E-mail marketing vende? Muito? Como?
É possível vender com e-mail marketing sim.
Mas algumas regras devem ser seguidas para não ficar chato a ponto de seu e-mail ser descadastrado ou virar Spam.
Separamos 6 dicas básicas que você não pode deixar de lado:
#1 Escolha a plataforma ideal
Você não conseguirá personalizar, enviar e controlar muitos e-mails usando apenas sua caixa pessoal.
Por isso, pesquise e escolha uma plataforma adequada.
Avalie e descubra a mais adequada para você, algumas têm um número de contatos free, outras têm período gratuito para uso, outras são em Português, etc.
Mas não deixe de fora de sua pesquisa: Mailchimp, E-Goi, LeadLovers, Zoho, Aweber, ActiveCampaign.
#2 O assunto é fundamental
Gaste boa parte do tempo para definir o assunto.
É pelo assunto que seu lead vai decidir se abre o e-mail ou não. De nada adianta o melhor conteúdo do mundo se seu e-mail nem for aberto.
Então, ele é crucial.
Para defini-lo, use 4 regras:
– seja curto
– ative a curiosidade
– esbanje criatividade
– tenha um sentido de urgência
#3 O texto/conteúdo deve ser objetivo
Em poucas linhas você deve dar o seu recado.
Hoje ninguém tem tempo de ficar a manhã inteira lendo um e-mail.
Cada frase que você escreve deve ser curta e instigar o usuário a ler a frase seguinte.
Se puder incluir alguma foto ou vídeo, pode fazer também.
É como cada capítulo em uma novela na TV, sempre acaba com suspense…
#4 Finalize propondo uma ação
O objetivo básico de todo o e-mail é que o usuário faça algo.
Pode ser algo muito simples como “veja nossa próxima dica semana que vem”, ou “inscreva-se no nosso curso”, ou “compre agora com desconto de 20% usando nosso cupom”.
A ação é importante para medir o engajamento do seu público e a efetividade das campanhas.
#5 Defina a periodicidade com cuidado
Não existe uma regra quanto ao número de e-mails para enviar.
Dependendo do seu público, você pode enviar 1 por semana, 2 por semana ou até diariamente!
Você pode fazer testes e enviar em várias periodicidades até descobrir a mais afetiva (aquela onde todos os e-mails tem uma boa taxa de abertura).
Uma dica para a taxa de abertura é que ela atinja no mínimo algo em torno de 20%.
#6 Avalie a cada campanha o seu resultado
De nada adianta disparar e-mails sem medir o retorno das campanhas. E todas as plataformas permitem facilmente essas verificações.
Preste muita atenção:
– se está havendo muitos descadastramentos
– se os e-mails não estão sendo abertos
– se as ações propostas estão sendo realizadas
Analisando as 3 situações acima, se perceber que o resultado não está bom (lembre da taxa mínima de 20% de abertura), reveja suas campanhas com base nas regras acima!
Ah, e se você gostou, comente ou compartilhe nosso post!
Ficaremos muito felizes!
A Lucro Digital é uma Empresa de Consultoria em Inteligência de Tráfego e Vendas Online e também de cursos nessa área.
- Efeito-G: nosso curso definitivo de Google Ads.
- SEO Acelerado: nosso curso definitivo de SEO.
- Se você deseja uma consultoria em vendas online, negócios digitais ou Inteligência de Tráfego, marque um horário gratuitamente para analisarmos seu negócio e ver onde e como podemos lhe ajudar.