Porque o Copywriting do Google Ads é Diferente

Copywriting no Google Ads

A arte do copywriting (arte de escrever textos que vendem sua empresa) do Google Ads difere bastante de um copywriting normal de e-mail ou de página.

As razões que tornam as técnicas de Copywriting do Google Ads tão específicas são:

  1. Intenção de Pesquisa: o texto deve estar 100% conectado com a intenção de pesquisa do usuário, pois ela é que define o que ele busca e porque ele busca aquele produto ou serviço;
  2. Tamanho dos Textos: em campanhas de pesquisa, o copywriting da campanha do Google Ads se resume a três títulos de 30 caracteres cada, uma URL de visualização e duas descrições de 90 caracteres cada uma;
  3. Índice de Qualidade: de nada adianta eu ter um texto lindo se esse texto fizer meu Índice de Qualidade do Google Ads (principal fator que define meu Custo por Clique – CPC) baixar muito e tornar meus anúncios mais caros.

Esse artigo foca em Copywriting para Google Ads. Caso esteja procurando dicas de otimização em todas as áreas do Google Ads, você talvez queria ver as 21 Dicas de Otimização Para Ficar Acima do seu Concorrente no Google Ads.

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Se desejar ver a aula que demos sobre esse conteúdo ao invés de ler, uma boa parte do que falamos nesse artigo está na aula abaixo:

Intenção de Pesquisa no Copywrting

O maior erro que se pode fazer em uma campanha do Google Ads é perder a intenção de busca do cliente. Se você fizer isso, você não conseguirá de forma alguma vender seu produto ou serviço. A intenção de pesquisa é a base de tudo.

Dito isso, veja esses dois resultados (reais) quando pesquisei “Melhor ERP 2020”

Duas Pesquisas Patrocinadas Reais

Perceba que eu digitei “Melhor ERP 2020”. Esses dois anúncios falharam em perceber minha intenção de pesquisa e já tentaram sair vendendo. Esse é um dos erros mais comuns – até porque a otimização fina de uma campanha para toda cauda longa de palavras pode levar algum tempo.

Veja os dois resultados abaixo (também reais) que fizeram o tema de casa e entenderam completamente a intenção de pesquisa, com um Copywriting muito melhor e mais ligado com a intenção real da minha pesquisa:

Copywriting no Google Ads: O Valor da Intenção de Busca
Dois anúncios patrocinados do Google que captaram a intenção de pesquisa

Esses dois últimos anúncios estão muito melhor! Estão dando exatamente o que estou pesquisando!

Deu para perceber a diferença entre o primeiro conjunto e o segundo conjunto de resultados? A diferença no CTR deve ser gritante, elevando o índice de qualidade desses dois anúncios abaixo.

A Fórmula de Copywriting do Google Ads da MECLABS

MECLABS, uma empresa dedicada em usar a Web como laboratório para estudar e aumentar o conhecimento de fatores que influenciam a escolha humana, conseguiu uma fórmula muito legal para aumentar a conversão como um todo.

A fórmula é apresentada abaixo. Não se assuste com ela – não é para você utilizá-la com uma fórmula matemática, mas sim como um guia.

Fórmula do MECLABS para utilizar como base do Copywriting do Google Ads
Fórmula de Conversão da MECLABS para usar no Copywriting do Google Ads

Essa fórmula é sensacional e cai como uma luva para criar um Copywriting incrível no Google Ads, principalmente se você está iniciando.

Entendendo a Fórmula da MECLABS

Veja os componentes da Fómula:

  • C: Chance de conversão. Pode ser venda, orçamento, cadastro para e-book, etc.
  • m: Motivação de quem busca. Pergunta-chave: em que momento da conversão o usuário da pesquisa está?
  • v: sua proposta de solução. Pergunta-chave: porque devem comprar de você?
  • (i – f): qual o incentivo que o usuário tem para tomar a ação e quais os fatores que impedem ele de tomar essa ação. Perguntas-chave: está claro o que ele ganha quando tomar a ação? O processo para tomar a ação é leve e sem obstáculos?
  • a: ansiedade que pode impedir de completar a ação. Perguntas-chave: você pede o mínimo de informações possíveis? Tem provas sociais que funciona e não é fraude? Seu website é seguro?

Com base nessa fórmula, Jason Linde, da Impact, construiu um framework de Copywriting para você escrever seu primeiro anúncio do Google Ads. O modelo é direto e, ao meu ver, super prático para iniciantes e até pessoas em nível intermediário do Google Ads que ainda fazem erros grosseiros que impactam em muito suas conversões no Google Ads.

Copywriting no Google Ads: Anúcios Baseados em Palavra-Chave

Vamos ao primeiro caso: anúncios baseados em palavra-chave.

Siga o modelo abaixo:

  • Título 1: [Palavra-Chave]?
  • Título 2: [Seu valor ou incentivo]
  • Título 3: [Palavra-Chave] Dor
  • URL de Visualização: /[Palavra-Chave]
  • Descrição 1: Incentivo / Lembrar a dor
  • Descrição 2: [Benefício 1]. [Benefício 2]. [CTA]

CTA vem de Call To Action, que é um termo comum em marketing para indicar a Chamada para Ação.

Vou dar exemplo desse modelo para o nosso curso de Google Ads – o Efeito -G. Vou ignorar aqui o tamanho de cada título. Apenas para exemplificar como ficaria e para que você consiga usar para o seu produto ou serviço.

A palavra-chave aqui é “Curso de Google Ads”. Vamos lá?

