Ter um eCommerce exige algumas tarefas que são necessárias para que você consiga vender todos os dias. Como você vai ter uma página no Facebook do seu eCommerce, você também precisa gerar a arte da sua postagem e escrever o texto, para gerenciar suas promoções.

Você também terá que gerar nota fiscal das vendas e ter certeza que a promoção que você fez e está um sucesso, continua válida para pagamento no cartão de crédito em 10x sem juros.

A Web 3.0 ajudando o PME do eCommerce

Se você leu até aqui e não tem conhecimento da área, tem uma grande chance de você já estar apavorado e talvez até dizer que isso é impossível para você.

Mas e seu dissesse que você consegue fazer isso tudo com apenas uma pessoa: você mesmo. E mais – você não precisa ser um nerd que entende tudo de tecnologia. Isso mesmo, hoje você pode ter um eCommerce iniciando você mesmo sem nenhum empregado.

Sabe como?

É a maravilha da Web 3.0 e os diversos serviços que ela oferece. Para a Pequena e Média Empresa (PME) é simplesmente a salvação. Vou passar alguns exemplos aqui embaixo.

Arte dos Anúncios do seu eCommerce

Uma das formas mais simples de se criar arte para suas campanhas de marketing é usando o canva.com. O canva é uma ferramenta gratuita que torna mais do que simples qualquer um criar uma campanha profissional. Na verdade, muitos profissionais usam o Canva. O que é mais legal é que se você estiver sem ideias e quiser usar uma imagem profissional, você pode fazer isso pagando 1 dólar cada imagem. Isso mesmo, 1 dólar.

Tarefas Diárias do seu eCommerce

Muitas vezes você quer um tempo para trabalhar na busca dos melhores fornecedores e gerenciar a compra de estoques e por isso naquele mês você adoraria ter uma ajuda de alguém para gerar os textos e gerir sua página do Facebook.

Na Web 3.0, um site que gosto muito de usar é o Workana. Ele é um site onde você contrata freelancers para redação de artigos, gerenciamento de campanhas, criação de logos e muito mais. Tudo isso por um preço bastante acessível e sem ter que contratar alguém em CLT para isso.

Novamente não existe milagre. Você tem que contratar alguém, analisar e corrigir as primeiras 3 ou 4 campanhas para que saia exatamente da forma como você quer e só então você pode relaxar um pouco mais. Mas o conceito de não ter que contratar alguém fixo e ter uma ajuda na hora que desejar é sensacional.

Gateways de Pagamento

Gerenciar as promoções com a Mastercard, Visa, AMEX, etc hoje pode ser feito tudo em um local só. Você contrata a PagSeguro ou a Moip por exemplo e eles gerenciarão os pagamentos para você. E mais, de sobra ajudam você a escapar de algumas fraudes que possam vir a ocorrer com as transações de cartão de crédito.

Plataformas de eCommerce

Existem hoje plataformas de eCommerce prontas que não exigem de você muito conhecimento técnico. Não vou mentir e dizer que não exige nada, porque para algumas tarefas como configuração do Pixel do Facebook, Google Analytics, configuração do domínio próprio e outras do gênero você vai ter que mexer com alguma parte técnica, mas praticamente tudo é plug-n-play – você compra e já sai usando muito coisa. E o melhor é que não se preocupa com a gerência do seu servidor para aguentar picos de visitas que você terá no Black Friday, Natal e outras datas que você terá muitos acessos ao seu eCommerce.

Alguns exemplos são a NuvemShop e a Loja Integrada. Eu particularmente, gosto muito da NuvemShop.

Conclusão

Hoje em dia abrir um eCommerce é muito, mas muito mais fácil do que há 5 anos atrás. É claro que não é só sair contratando tudo o que você encontrar por aí. Exige um planejamento e uma execução para que isso funcione. O primeiro passo é certamente encontrar o nicho e o produto que você deseja trabalhar, coisas que trabalho em minha aula on-line gratuita se desejar assistir.

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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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