esse título um tanto quanto curioso, afinal, por que ser o último clique do usuário?

Para o Google, ser o último clique significa que a sua página foi aquela que resolveu todas as questões de quem estava buscando pelo tema.O usuário ficou tão satisfeito que não precisou mais procurar em nenhuma outra página.

A dica para conseguir ser o último clique é pensar no que o usuário está buscando, e responder vários ângulos sobre o mesmo tema.

Isso tem relação com a experiência do usuário, que sabemos que o Google tanto prioriza.

Dica 20 de SEO: Tenha um Sitemap Completo

Outro ponto muito importante é ter um Sitemap.  Ele deve estar automatizado, sempre coletando conteúdos novos ou atualizados para que isso seja informado ao Google. Muitas plataformas, como o próprio Yoast, oferecem essa funcionalidade de graça.

Se você não tem sitemap atualizado, fica muito difícil trabalhar SEO.

Para se aprofundar no assunto, acesse nosso artigo e entenda como criar um sitemap para seu website.

Dica 21 de SEO: Checklist

Para finalizar nosso assunto sobre as dicas de SEO, temos o checklist.

Falar de SEO é falar de um caminho longo, que exige o planejamento de todas as estratégias citadas.

Qualquer desvio pode custar muito caro e o checklist pode te impedir de cometer erros bobos.

O checklist deve te ajudar com o que deve ser feito e, mais do que isso, com a ordem que tudo deve ser feito.

Enfim, quais dessas dicas de SEO você já utiliza? Deixe pra gente nos comentários?

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