Como fazer o leilão do Google Ads focar nos clientes que mais importam

Sabe aqueles anúncios veiculados através do Google Ads que ficam na parte superior e inferior da página de pesquisa? Bem, antes de aparecer ali aqueles anúncios passam pelo leilão do Google Ads.

Veja esse artigo caso queira entender o que é o Google Ads e como ele funciona.

O leilão do Google Ads é um recurso que define a posição que o anúncio da sua empresa e de várias outras irão aparecer. Isso depende do valor que será pago por cada anunciante (que em si depende do lance e da estratégia de quem anuncia) e do índice de qualidade do seu anúncio.

O leilão, caso bem utilizado, vai lhe ajudar muito a aumentar o resultado da sua campanha do Google Ads, fazendo com que os clientes mais importantes e com maiores chances de comprar ou contratar você vejam seus anúncios na parte superior da página em destaque, enquanto que os clientes não quentes, com menos importância e/ou menor chance de contratar o seu serviço ou comprar seu produto vejam seu anúncio lá embaixo ou até mesmo nem vê-lo (reduzindo a chance de pagar por um clique que provavelmente não lhe traria venda alguma).

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e siga o guia que elaboramos abaixo!

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Caso prefira, veja abaixo uma aula relativa a esse conteúdo. Para um aproveitamento melhor, tente ler esse artigo antes e depois ver o vídeo abaixo:

Como funciona o leilão do Google Ads?

Se você acessou esse conteúdo, provavelmente já sabe um pouco sobre Google Ads e o leilão. Mas caso ainda não saiba, é fundamental que você entenda a dimensão do Google Ads como uma grande plataforma online que tem o objetivo de fazer uma propaganda para determinado produto ou serviço. 

Na realidade, ela é a maior máquina de vendas do mundo hoje – pois pega o cliente na hora que está procurando por você ou seu produto. Esse potente veículo de comunicação e captação funciona mediante o pagamento das empresas anunciantes para que usuários sejam direcionados ao link de suas páginas, com base na pesquisa desse visitante.

Por trás disso tudo, há a ação do Leilão do Google Ads, uma ferramenta que existe para definir parâmetros importantes que envolvem os anúncios e como eles são estabelecidos nas páginas de resultados de pesquisa.

Essa ferramenta funciona com base nas necessidades dos clientes/usuários e dos anunciantes. De um lado, os usuários querem ser encantados pelos anúncios que realmente importam. Isso significa que o que é ofertado deve ser condizente com a busca.

Por outro lado, os anunciantes também desejam mostrar anúncios interessantes, principalmente porque eles conseguem vender através do clique dos interessados. E mais ainda, eles querem que o anúncio chegue para os clientes mais propensos a comprar o produto ou contratar o serviço sendo oferecido.

Existem alguns fatores que influenciam qual empresa vai aparecer nos resultados, em qual ordem elas vão aparecer e quanto cada clique custará. Para entregar cada anúncio para os possíveis clientes, a ferramenta funciona de forma muito mais complexa do que o simples “leva quem paga mais” mas, jamais, podemos subestimar a importância do investimento financeiro.

Pensando nisso, entenda como investir dinheiro e conhecimento no seu lance. Veja a seguir!

Adapte o seu lance de acordo com a região de segmentação

Vamos trabalhar com um cenário hipotético que, na realidade, é comumente vivido por milhares de empreendedores.

Digamos que você tem uma empresa física localizada em um estado do Brasil e você faz uma campanha para rodar em todo esse estado pela ferramenta do Google Ads.

(aliás, se você é um negócio física, você precisa entender também a Extensão de Local do Google Ads).

Por exemplo, imagine que você é um advogado trabalhista em São Paulo. Embora atenda todo o estado de São Paulo, é muito mais fácil e barato (devido a custos de deslocamento seu e do seu cliente) fechar clientes residentes em São Paulo capital.

De maneira geral, os clientes dão preferência para negócios mais próximos geograficamente, onde eles podem fazer visitas, desfrutar do controle e da visão ampliada sobre a qualidade do produto/serviço, além de obter um atendimento pessoal e realizado com mais frequência.

É aí que vem a necessidade de focar nos clientes que mais importam. A nossa primeira dica sobre usar o leilão do Google Ads ao seu favor, caso o seu negócio tenha essa característica é a seguinte:

  1. Vá até a opção “Locais” na ferramenta do leilão;
  2. Se você só tem o estado lá, inclua a cidade também, mesmo que uma fique dentro da outra;
  3. Localize a aba de “Ajuste de lance”;
  4. Aumente lance do leilão na cidade onde está localizada a sua empresa.
Aumentando o lance do leilão do Google Ads para uma determinada localidade / cidade
Aumentando o lance do leilão do Google Ads para uma determinada localidade / cidade

Mas qual a função disso?

