Para fazer um SEO de excelência (ou uma campanha de Google Ads de excelência), é obrigatório que, antes mesmo de se preocupar com as palavras-chaves, você mapeie o seu cliente ideal. Chamado também de Avatar ou Persona, o cliente ideal em SEO é o ponto mediano na curva dos seus clientes e apresenta uma grande importância para a otimização do mecanismo de busca, além se ser o fator chave para fazer o levantamento das palavras-chaves corretas para você focar.
Existem duas formas de encontrar o seu cliente ideal: entrevista com a sua Persona ou pesquisa online.
Continue a leitura e assim, entenda como executar essa tarefa!
Prefere Conteúdo em Vídeo?
Abaixo temos uma aula que apresenta a maioria dos itens que falamos aqui. Nossa sugestão é que você leia esse texto e depois consuma o conteúdo em vídeo para melhor aproveitamento.
Entrevista com a sua persona
Se você já conta com uma loja online ou uma loja física, a entrevista permite o contato com o cliente de forma mais íntima do que a pesquisa online.
Destacamos aqui exemplos de entrevista para 3 opções de negócio:
Novo negócio: Entreviste ao menos 5 amigos compradores, com perguntas que exemplificaremos posteriormente.
Negócio físico: Ligue para os seus clientes e em seguida proponha um brinde caso ele responda as perguntas relacionadas a melhoria de produtos e marketing.
Já possui funil online: Caso você já tenha um funil online, as pesquisas via e-mail e WhatsApp apresentam respostas rápidas. Além disso, tem um volume considerável.
Após escolher a opção que mais se encaixa com a sua realidade, o próximo passo é definir as perguntas. Veja alguns exemplos abaixo:
- Qual a sua idade?
- E o seu grau de escolaridade?
- Qual o estado civil?
- O que você faz nas horas vagas?
- Qual sua ocupação ou emprego?
- Sua empresa é grande ou pequena?
- Como você busca informações?
- Quais redes sociais que você mais usa?
- Qual seu maior desafio?
- Como você se comunica?
- Quais os seus maiores objetivos?
- Onde você costuma fazer a maior parte das suas compras?
- Com que frequência você compra na internet?
- Como você decide em que loja comprar?
- Qual seu maior medo?
- Qual o maior sonho da sua persona?
Veja como aumentar o tráfego orgânico do seu website com Técnicas de SEO.
Pesquisa Online
Mesmo que você já tenha feito a entrevista, é necessário realizar uma pesquisa online também.
Você pode utilizar as seguintes ferramentas para entender quem é seu cliente ideal e como lidar com ele.
Grupos do Facebook
Os grupos no Facebook são muito valiosos. Para encontrar o seu cliente ideal no Facebook:
- Digite na barra de pesquisa do Facebook um tema;
- O resultado aparecerá em diversas abas, em seguida, selecione os resultados da aba grupos;
- Pronto, agora explore as mensagens dos grupos para que assim, você possa começar a entender o que seu cliente está pesquisando.
Se você deseja saber Como colocar o seu e-commerce no topo do Google com SEO nós temos um conteúdo específico para esse tema!
Answer the Public
A segunda sugestão é utilizar o Answer the Public. Para realizar uma pesquisa no site, siga os passos do exemplo abaixo:
- Digite “answerthepublic.com”;
- Escolha a opção país Brasil;
- Na caixa de texto, coloque algo que identifique seu nicho. Por exemplo, se você é do ramo de festas infantis, poderia colocar ‘’festa infantil’’;
- Clique em Search.
A pesquisa mostrará o que as pessoas buscam na internet quando procuram coisas relacionadas ao que você digitou. No exemplo de Festas Infantis, veja alguns exemplos interessantes abaixo:
- Onde – “onde comprar ativos para festa infantil mais barato’’
- Como – “como fazer festa infantil gastando pouco.’’ Como decorar festa infantil’’, “Como fazer festa infantil em espaço pequeno’’
- Perto – “Salão de festa infantil perto de mim”
Nesse site você encontra um material valiosíssimo para começar a entender quem é o seu cliente e o que ele busca.
Veja como informar para os mecanismos de busca todas as páginas, categorias e estrutura do seu website criando o Sitemap.
Wikipédia
Muitas pessoas ignoram o Wikipédia, mas ela é uma ferramenta muito importante para mapear o cliente ideal.
Por exemplo, ao pesquisar “Advocacia” na Wikipédia, o site apresentará várias ideias do que está em alta no ramo. É muito material disponível com sugestões sobre o que falar e o que vender.
Por isso, gaste tempo aprendendo, assim você pode economizar muito dinheiro com tráfego, ao reduzir, no mínimo, 3 mil reais em marketing.
Google Trends
No Google Trends selecione o país Brasil e digite na barra de pesquisa sobre o tema que você deseja saber as estatísticas.
Nessa ferramenta, apresentam-se as seguintes informações:
- Interesse ao longo do tempo
- Interesse por sub-região
- Assuntos relacionados
- Consultas relacionadas
Essas informações são extremamente valiosas para entender o seu cliente, porque com os dados você vai montando o perfil dele.
Se você deseja conhecer mais sobre a inteligência artificial do Google veja Como o Google Funciona e Realiza Pesquisa.
Buzzsumo.com
No Buzzsumo você encontra o conteúdo com o melhor desempenho digitando o tema na barra de pesquisa. O site apresenta os resultados que estão em alta na internet relacionados ao assunto que você pesquisou.
O Buzzsumo tem limitações ao apresentar estatísticas mais simplificadas para contas gratuitas.
Keywordtool.io/pt
Assim como o Buzzsumo, o keywordtool.io/pt oferece algumas pesquisas no modo gratuito, mas para ter acesso às informações completas é necessário pagar.
Planejador de Palavras-Chave do Google Ads
No Planejador de Palavras-Chave do Google Ads, o usuário pode encontrar um gráfico com o volume de pesquisa e o total de pesquisas feitas por smartphone, entre outras informações.
Para acessá-lo:
- Acesse a sua conta no Google Ads;
- Clique em ferramentas e selecione planejamento;
- Clique em planejador de palavra-chave;
Como criar o perfil do seu cliente ideal?
O cliente ideal é aquela pessoa que está no centro (na média) do que você descobriu. Em outras palavras – é aquela pessoa que faz a grande maiorida das coisas que você descobriu. Ah, e como muita pesquisa online tem volume de pesquisas – é aquele definido pelos itens de maior volume.
A partir dos dados, para criar um perfil, pense em um nome, em uma foto, estado civil, sexo, escolaridade e o que ele faz. Destaque qual é o canal de comunicação dessa persona e o objetivo dela.
Encontrar o seu cliente ideal pode servir para muitos aspectos do seu negócio, principalmente para SEO e geração de tráfego gratuito.
O cliente ideal faz você entender quais são as buscas bem como as necessidades dessas pessoas. Isso vai lhe ajudar não só na definição dos assuntos que você precisa abordar, mas também em quais as dores e anseios que seus clientes possuem.
Você sabia que é possível economizar muito com um SEO bem feito para seu e-commerce? Abordamos esse assunto em um artigo que falamos em como aumentar suas margens vendas no E-Commerce com campanhas de SEO.
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