  • Título 1: Curso de Google Ads
  • Título 2: Aprenda na Prática c/ aulas gravadas e ao vivo
  • Título 3: Novos Clientes em 30 Dias
  • URL de Visualização: /curso-ads
  • Descrição 1: Ensinamos o passo a passo para criar campanhas em até 30 dias – com reforços ao vivo
  • Descrição 2: Aprenda a pensar como o Google, reduzir o custo por clique e aumentar suas vendas. Inscreva-se agora

Com o exemplo fica fácil entender o conceito, certo?

Que tal agora pegar sua [Palavra-Chave], seu [Vaslor ou Incentivo], a [Dor] do seu cliente e dois [Benefícios] com [CTA] e fazer o exercício de como seria seu anúncio matador no Google Ads?

Anúncios Pensados para Landing Pages

Copywriting do Google Ads para Anúncios Focados em Landing Pages

Esse tipo de anúncio ajuda também a tornar mais objetiva sua Landing Page, porque ele faz você modificar a Landing Page, caso não esteja de acordo com o modelo, para estar de acordo com o modelo apresentado, aumentando em muito não só a relevância do seu anúncios (o CTR aumenta se você acertar a intenção de busca), mas também a relevância da sua página de destino. A combinação é explosiva: um grande aumento no CTR.

  • Título 1: [Título da sua Landing]
  • Título 2: [Subtítulo Parte 1 da Landing]
  • Título 3: [Subtítulo Parte 2 da Landing]
  • URL de Visualização: /[Palavra-Chave]
  • Descrição 1: Primeira Frase da Landing
  • Descrição 2: CTA da Landing

Vamos a um exemplo novamente, para que você entenda o conceito. Vou novamente aqui pensar no anúncio para nosso curso de Google Ads. A ideia aqui é não limitar aos 30 e 90 caracteres no exemplo, pois isso é uma segunda arte de “encurtamento” do pensamento, feito em uma segunda etapa.

  • Título 1: Curso de Google Ads Para Empresas
  • Título 2: Seu primeiro cliente do Google em 30 dias
  • Título 3: Aulas Gravadas com Reforços Ao Vivo
  • Descrição 1: Ensinamos o passo a passo para criar campanhas em até 30 dias – com reforços ao vivo
  • Descrição 2: Mais de 2.500 pessoas treinadas. Matricule-se agora e tenha acesso imediato ao curso.

Modelo de Copywriting do Google Ads para Anúncios Informativos

Vamos para um terceiro modelo gerado a partir da Fórmula da MECLABS, que são anúncios que usam informação para vender.

  • Título 1: [Estatística Chamativa]
  • Título 2: Dor
  • Título 3: [Seu Produto ou Serviço]
  • URL de Visualização: /[Palavra-Chave]
  • Descrição 1: [Benefício Relativo à Estatística]
  • Descrição 2: [Outro Benefício + CTA]

Para exemplificar, vamos usar novamente o curso de Google Ads aqui. Lembrando que o exemplo não se restringe aos 30 e 90 caracteres de limite do Google – isso é uma segunda fase de “encurtamento” das ideias.

  • Título 1: 70% Das Compras Começam No Google
  • Título 2: Pare de Perder Clientes
  • Título 3: Curso Definitivo de Google Ads
  • URL de Visualização: /curso/google-ads
  • Descrição 1: Aprenda a conquistar o cliente durante a busca, onde 70% das compras começam
  • Descrição 2: Mais de 2.500 alunos já estão captando clientes online. Inscreva-se hoje mesmo.

Você pode aumentar ainda mais seus resultados se você focar em um público-alvo personalizado e específico.

Que tal agora pensar na sua estatística ou informação-chave e fazer o exercício de como ficaria seu anúncio usando esse modelo?

Copywriting do Google Ads para Anúncios Super Localizados

Vamos para o último modelo: anúncios super-localizados, ou seja, quando o local tem uma importância muito grande na busca. Imagine aqui encanadores, pintores, construtores, consultórios médicos, etc. Tudo aquilo que a importância de estar no mesmo local do cliente e disponível no momento da busca é às vezes mais importante que o serviço em si.

  • Título 1: [Palavra-Chave + Local / Cidade]
  • Título 2: [Seu Valor ou Incentivo]
  • Título 3: Atendemos [Local / Cidade] e Região
  • URL de Visualização: /[Serviço] / [Local]
  • Descrição 1: Entendemos o [Problema] e [Solução Proposta]
  • Descrição 2: [Autoridade] [CTA]

Para exemplificar dessa vez, vamos usar “Conserto de Telhado” em Curitiba. Como sempre, não vamos nos restringir na primeira fase ao limite de 30 e 90 caracteres do Google Ads para não perder a ideia. Isso é feito em uma segunda fase.

  • Título 1: Reparo de Telhados em Curitiba
  • Título 2: Arrume Seu Vazamento ou Goteira
  • Título 3: Atendemos Curitiba e Região
  • URL de Visualização: /telhados/curitiba
  • Descrição 1: Sabemos que vazamentos e goteiros necessitam reparo rápido. Consertos em 24 horas.
  • Descrição 2: Mais de 800 telhados consertados. Agende hoje mesmo.

Você tem um serviço super-localizado? Que tal fazer o exercício e ver como ficaria seu anúncio do Google Ads?

Conclusão

O modelo da MECLABS e o padrão criado em cima dele ajudam em muito a primeira campanha do Google Ads já sair com copywriting correto e focando na dor e nos benefícios.

Além de aumentar o CTR e o Índice de Qualidade, aumentam sua taxa de conversão – ou seja, você terá que ter menos cliques para vender um produto ou serviço.

Leitura Complementar

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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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