Acontece que desse jeito você vai pagar uma porcentagem maior para quem está na mesma cidade que você. Não que você vá cortar os clientes que estão fora da sua cidade, mas você vai pagar mais para quem tem mais probabilidade de fechar negócio com você.

Em outras palavras, quando os clientes da sua cidade fizerem uma busca no Google por um produto ou serviço como o seu, serão maiores as chances do seu anúncio aparecer nas primeiras colocações da página. Enquanto isso, serão menores as chances desse mesmo anúncio aparecer para as pessoas que fizeram essa mesma pesquisa, mas moram fora da sua cidade.

Ajuste o leilão do Google Ads do seu anúncio a partir do que você entende por capacidade de compra do cliente

Vamos usar o mesmo cenário hipotético do tópico anterior onde a sua campanha está rodando para todas as pessoas, independente da sua idade e renda. Saiba como selecionar nesses grupos de exemplos os clientes que mais importam.

Renda familiar

Diversos tipos de serviço acabam sendo remunerados como uma porcentagem do total sendo recuperado ou criado. Sendo assim, nesse caso, faz sentido que você queira vender serviços maiores em termos de orçamentos (falamos aqui do financeiro, ou seja, o dinheiro que entra para você). O mesmo exemplo de advocacia trabalhista tem esse cenário – quanto maior a causa – maior seu ganho.

Seguindo essa linha de raciocínio, também faz mais sentido que esses orçamentos maiores estejam com as pessoas que ganham mais. 

Para isso você vai precisar seguir os passos abaixo:

  1. Vá até a aba “Informações demográficas” na ferramenta do leilão do Google Ads;
  2. Clique em “Renda familiar”;
  3. Na coluna do filtro de renda familiar, escolha a partir de qual faixa você deseja deixar de ser visto;
  4. Selecionada a porcentagem, clique nela e aperte na opção “Excluir do grupo de anúncios”.
Excluir do leilão do Google Ads pessoas com renda mais baixa
Excluir do leilão do Google Ads pessoas com renda mais baixa

Dessa forma, você vai direcionar mais orçamento para a porcentagem de clientes com mais condições financeiras de sustentar a compra dos seus serviços mais volumosos. Se preferir, você pode selecionar determinadas categorias de rendas e em “Ajuste de lance” você clica em “Aumentar” para selecionar a porcentagem de chances de ser visto por esse público.

Outra forma de atuar é mantendo a porcentagem das pessoas com renda inferior, porém, reduzindo as chances de aparecer para esse público. Tal tática é apropriada para quando você tem um time específico na sua empresa ao qual você pode pagar menos enquanto esses colaboradores trabalham com a porcentagem que tem condições de sustentar apenas as compras de serviços menos volumosos. Para isso:

  1. Ative o grupo de porcentagem com renda mais baixa;
  2. Vá para a coluna de “Ajuste de lance”;
  3. Selecione a opção “Reduzir” ao invés de “Aumentar”;
  4. Escolha a porcentagem de redução de chances de ser visto por esse público.
Ajuste do lance do leilão do Google Ads na Renda Familiar
Ajuste do lance do leilão do Google Ads na Renda Familiar

Temos um artigo específico sobre Segmentação Por Renda no Google Ads.

Idade

Agora imagine que o segmento que você atua na sua empresa seja voltado para um público mais velho. Pode ser algo que envolva causas previdenciárias (ninguém se aposenta com 30 anos né?), mestrados e doutorados ou venda de imóveis de certo estilo.

Certamente não tem porque gastar o seu orçamento para um público que não tem interesse ou histórico em fazer transações nesse tipo de mercado. Sendo assim, você pode:

  1. Ainda na aba de “Informações demográficas”, vá até a etiqueta denominada “Idade”;
  2. Na coluna “Idade” você seleciona as inadequadas e aperta em “Excluir do grupo de anúncios”;
  3. Retire da coluna todas as faixas que você não acha adequada ao seu negócio.
Retirando faixas etárias de sua campanha do Google Ads
Retirando faixas etárias de sua campanha do Google Ads

Se preferir, você também pode apenas reduzir as chances de ser visto por esse público mais novo.

Na aba “Informações demográficas”, além da opção para “renda familiar” e “idade”, você também pode aplicar essa mesma tática para a opções “sexo” e “combinações” que é o ajuste das opções mais adequadas de acordo com a sua empresa.

