Otimizando suas Campanhas no Adwords: o Índice de Qualidade (Quality Score)

Como um profissional do eCommerce, o que você mais deseja é ter uma campanha barata, eficiente e que converta muito em vendas. Esse artigo mostra como fazer isso. Se você não é do ramo de eCommerce, também consegue usar as dicas.

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Para otimizar uma campanha, você precisa entender do Índice de Qualidade (Quality Score) do Adwords. É ele que primordialmente vai definir qual o preço final que você vai pagar por clique.

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Se você ainda está no início de um eCommerce e ainda não fez sua campanha, não se preocupe, em breve teremos um artigo que terá o passo-a-passo da criação do seu primeiro anúncio. Mas voltando ao Índice de Qualidade, por ser ele quem defini o preço dos seus cliques, você quer otimizá-lo ao máximo. Você não quer que cliques altos façam seu dinheiro tão suado ir rapidamente com apenas alguns cliques né?

Encontrando seu Índice de Qualidade no AdWords

A primeira coisa a saber é encontrar seu Índice de Qualidade no AdWords. Para isso, abra o AdWords, acesse uma de suas campanhas e clique na aba “Palavras-chave”. Na tabela embaixo da tela, você verá as palavras-chave de sua campanha e na coluna “Status” um balão, como abaixo:

Quando você passa o mouse em cima do balão, um quadro com informações aparece:

Basicamente, o quadro mostra se o anúncio está sendo exibido ou não e o Índice de Qualidade.

Principais Fatores que Compõe o Índice de Qualidade do Adwords

Vamos então agora entender os três índices que aparecem ali na caixa de texto. Eles são os principais fatores determinantes do Índice de Qualidade.

  • CTR ou Taxa de Cliques: ou seja qual a porcentagem que seu anúncio está sendo clicado (veja definição completa de CTR aqui)
  • Relevância do Anúncio: quanto as palavras-chaves estão em sincronia com o seu anúncio. Campanhas de branding que atacam concorrentes tendem obviamente a ter uma relevância mais baixa, exatamente porque a palavra-chave é o concorrente e o anúncio é de sua empresa. Esse é o caso dessa palavras-chave específica.
  • Experiência da Página de Destino (Landing Page): como os usuários estão interagindo com a página que são direcionados quando clicam em seu anúncio. O Google analise se os usuários só abrem e em seguida fecham (taxa de rejeição) ou se clicam em seus produtos e ficam por pouco tempo, etc

Sabendo desses três fatores, preste sempre muita atenção neles, diariamente no início, até torná-los mais alto. É importante ainda saber que esses são os principais fatores. Existem diversos outros que podemos analisar em algum artigo avançado sobre Índice de Qualidade (como histórico do Índice de Qualidade, fatores geográficos, dispositivos impactados, etc). Mas não perca tempo com nenhum outro fator no início. Gerenciando bem esses três você já terá um excelente resultado.

Se você está curioso para saber o peso de cada um dos critérios no Índice de Qualidade, você não está sozinho. O Google não divulga, mas diversas empresas tentaram fazer engenharia reversa e então derivar os pesos considerando que somente temos esses 3 fatores. Embora haja muita controvérsia, o número que mais parece correto é CTR 41%, Experiência da Página de Destino 39% e Relevância do Anúncio 20%.

Otimizando as Campanhas do Adwords de seu eCommerce

Abaixo estão algumas dicas para você otimizar as campanhas de seu eCommerce no AdWords:

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  • Otimize o texto dos seus anúncios. Lembre-se que é o texto que vai fazer alguém clicar ou não no seu anúncio, então talvez ele seja o principal fator a ser verificado. O processo para isso se você montou sua loja agora exige tempo e prática. Só com o tempo você vai entender qual frase chama mais atenção do seu público.
  • Aumente o CTR de sua campanhas. O processo para isso é cíclico. Verifique sempre as palavras-chave de sua campanha com maiores taxas de rejeição e menores tempo de visita ao seu site e edite-as. Uma forma simples é simplesmente desativá-las até ter um conjunto de palavras-chave que funcionam bem. Outra forma é incluir palavras-chave negativas à sua campanha, principalmente se você usa muita correspondência ampla. Aliás, aí vai outra dica, tente o máximo possível usar correspondência exata ou de frase.
  • Siga as melhores práticas sugeridas pelo próprio Google (colocaremos alguns exemplos abaixo dessa lista)
  • Use mais palavras-chave “long-tail”. Long-tail é o termo utilizado para referenciar tudo o que é fora do super-conhecido e utilizado. Então, palavras-chave long-tail são aquelas que as pessoas pesquisam mas não são tão comuns. Utilizando várias, de preferência usando correspondência exata (entre colchetes), você consegue aumentar muito seu Índice de Qualidade
  • Melhore a experiência do cliente quando ele clica no seu anúncio. Se você está anunciando uma caixa de som para computador USB, não leve o usuário para uma sessão de caixas de som genérica, leve para uma sessão específica sobre caixas de som USB. Na página, se possível, tenha diversos links para ele clicar. Isso aumentará em muito a qualidade da Página de Destino (Landing Page)

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Algumas das melhores práticas do Google que vale a pena ler:

Conclusão

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Lembre-se que o processo de otimização leva tempo. Você não conseguirá seu menor preço no primeiro dia, nem no primeiro mês. Mudando suas palavras-chaves e usando as dicas acima, você consegue campanhas que convertes e fazem suas vendas aumentarem muito. Teste e pratique. O resultado será uma injeção de dinheiro e satisfação.

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