Contexto

Saber as mídias digitais (redes sociais, website, e-mail, etc) e quais a redes sociais mais utilizadas pelas empresas concorrentes e pelo seu cliente em potencial pode fazer uma diferença muito grande no resultado do seu marketing.

É claro que só isso não basta. Qualquer mídia é muito diversa em sua população. Por isso mesmo, não basta você saber apenas as melhores mídias digitais e redes sociais para você utilizar. Você precisa definir qual o nicho de público que você irá impactar.

Caso você não tenha um plano de marketing ainda ou seu plano de marketing não ainda definiu seu público-alvo, lhe aconselhamos utilizar o Plano de Marketing de 1 Página apresentado aqui. Ele lhe dá:

  • Vídeo explicativo de como criar o plano
  • Um template em PDF com os 9 setores para preencher
  • Dois exercícios: encontrar seu nicho e definir sua mensagem

Mídias Digitais no Mundo

Pequenas e grandes empresas possuem várias opções para divulgação de seus conteúdos e produtos ou serviços na Internet.

Saber quais são as mais utilizadas é importante para avaliar as alternativas existentes. A empresa Clutch realizou um estudo e definiu os 6 canais mais importantes para negócios no mundo. O resultado está abaixo:

As 6 principais mídias digitais no mundo
Principais Mídia Digitais no Mundo

Fica claro que as redes sociais e o website são os principais canais usados pelas empresas, seguindo de perto pelo e-mail (69%) e campanhas de Display (55%) e aplicativos mobile (53%).

Mas o que o gráfico não mostra é a diferença que hoje existe na média de tempo gasto por dia nas mídias digitais em relação as mídias convencionais (TV, rádio, console de jogos, etc).

Segundo um estudo da Globalwebindex de 2019, 61% do tempo gasto com mídia (todas mídias – convencionais e digitais) é gasto com mídia digital (mídia online).

Tempo Gasto: Mídia Digital x Mídia Tradicional
Tempo Gasto: Mídia Digital x Mídia Tradicional

Redes Sociais em 2020

Segundo Oberlo, o Facebook ainda é o líder nas redes sociais, com 3.5 bilhões de usuários ativos diariamente. O número é realmente impressionante, pois corresponde a 45% da população mundial.

Ainda, segundo o mesmo estudo, os Millennials (ou Geração Y – nascidos entre 1981 e 1998) são os que mais utilizam as redes sociais, seguidos pela Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) e pelos Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964).

Mídia Digitais: Utilização das Redes Sociais por Geração
Utilização das Redes Sociais por Geração

O gráfico abaixo, da Statista, mostra as principais redes sociais no mundo:

Mídia Digitais: Redes Sociais Mais Utilizadas no Mundo (Julho/2020)
Redes Sociais Mais Utilizadas no Mundo (Julho/2020)

Já se formos comparar as redes sociais pela penetração, os números ficam como abaixo (dados da Statista de Fevereiro de 2020):

Mídia Digitais: penetração das Redes Socais (Fev/2020)
Penetração das Redes Socais (Fev/2020)

Pelo ritmo de crescimento do YouTube, rapidamente ele passará o Facebook no mundo (isso já ocorreu aqui no Brasil):

Crescimento das Redes Sociais
Crescimento das Redes Sociais

O Fenômeno YouTube no Brasil

O mais incrível é que, no Brasil, o Facebook já perdeu a coroa de primeiro lugar para o YouTube, que desde o final de 2019 tornou-se a rede social mais utilizada pelos brasileiros.

Impressiona o fato de que 95% de todas pessoas com acesso à internet no Brasil estejam presentes no YouTube. O número é realmente incrível.

Com o Youtube em 1o lugar, o Facebook foi rebaixado para o segundo lugar, com 130 milhões de contas ativas no Brasil (isso torna o Brasil o terceiro mercado do Facebook no mundo, perdendo somente para a Índia e para os Estados Unidos).

No Brasil, o Facebook é seguido pelo WhatsApp e pelo Instagram.

O Impacto da Mídia Digital Correta

Seja website, seja rede social, 71% das pessoas que tiveram uma experiência positiva com a marca na sua principal mídia digital estão dispostos a indicar a marca para familiares e amigos sem mesmo não ter comprado deles (reportado pela Forbes em 2018).

E quando falamos aqui em impacto com a mídia correta vem não só seu website com a linguagem correta, mas também utilizar o público correto em campanhas do Google Ads, Facebook e Instagram Ads.

O Google Ads como Estratégia para a Mídia Digital Correta

Sem minimizar o Facebook, o Instagram e as outras redes sociais, nada ainda superou o Google em vendas – sendo considerada a maior máquina de vendas do mundo.

A razão é simples: a pessoa já está procurando seu produto ou serviço. Ou seja, você não precisa criar o interesse no produto ou serviço, apenas convencê-la a adquirir O SEU produto ou serviço.

Para isso você precisa, antes de mais nada, ter o público -alvo correto. Isso, no Google se faz através de públicos personalizados. Esse artigo tem o que é público personalizada e dicas e truques bem práticas para você usar em uma campanha do Google Ads.

Nesse ouro artigo falamos de 21 dicas para você fazer sua campanha do Google Ads reduzir o CPC e deixá-lo acima do seu concorrente.

Conclusões e Leituras Adicionais

A mídia digital / mídia online correta é essencial para aumentar suas vendas, tornar sua campanha de marketing mais barata e seu ROI/ROAS mais elevado.

Abaixo, você pode encontrar outras leituras recomendadas para melhorar suas vendas:

shadow-ornament
Se deseja aprender o Google Ads do Zero e ficar acima do seu concorrente, inscreva-se em nosso curso Efeito-G: o melhor curso de Google Ads do Brasil.
Se você deseja uma consultoria em vendas online, negócios digitais ou Inteligência de Tráfego, marque um horário gratuitamente para analisarmos seu negócio e ver onde e como podemos lhe ajudar.

Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.