Seja como for, todas as opções trabalhadas acima têm o objetivo de tornar o seu anúncio mais direcionado quanto ao público e quanto ao que você entende pela capacidade de compra dele.

Você já aprendeu muito até aqui. Está na hora de entender mais os efeitos práticos das suas ações. Basta ficar de olho no tópico a seguir!

Veja 21 dicas matadoras para otimizar suas campanhas do Google Ads.

Qual a melhor forma de usar o leilão do Google Ads para aumentar as suas chances de lucro?

Vamos juntar todas as informações e criar uma boa estratégia para aplicar no leilão do Google Ads?

Então digamos que você selecionou as seguintes opções:

  • Aumentou em 15% as chances do seu anúncio ser visto por prováveis clientes que moram na sua cidade;
  • Aumentou em 10% as chances do seu anúncio ser visto por prováveis clientes com renda familiar alta;
  • Diminuiu em 10% as chances do seu anúncio ser visto por pessoas com renda familiar baixa;
  • Aumentou em 15% as chances do seu anúncio ser visto por prováveis clientes entre as idades de 35 e 44 anos;
  • Diminuiu em 10% as chances do seu anúncio ser visto por pessoas que possuem entre 18 e 24 anos.

Nesse momento é importante que você saiba que as suas escolhas são cumulativas. Ou seja, as chances do seu anúncio ser visto em destaque no início da página de resultados de pesquisa por uma pessoa que mora na sua cidade, tem mais condições financeiras e tem 37 anos é 40% (a grosso modo) maior do que uma pessoa que não esteja em nenhuma dessas categorias que você selecionou. Enquanto isso, o seu leilão vai subir apenas 5% para uma pessoa que mora em sua cidade mas só tem 18 anos.

Então é importante que você entenda que a sua escolha para aumento ou redução das porcentagens deve ser baseada em um jogo estratégico que analisa o que melhor funciona para o seu negócio em termos de propensão de fechamento, ou seja, em termos de chances do cliente efetivar a compra daquilo que você está oferecendo.

Uma vez que você tiver o domínio disso, você estará bem posicionado (em cima) para aqueles clientes que você tem mais propensão de vender e/ou menos custos para atendê-los. Semelhantemente, você estará embaixo ou nem será visível para aqueles clientes que têm menos propensão de comprar e/ou mais custos para fazer o fechamento da transação.

Ao longo do tempo você pode subir o orçamento aos poucos e, consequentemente, adequar as faixas de valores e porcentagens. Para ajudar você a fazer uma análise mais eficiente, em cada categoria haverá o custo de conversão e, assim, você pode otimizar ainda mais esses valores.

É o mapeamento dos dados de custos de conversão que vai nortear as suas ações. Isso vai eliminar as chances de gastar dinheiro no lugar errado.

Quer aprender mais? Conheça o Efeito-G!

A maior dificuldade que os anunciantes enfrentam no leilão do Google Ads é criar campanhas que realmente funcionam na ferramenta.

Não adianta se enganar e acreditar que isso é uma questão de sorte, muito menos que com um esforço mínimo o sucesso virá de uma hora para outra. Lidar com vendas, com público-alvo e com marketing requer estudo em todas as etapas do processo.

E nesse assunto nós somos referência no mercado. A Lucro Digital é uma empresa especializada em vendas online e inteligência de tráfego. Dentro do nosso trabalho oferecemos dois grandes cursos: o SEO Acelerado e o Efeito-G.

O Efeito-G é um curso definitivo de Google Ads da Lucro Digital. Através desse curso, a nossa empresa se compromete pelo acompanhamento do seu crescimento com aulas quinzenais ao vivo. Todo o material é exclusivo, completo e, definitivamente, um catalisador do sucesso de diversos negócios.

Conclusão sobre o Leilão do Google Ads

O leilão do Google Ads é a ferramenta por trás de todo funcionamento dos anúncios. É a partir dele e do índice de qualidade que se define qual empresa vai aparecer na página de resultados de pesquisa, em qual ordem o seu anúncio estará e quanto cada clique no anúncio custará.

Mas as empresas comprometidas com seu crescimento devem estar atentas a alguns fatores muito significativos que interferem na porcentagem do lance. Entre eles a região de segmentação, o que a empresa entende por capacidade de compra dos prováveis clientes e a importância da análise dos dados de custo da conversão.


A Lucro Digital é uma Empresa de Consultoria em Inteligência de Tráfego e Vendas Online e também de cursos nessa área.

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