Como rastrear a origem das ligações telefônicas em suas campanhas de marketing (e saber inclusive quais palavras-chave seu cliente viu no Google Ads)

Iniciar uma campanha de marketing implica em alcançar os objetivos definidos do seu negócio de maneira efetiva, ou seja, gerando conversões e vendas. Muitas campanhas utilizam o recurso de ligações para direcionar os clientes à compra.

Então, quando você não sabe como rastrear de onde vem as ligações do seu cliente, que você recebe a partir de suas campanhas, principalmente vindas do Facebook, do Instagram e do Google Ads, torna-se complicado entender o potencial real deste recurso.

Pensando nisso, neste artigo vamos te mostrar como é possível rastrear as ligações que você recebe e até as palavras-chave que levou seu potencial cliente ao seu anúncio.

Continue acompanhando a leitura e confira!

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Por que rastrear a origem das ligações que você recebe?

Rastrear ligações para o telefone da sua empresa
Rastrear ligações para o telefone da sua empresa

Saber quais são as palavras-chave e criativos que estão dando certo ou não na sua estratégia é fundamental, principalmente se a sua empresa realiza muitas vendas através de ligações telefônicas.

Quando você elabora uma campanha que gera ligações telefônicas, a última coisa que você quer é para o processo de vendas para perguntar para cada cliente de onde conheceu sua empresa. Além de ser “chato”, é uma pergunta muito imprecisa e os resultados podem até mesmo te atrapalhar. As próprias pessoas muitas vezes respondem errado a esse tipo de pergunta.

E não vá achando que esse dado é automático e já fornecido sempre, por exemplo, pelo Google Ads. É verdade sim que o Google Ads tem o número de pessoas que clicou na extensão de chamadas do seu anúncio. Mas isso indica tão somente o número de pessoas que clicou na extensão de chamada do seu anúncio e realizou a ligação em seguida. Todas as outras formas, por exemplo a pessoa olhar o número na tela e digitar direto no celular, não serão contabilizadas.

E no final das contas as ligações são essenciais de serem rastreadas, pois são um grande termômetro do resultado das suas campanhas de marketing.

Além disso, entender isso torna claro o motivo da busca do cliente pela sua empresa, e otimiza ainda mais o seu negócio, além de ajudar a qualificar ainda mais o seu time de vendas, por terem as informações necessárias para fazer as perguntas certas.

E isso não serve apenas para grandes empresas. Se você tem uma empresa de pequeno porte, você também poderá utilizar esta facilidade, lhe ajudando a alavancar suas vendas ainda mais.

Temos também um excelente artigo com as 21 dicas essenciais para você criar anúncios do Google Ads que realmente vendam.

Rastreamento de ligações: entenda a estratégia

Um aspecto que vale a pena ressaltar, é que a estratégia de rastreamento não é interessante para todos os tipos de negócio, e por isso não vai funcionar para todas as empresas.

Essa estratégia é mais interessante se você utiliza bastante o recurso de ligações em suas campanhas, o que geralmente significa que o seu produto ou serviço é mais complexo – ou seja – exige um detalhamento de informações maior. Isso é bem comum em vendas personalizadas (produtos sob medida) e produtos e serviços complexos.

Aliás, geralmente empresas que tem a ligação telefônica como algo essencial, também precisam muito da extensão de local. Veja um tutorial completo sobre como criar e utilizar a Extensão de Local do Google Ads aqui.

O Google é fundamental nessa estratégia, contudo, ele consegue identificar apenas quantas ligações aquele anúncio rendeu a partir do clique no anúncio onde tem a extensão de chamada, ou seja, ele não poderá informar quais as palavras-chave o seu cliente viu antes de ligar para sua empresa e muito menos saber se a ligação ocorreu com a pessoa digitando o número que aparece no anúncio diretamente no telefone.

Outro aspecto que o Google também não sabe determinar é a origem exata de cada ligação, se Facebook, Instagram, Google Ads, rádio ou qualquer outro meio. Isso acontece exatamente porque ele só consegue registrar as ligações que foram disparadas ao clicarem na extensão de chamada.

Sem essa informação – saber onde colocar mais dinheiro para escalar suas vendas torna-se uma decisão praticamente impossivel.

Plataformas de rastreio de ligações

O uso de plataformas que te ajudem a rastrear as ligações e o caminho que o seu cliente fez, são fundamentais para o resultado da sua empresa. Isso independe do tamanho do seu negócio.

O tamanho da sua empresa vai influenciar apenas na definição de qual estratégia seguir e quais ferramentas seu negócio poderá utilizar.

Exemplo de informação de rastreamento das ligações telefônicas: origem e até Informação sobre o que é falado nas ligações.
Exemplo de informação de rastreamento das ligações telefônicas: origem e até Informação sobre o que é falado nas ligações.

Na imagem acima, podemos usar as informações como feedback para utilizarmos em nossa campanha de palavras-chave do Google Ads.

Quanto maior for a sua empresa, maior deverá ser a quantidade de informação e maior será qualidade dos dados agregados, e é exatamente neste quesito que as ferramentas de rastreio de palavras-chave podem te ajudar.

Com elas você poderá rastrear em cada ligação quais foram as palavras mais utilizadas e assim melhorar toda a sua estrutura de tráfego.

Algumas plataformas são ideais somente para empresas de médio e grande porte, principalmente porque elas também realizam a gravação de todas as ligações da empresa, o que ainda não é tão barato para ser utilizado em pequenas empresas.

Em outras plataformas, como a destacada na imagem abaixo, é possível saber qual palavra-chave cada pessoa viu ao fazer uma pesquisa no Google.

