Você gostaria de ter um negócio de sucesso investindo em marketing digital? Então, você precisa gerar leads. Leads são seus potenciais clientes. É a partir deles que o seu negócio obtém uma rede de contatos qualificados, aumenta relacionamentos e consegue divulgadores orgânicos para a sua empresa. Atualmente, não há como fugir; seus clicks diários estão diretamente ligados ao seu desempenho no mundo virtual. Por isso, não existem mais negócios sem a geração de leads.

Há diversas formas de se obter leads. Selecionamos algumas delas:

  • Conteúdo

O segredo é oferecer informações qualificadas para que as pessoas se interessem e venham a engajar outras pessoas. Oferecer conteúdo de qualidade para seus leitores é um ótimo começo para conseguir novos leads que se interessam por algum de seus materiais.

  • Encontre quem está fazendo perguntas

Não adianta nada oferecer informações se ninguém encontrar os seus conteúdos. Que tal buscar pelas pessoas que estão perguntando sobre o seu segmento de mercado? Mas lembre-se: o melhor conteúdo é aquele que você gostaria de ver ou ler!

  • Otimize todos os seus conteúdos: invista em SEO e CPC

Uma coisa é certa: todo mundo recorre ao Google! Se você conhece alguém que não, leve essa pessoa para os jornais porque vai ser notícia!

Para direcionar o tráfego e gerar leads é preciso ter relevância na busca investindo em ferramentas de direcionamento de tráfego. O custo de CPC (custo por click) e de SEO (otimização do mecanismo de busca) deve ser apropriado ao tamanho, ao objetivo e à estratégia da sua empresa, sendo efetivos para a geração de leads. Para um maior sucesso nessas estratégias, realize pesquisas de termos e procure identificar palavras-chaves adequadas e específicas ao seu segmento.

  • Crie um mix adequado ao seu negócio

Existem milhares de formas de gerar leads, mas isso não quer dizer que todas são certas para o seu negócio, seja ele B2B ou B2C, que podem não funcionar. Portanto, você não deve cair na tentação de investir tudo que virou moda. É preciso verificar quais são as melhores opções para o seu segmento. Uma boa estratégia para gerar leads é criar um mix diversificado de ferramentas (SEO, CPC), plataformas (redes sociais, sites) e formatos (ebooks, vídeos), mas sem exageros.

  • Blog

Por natureza o blog é específico e deve traduzir a sua marca com uma frequência que facilite aos leitores acompanhar seu conteúdo. Não se deve fazer oferta de produtos nas postagens, mas sim textos com exemplificação, solução de problemas ou novas oportunidades para quem estiver lendo.

  • Vídeos e imagens

Vídeos e imagens estão entre os conteúdos mais acessados nas redes, com índices altíssimos de compartilhamento, engajamento e aceitação. Por isso, toda estratégia para atrair tráfego e gerar leads deve conter vídeos e imagens.

  • Webinars

Os webinars ou palestras online estão em expansão, gerando grande empatia entre usuários por se tratar do compartilhamento de expertise sobre determinado assunto. Para participar o visitante tem que preencher um cadastro, por isso essa é uma extraordinária forma de gerar leads e criar uma rede qualificada de contatos. Ao final de cada palestra, deve-se divulgar informações de contato e direcionar o lead para um próximo conteúdo podendo disponibilizar materiais de apoio (ebook).

Por fim, um cliente feliz é a melhor propaganda que um negócio pode ter na rede para gerar leads. As pessoas tendem a acreditar naquilo que você diz e faz na forma de conteúdo e vão atrás de informações com outras pessoas que já tiveram com seu produto ou serviço. Um lead gerado a partir de uma recomendação de um conhecido é altamente qualificado e mais predisposto para novas compras. Por isso, mantenha uma relação constante com seus clientes, pois essa é uma maneira de demonstrar interesse, criar relacionamento, incentivar outras compras e engajar o cliente a ser um divulgador do seu negócio.

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Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br
Ulisses Giorgi da LucroDigital.Com.Br

Ulisses Giorgi é professor do curso de extensão em Marketing Digital na PUC/RS. Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, tem mestrado em Sistemas Distribuídos e Reativos pela mesma instituição. Possui MBA Extension em Negociação e Liderança em Harvard.Cientista de Tráfego, através da Lucro Digital, vem ensinando empreendedores comuns como melhorar a venda de seus produtos e serviços na Internet utilizando Inteligência de Tráfego e liderando consultorias com diversos clientes.

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