Vender todos os dias pode parecer um desafio muito distante para quem está iniciando com um pequeno e-commerce. Sabendo que o e-commerce é o grande negócio do momento e que em 2017 devemos ter um faturamento perto de 50 bilhões de reais oriundos exclusivamente do e-commerce, porque você ainda não atingiu essa meta de vender todos os dias?

Se o problema não está no mercado, o que pode estar lhe impedindo de vender todos os dias?

Tentei reunir abaixo 7 fatores que vão lhe ajudar a vender todos os dias.

1) Defina o Avatar (ou Persona) do seu Cliente

Definir seu Avatar é crucial para o sucesso de seu eCommerceSe você ainda não tem o Avatar (também conhecido como Persona) do seu cliente definido, pare tudo. Você precisa saber para quem está vendendo ou seu marketing (seja através de posts gratuitos no Facebook e Blogs ou através de marketing pago) estará genérico ou errado. Basicamente, isso significa que você não está atingindo as pessoas que você precisa atingir da forma que faça com que elas comprem.

Há diversas formas atualmente de se criar um Avatar, mas a principal é através de entrevista de compradores. Não tem compradores ainda? Escolha pessoas (amigos de início) que compram em lojas parecidas com a sua e obtenha informações como por exemplo tamanho da empresa em que ela trabalha, como ela busca informações, quais redes sociais ela usa com mais frequência, como prefere se comunicar, quais os maiores desafios e dores delas, etc.

2) Defina o Quanto Pode Investir em Marketing Digital

Você sabe o seu ticket médio (ou seja, qual o valor de venda média que você efetua por carrinho)? Você sabe qual o lucro que você tem por cada artigo que vende?

Se não sabe ainda, você precisa urgentemente calcular. Eles serão base para você definir o quanto pode gastar de marketing digital por produto.

Por exemplo, imagine que seu ticket médio é de R$ 200,00 e que o lucro médio por produto é de R$60. Com base nisso, você pode definir uma meta de gasto de R$ 30 em sua promoção que você ainda terá lucro. Pense em dividir então esses R$ 30,00 de investimento em ao menos dois dos fatores abaixo:

  1. Marketing Digital (AdWords e Facebook). Veja nosso artigo de como otimizar campanhas do Adwords.
  2. Frete Grátis
  3. Desconto do Produto
  4. Parcelamento no Cartão de Crédito

Como os pontos 2, 3 e 4 são praticamente auto-explicativos, deixe-me apenas ir um pouco mais a fundo no gasto com o marketing digital. Você deve definir um orçamento e uma meta. Por exemplo, defina um orçamento de R$200 por 10 dias (R$ 20 por dia) e defina que isso lhe deve trazer em média uma venda por dia (se nesse exemplo de R$30 você já gastou os outros R$10 por exemplo em desconto do produto).

3) Carrinho Abandonado ajudando a vender todos os dias

Trate carrinho abandonado em seu eCommerceMuita gente desiste na hora do carrinho: isso é uma realidade que você precisa enfrentar. Mesmo assim, você precisa fazer algo a respeito.

Se você usa uma plataforma boa de eCommerce, provavelmente você tem alguma forma automatizada já de recuperação de carrinho. No mínimo você deve enviar um e-mail com um link para o carrinho e uma mensagem para completar. Mas o mínimo não converte tanto quanto algo como enviar, junto com o e-mail do carrinho, um cupom de desconto para a pessoa finalizar a compra com ainda mais descontos. Se a sua plataforma não oferece isso de forma automática, você vai precisar desligar qualquer operação automática da plataforma e enviar você mesmo. Agende um horário no mesmo dia (por exemplo todos os dias as 8:30) e envie todos os e-mails de carrinho abandonados que você teve. Mas o melhor mesmo é automatizar todo o processo.

4) Gateway de Pagamentos (PagSeguro, Moip, etc)

Como você apresenta os pagamentos para o seu cliente? Ele precisa sair do seu site para pagar o produto e depois voltar ou você faz tudo dentro do seu próprio eCommerce (checkout transparente)?

Checkout transparente ajuda muito na conversão. Se você ainda não configurou, é hora de fazê-lo. Traz mais confiança e autoridade para sua loja online.

Outro fator importante é quais os meios de pagamento. Lembre-se que nem todo mundo tem cartão de crédito. Você precisa disponibilizar ao menos boleto. Paypal pode ajudar também dependendo do seu ticket médio, pois se o Gateway de Pagamentos recusar, ele pode usar o Paypal.

5) Frete Local Diferenciado

Frete local diferenciado ajuda seu eCommerce a vender todos os diasMuitas pessoas quando abrem seu eCommerce acham que tem que vender para todo o país e esquecem que o frete é um fator muito importante na hora da decisão. A logística precária do Brasil torna o frete caro e ineficiente (com entregas de até 15 dias úteis).

Não pense como uma loja grande no início. Configure um frete diferenciado para a cidade onde o seu estoque principal está. Alarde em todas as redes sociais e coloque em seu site destacado que para a cidade X você oferece frete por apenas X reais (ou de graça) e entrega no dia útil seguinte à confirmação de pagamento. Use então empresas de motoboy (como a Loggi) para entregar o produto no dia seguinte à venda. Aliado com campanhas geo-localizadas (próximo tópico), você verá um aumento significativo nas vendas.

6) Campanhas Geo-Localizadas

Só porque você é um eCommerce, não pense que você vai vender para todo o Brfasil no início. O frete é caro e ineficiente no Brasil. Você precisa criar campanhas para o seu público local. Nessa campanha explore coisas como:

  • Orgulho da cidade onde a loja está localizada
  • Frete diferenciado e entrega no dia útil seguinte ao pagamento (item 5 acima)
  • Campanhas no Facebook e AdWords com mensagens e imagens que atraiam mais seu público local (utilize segmentação para fazer uma campanha só para sua cidade)

Você verá que isso também dá uma grande melhorada nas suas vendas

7) Responsividade do seu Site

Vender todos os dias em seu eCommerce: layout ResponsivoUm site é considerado responsivo quando ele consegue ficar bem em desktops, tablets e celulares – se ajustando ao tamanho da tela e tendo uma boa experiência do cliente.

Hoje, a navegação do seu site será em sua grande maioria pelo celular e a finalização da compra pelo desktop (embora o celular deve passar em breve também a finalização de compra). Portanto, faça compras teste de alguns produtos usando o celular e alguns produtos usando o desktop e tablet. Veja se tudo funciona bem, se não tem um em menu que não é bem visível no celular ou a garantia de devolução fica escondida. Se estiver numa plataforma que não ficará perfeito em desktop e em celular, escolha ficar o mais próximo do perfeito possível na navegação via celular. É usando o celular que o seu cliente se convencerá que quer comprar o seu produto, mesmo que mais tarde ele venha a fechar a compra pelo computador pessoal.

Lembre-se sempre de nunca usar estratégias de grandes eCommerces para você. Você precisa se diferenciar como um pequeno eCommerce. As dicas acima certamente levarão você mais perto da meta de vender todos os dias.

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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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