Isso ajuda a saber quais são as palavras-chave que estão trazendo mais conversões, e assim permitir filtrá-las e selecionar apenas aquelas que estão trazendo resultados satisfatórios para sua estratégia.

O resultado disso é uma explosão do ROAS (Retorno Sobre o Gasto de Marketing).

Além disso, nestas plataformas, também é possível saber quais são os canais (Facebook, Instagram, Google Ads, Rádio, etc.) de onde essas ligações estão vindo.

Isso ajuda a entender melhor onde seu dinheiro está sendo mais bem investido, e onde você deve investir menos, ou até mudar a estratégia da campanha completamente.

Na imagem acima, vemos outro exemplo de plataforma de rastreamento de palavras-chave.

Mas qual é a lógica que essas plataformas de rastreio utilizam?

Você deve estar se perguntando como é que essas plataformas conseguem fazer esse rastreamento de forma tão detalhada, certo?! Qual é a lógica que elas utilizam?

A lógica por trás dessas plataformas é, de certa forma, simples. Basicamente, o que acontece é que você terá disponível vários números com o DDD da sua cidade, e cada número vai ser usado para um grupo de anúncio diferente. Vejamos o exemplo a seguir:

Suponhamos que você seja de São Paulo, então você terá vários números com o DDD 011. Cada um desses números será direcionado para um grupo de anúncios, ou seja, o número 011 3333-3333 vai ser usado para o seu anúncio no Google Ads, já no Facebook Ads você vai usar o 011 4444-4444, e assim sucessivamente. Cada rede de anúncios terá um número específico determinado para ela.

É através dessa estratégia de ter um número diferente para cada grupo de anúncios, que você conseguirá fazer esse link de qual plataforma está funcionando melhor e quais as palavras-chave de cada grupo de anúncio está sendo vista pelo seu cliente.

Você pode ir mais longe, agrupando palavras-chave do Google Ads e definindo um número para cada conjunto de anúncio. Isso fará você saber quais palavras-chave específicas estão lhe trazendo mais ligações.

Uma coisa que é importante destacar: você não precisa ter um aparelho telefônico para cada número dos seus grupos de anúncios. A ligação será feita para um número X e redirecionado para o número que você definir. Você não precisa ter nem sequer uma estrutura de telefonia IP – é tudo gerenciado na plataforma.

Qual plataforma é ideal para a minha empresa?

Hoje no mercado brasileiro ainda não temos uma grande variedade de empresas que façam esse serviço, mas nós selecionamos duas das principais que encontramos e que podem te ajudar nesse processo. Confira a seguir!

1.    CallRail

O CallRail é uma plataforma muito completa que permite ter uma integração com o Google Ads até o nível das palavras-chave.

Se a sua empresa tem sedes fora do país, principalmente nos EUA ou na Europa, essa provavelmente é a plataforma mais completa para o seu negócio.

Infelizmente, ela ainda não fornece números para o Brasil e utilizar números internacionais no Brasil obviamente não funciona muito bem.

Uma boa notícia é que eles pretendem estender os serviços deles para o Brasil em 2022.

2.    PhoneTrack

Além de também ser uma plataforma muito boa, o PhoneTrack já está em funcionamento no Brasil (com números locais para você utilizar)

Esta plataforma, além de gravar as ligações, também faz a transcrição das mesmas, transformando o resultado disso em gráficos, nos quais torna possível analisar diversos fatores importantes no rastreio de ligações.

Com o PhoneTrack é possível visualizar quais foram as palavras-chave mais faladas em cada ligação, o tempo de espera, o tempo em silêncio, entre outros fatores, o que significa que ela vai detalhar minuciosamente cada ligação e te apresentar os resultados obtidos.

Dentro da plataforma você terá diversos planos para escolher o que melhor se encaixa com os objetivos da sua empresa.

Os planos vão desde o Call Track, que é apenas a definição dos números para cada origem de anúncios (pode ir até o nível de Grupo de Anúncios do Googler Ads), até a forma mais completa que é com a análise das palavras-chave que estão funcionando melhor para cada grupo.

Por que investir nestas plataformas?

Se você está neste momento pensando em investir ou se você já investe em campanhas de Google Ads , Facebook Ads e Instagram Ads para sua empresa, e o telefone é uma das suas maiores ferramentas de vendas, vale a pena estudar as possibilidades de investir em alguma destas plataformas.

Elas podem transformar a forma como seu negócio vem criando estratégias de marketing, principalmente porque, neste momento, você pode estar investindo seus recursos financeiros de forma completamente errônea – o que faz esse investimento se pagar rapidinho.

Além disso, a contratação desses recursos não precisa ser definitiva. Você pode utilizá-la por um período de 6 meses, até fazer uma boa leitura do seu público, de onde ele está vindo, quais são as palavras-chave que estão dando mais resultado em cada grupo de anúncios e depois de ter isso mapeado, você pode reavaliar se continuará ou não com o serviço.

De qualquer forma, vale a pena considerar essas plataformas e tomar a melhor decisão baseada nas necessidades do seu negócio.

Conclusão

Agora que você já entendeu como rastrear de onde vem a ligação do seu cliente, fica mais do que evidente a importância desse recurso e dos serviços dessas plataformas para te ajudarem a fazer o rastreamento das ligações de forma detalhada.

Principalmente se você está investindo em marketing e está em busca de resultados melhores e mais claros para a sua empresa.

Saber onde investir o seu dinheiro da maneira correta é indispensável, e uma plataforma de rastreamento de ligações consegue te dar este retorno de forma mais satisfatória, gastando menos do que você gastaria com um funil de vendas mal estruturado.

Com essas plataformas você terá mais cliques e eles terão maior relevância, além de gerar leads realmente qualificados, que se convertem em vendas para sua empresa.

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