A pandemia foi um grande golpe em lojas e empreendimentos que não conseguiam navegar no mundo online. Aqui não estamos falando de vender online, mas ter ao menos uma presença online nem que seja nas pesquisas dos usuários.
O Google em um dos seus artigos do Think With Google, mostrou que as saídas para a rua estão sendo muito mais “planejadas” e essa tendência não irá morrer pós-pandemia. Isso significa que as pessoas fazem muito mais pesquisas antes de ir a uma loja física . Muito mais do que faziam antes. Isso é mais uma razão para você criar e usar uma Extensão de Local do Google Ads se quiser manter-se relevante.
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O que é a Extensão de Local do Google Ads?
Basicamente, é o recurso que permite mostrar o endereço da sua loja física durante uma pesquisa, junto com os resultados patrocinados.
Ele pode vir acompanhado de outras informações, como número de telefone, rota para chegar ao local e até mesmo distância do estabelecimento. Isso vai depender da sua localização e se o Google achar que é relevante exibir essa informação naquele momento.
Para todos os negócios que funcionam de forma física (como restaurantes, lojas de manutenção de carro, oficinas e assistências técnicas, etc) é muito importante que a pessoa não apenas saiba quem você é, mas onde você está.
Dessa forma, a Extensão de Local do Google Ads pode alavancar esses negócios, gerando ótimas consequências, como veremos a seguir.
Vantagens da Extensão Local no seu anúncio do Google Ads
- Aumento do CTR
CTR é a taxa de cliques: se o seu anúncio foi impresso 100 vezes e teve 10 clicks, a sua taxa de cliques (CTR) foi de 10%.
Quanto maior o seu CTR, mais barato será a sua campanha e o índice de qualidade.
Uma das vantagens da Extensão de Local é que ela aumenta o tamanho do seu anúncio e pode torná-lo mais relevante para quem está pesquisando. Em outras palavras, a Extensão de Loca aumenta seu CTR.
- Aumento da visibilidade da loja física
Tendo em vista que a extensão apresenta o endereço do seu negócio, por razões óbvias, você acaba recebendo mais visitas e mais telefonemas quando a extensão é corretamente utilizada.
Dessa forma, ao utilizar a Extensão Local do Google, você será mais notado pelo público da pesquisa.
- Melhoria do Seu Funil de Vendas
A visibilidade correta do local do seu negócio no momento certo da pesquisa pode melhorar substancialmente seu funil de vendas. É claro que o funil de vendas é muito mais complexo que uma simples extensão de local, mas é certamente uma das coisas que agrega em sua conversão.
Leia esse artigo para ir mais a fundo e saber como melhorar seu funil de vendas no Google Ads.
Aproveite para aprender 7 técnicas que pode melhorar substancialmente seus anúncios no Google Ads e lhe trazer muito mais clientes e vendas com o mesmo investimento.
Como usar a Extensão de Local
O primeiro passo para criar uma Extensão de Local do Google Ads é você ter uma conta no Google Meu Negócio (GMN), pois você vinculará seu GMN ao Google Ads.
Vamos a um passo a passo simplificado:
- Crie uma conta no Google Meu Negócio (GMN);
- No Google Ads, clique em criar extensão;
- Escolha a extensão de local;
- Vincule sua conta do GMN à extensão de local;
- Adicione sua nova Extensão De Local às suas campanhas
Demonstração
Veja no vídeo abaixo o quão fácil é a criação de uma Extensão de Local no Google Ads:
Quando não utilizar uma Extensão de Local do Google Ads?
De forma bem direta, a extensão de Local do Google não deve ser utilizada em dois casos: em negócios puramente online e quando não há interesse que o cliente saiba onde é seu escritório.
Por exemplo, se você tem um e-commerce e trabalha dentro de um escritório onde tem o seu estoque no fundo e não tem loja aberta para o público, ao fazer uma extensão de local, você passará uma ideia errada do seu negócio.
O mesmo ocorre para casos de venda por Delivery. Então se não é interessante que o cliente vá ao seu negócio, não faz sentido criar uma Extensão de Local.
Ações após o clique do anúncio
É certo que a extensão de local proporcionará vantagens bastante interessantes para o seu negócio, mas não se esqueça do que você quer que a pessoa faça após clicar no seu link de direcionamento, que está lá no seu anúncio.
Não deixe seu website desatualizado, não rodar bem no celular. Tenha um bom menu navegacional e um botão de WhatsApp e/ou um formulário para orçamento ou um local para marcação de horário.
Lembre-se que o seu objetivo é vender o seu produto ou serviço. Nesse pensamento, se o seu negócio for uma loja puramente física, você precisa fazer com que esse indivíduo lhe encontre e consiga entrar em contato com você de forma fácil e direta.
Aliás, saber qual seu público certo e segmentá-lo, para fazer que seu anúncio apareça por exemplo somente para as mulheres casadas que sejam as 10% mais ricas do Brasil, pode aumentar muito seu ROI. Veja aqui um artigo sobre como utilizar corretamente a segmentação por renda no Google Ads.
Outra vantagem do seu site ter coisas relevantes, é que o usuário acaba navegando por ele, o que passa uma mensagem ao Google que o seu website é realmente relevante para aquele tipo de pesquisa, o que ajuda não somente a reduzir seu custo no Google Ads como melhora também seu SEO.
Aliás, se quiser melhorar ainda mais seu SEO, leia nossas 21 Dicas de SEO Matadoras.
Se você ainda não sabe as bases do SEO, entenda como o Google funciona (e porque ele ordenas os websites da forma que ele faz) e porque é tão essencial aplicar algumas técnicas de SEO junto com sua campanha de Google Ads para melhorar seu posicionamento orgânico.
Nesse sentido, é muito importante pensar no que a pessoa está tentando responder e como ela vai interagir.
Como sempre, com o o Google Ads, você pode trazer diversas pessoas muito próximas ao momento de venda, portanto utilize isso ao seu favor com técnicas corretas de conversão, de extensão e de estratégia de conversão.
Leitura Complementar
Além dos links que temos nesse texto, podemos sugerir alguns outros artigos que farão você entender muito melhor e ter muito mais resultado com Google Ads e SEO:
- 21 Dicas de Otimização de Google Ads
- Entenda CTR e o qual o CTR ideal para você
- 7 Erros Comuns no Funil de Vendas
- Usabilidade e Core Web Vitals em SEO
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